Title Tag: o que é e como utilizar

Bluelinks Meta Dados

Quando se está inserido no mundo de desenvolvimento web ou de SEO, é muito comum ouvir falar sobre diversas tags e coisas mais técnicas que muitas vezes podem passar despercebidas por quem não possui experiência ou formação na área.

Neste guia você entenderá melhor o que é a tag title, para que serve e como utilizá-la.

O que é a Title tag?

As tags são marcações em código HTML utilizadas para informar aos navegadores a estrutura de um site e quais informações deverão ser exibidas. A title serve para marcar qual será o título de uma página.

É possível ver qualquer título a partir das abas/guias dos navegadores:

Tag Title Magazine Luiza

Além disso, outra finalidade da Title tag é a exibição como parte do resultado de pesquisa (SERP) nos buscadores:

Tag Title na SERP

Ela é um dos fatores de rankeamento do Google e de outros buscadores, por isso muitas vezes ela é tratada como SEO title, meta title e acaba sendo incluída nas meta tags.

Atualmente é possível “instalar” sites em smartphones e tablets, nesse caso o título padrão adotado pelo sistema sempre será o título.

Como usar title no HTML?

A utilização da tag title é muito simples, basta abrir o arquivo HTML localizado na máquina ou servidor por meio de FTP e outras conexões, depois basta localizar as tags de abertura e fechamento do cabeçalho, são elas <head> e </head>.

Por último, adicione a tag de abertura <title>, descreva o título e adicione a tag de fechamento </title>.

Isso serve para qualquer site em HTML, outras linguagens possuem formas diferentes de se definir, muitas vezes até possuem meios mais simples, como nos sites construídos utilizando o WordPress.

Como inserir title no WordPress

O WordPress é o CMS mais utilizado em todo o mundo, quase 40% dos sites utilizam essa plataforma de gerenciamento de conteúdo. Por esse motivo, diversas empresas oferecem soluções de SEO para a plataforma, uma delas é a Yoast, dona do plugin mais popular da categoria.

Se o seu site já possui o Yoast instalado, abra a página que deseja editar, vá até o final do conteúdo e confira uma seção própria do plugin:

Yoast meta dados

É importante adicionar a palavra-chave foco, pois a ferramenta ajudará a definir o melhor título, o campo Título SEO é a nossa tag title, o slug é o endereço (URL) da página e o terceiro campo é a meta descrição.

O mais legal do Yoast é que ele exibe uma simulação de como esses dados serão exibidos no Google.

Existem outras ferramentas que fazem isso no WordPress e o funcionamento é bem similar.

Como montar um título otimizado para SEO?

Em SEO, a Tag title é muito importante para o usuário durante o processo de pesquisa, por isso é importante ter um atrativo e que corresponda à pesquisa do usuário. Confira algumas dicas para escrever bons títulos.

Entenda o conteúdo

A primeira coisa que você deve fazer antes de montar um título é entender sobre o que a página se trata, depois definir o melhor jeito para descrever conteúdo. Isso evita frustrações para o usuário quando ele entra na página.

Exemplo ruim:

A página é um cardápio online de uma pizzaria e o responsável pela informação preencheu como “Receita Caseira de Pizza”.

O usuário que clicar nesse resultado sairá do site em menos de 3 segundos, pois ele estava buscando uma receita para fazer em casa e não uma pizzaria.

Utilize palavras-chave

O Google não utiliza palavras-chave por meio de hashtags, como o Instagram e outras redes sociais. Por isso não adianta colocar um amontoado de termos na tag title, isso só prejudicará seu site.

Utilize uma palavra-chave naturalmente e se possível, insira no início do título.

Exemplo: Aluguel de carros em São Paulo

Chame a atenção com números

Esse é um hack antigo de SEO, mas que sempre funciona. Se o seu texto possui uma lista de dicas, passos ou opções, procure sempre colocar o número de itens no título. Esse truque serve para aumentar a taxa de cliques (CTR) da sua página.

Exemplo: X dicas para emagrecer de maneira saudável.

Não utilize o mesmo título em duas páginas

Pode parecer uma dica boba, mas a duplicação de títulos é um problema comum, principalmente em sites com um alto volume de páginas.

Títulos únicos ajudam os buscadores a entenderem sobre o que o conteúdo se trata e qual a diferença entre o produto A e B. Se o seu site utiliza o mesmo título para todas as páginas, priorize essa correção.

Mencione sua marca

É comum que os clientes decidam realizar uma compra simplesmente pelo fato de conhecerem a marca, por isso grandes empresas do varejo tendem a ficar com a maior taxa de cliques.

Mas e se a marca não for conhecida? Existe também o benefício de marcar presença na jornada de busca do consumidor, ou seja, mesmo que não compre de você, ele pelo menos terá ciência de sua marca (e de forma gratuita!), dessa forma a próxima pesquisa pode ser decisiva.

Confira o tamanho do seu título

Se o seu título for muito longo, os buscadores poderão cortar a informação e isso pode tirar o sentido da frase que você tanto trabalhou para definir.

O limite de tamanho dos buscadores é de aproximadamente 600 pixels, mas por ser mais complexo de medir, é possível se basear em um tamanho médio de 55~60 caracteres.

Utilize ferramentas

É comum que muitos profissionais de SEO utilizem ferramentas para auxiliar no dia-a-dia. Aqui no Bluelinks, por exemplo, é possível encontrar as seguintes ferramentas:

Acompanhe o Blog para mais dicas como essa ou confira outros posts. Até a próxima!