Schema: como os dados estruturados podem ajudar em SEO

Dados estruturados

A página de resultados do Google deixou de ter apenas 10 resultados azuis há muito tempo. Atualmente existem vídeos, imagens, tutoriais e algumas respostas diretamente na SERP, mas o que muitas pessoas não sabem é que para conseguir se destacar e aparecer em alguns desses destaques, é necessário utilizar dados estruturados.

Que tal entender um pouco sobre esse assunto? Confira o texto abaixo!

O que são dados estruturados

Dados do tipo estruturados são aqueles que seguem um padrão pré-definido e que respeitam o formato de preenchimento exigido dentro de cada campo ou possibilidade, ou seja, um campo numérico não aceita informação de texto.

O conceito de dados estruturados é muito conhecido dentro da área de tecnologia, principalmente em Big Data. Eles são muito úteis para a tomada de decisões da empresa, pois dão visibilidade aos números e situação da companhia, portanto é um tipo de organização que exige um bom planejamento para a padronização.

Em SEO, os dados estruturados são utilizados pelos buscadores para compreender melhor o conteúdo de uma página.

Porque usar dados estruturados

Entre os principais motivos para utilizar dados estruturados em um site estão a melhora na classificação da página, aumento de CTR, velocidade de indexação e chance de ser a melhor resposta em pesquisas por voz.

Essas informações foram compartilhadas no Search Engine Journal, o artigo também traz números interessantes. O autor, Winston Burton, comenta que aplicaram dados estruturados em um cliente e o resultado foi o seguinte:

  • Crescimento de 400% no tráfego orgânico de resultados avançados.
  • Crescimento de 160% em impressões e de 150% em cliques para a página de FAQ.
  • Crescimento de 41% em impressões e de 28% em cliques para Revista.

Abaixo veremos alguns exemplos de resultados que utilizam dados estruturados.

Tipos de marcação de dados estruturados

O Schema.org é um vocabulário colaborativo criado pelo Google, Microsoft, Yahoo e Yandex, que funciona por meio de uma comunidade aberta e define quais serão os formatos aceitos pelos sites e buscadores. Atualmente existem 3 formas de declarar dados estruturados: RDFa, Microdata e JSON-LD.

RDFa

O RDFa é um conjunto de extensões proposto pela W3C que adiciona atributos aos elementos do XHTML para exibir resultados mais ricos. Atualmente esse modelo não é muito recomendado.

Exemplo de código:

<html lang=”en”>

<head>

<title>Example Document</title>

</head>

<body vocab=”http://schema.org/”>

<p typeof=”Blog”>

Welcome to my <a property=”url” href=”http://example.org/”>blog</a>.

</p>

</body>

</html>

Microdados

Assim como o RDFa, esse formato é utilizado dentro do corpo da página HTML, no entanto é bem mais simples de se utilizar. O ponto negativo dos microdados quando comparado ao JSON-LD é que o código HTML fica “poluído” com os atributos e com isso os dados podem ser “quebrados” mais facilmente, bastando apenas que alguém apague uma das tags.

Apesar de o Google não recomendar esse formato, a Search Pilot fez um estudo comparando microdados com JSON-LD e não notaram impactos na troca.

Exemplo de código:

<div itemscope itemtype=”https://schema.org/SoftwareApplication”>

<span itemprop=”name”>Angry Birds</span> – REQUIRES

<span itemprop=”operatingSystem”>ANDROID</span><br />

<link

itemprop=”applicationCategory”

href=”https://schema.org/GameApplication” />

<div

itemprop=”aggregateRating”

itemscope

itemtype=”https://schema.org/AggregateRating”>

RATING:

<span itemprop=”ratingValue”>4.6</span> (

<span itemprop=”ratingCount”>8864</span> ratings )

</div>

<div itemprop=”offers” itemscope itemtype=”https://schema.org/Offer”>

Price: $<span itemprop=”price”>1.00</span>

<meta itemprop=”priceCurrency” content=”USD” />

</div>

</div>

JSON-LD

O formato recomendado pelo Google é um script com o tipo de entidade, perguntas, etapas e etc. Sua implementação também é simples, basta ter acesso ao código-fonte ou uma ferramenta que insira o script dentro de uma página individual.

Exemplo de código:

<script type=”application/ld+json”>

{

“@context”: “https://schema.org”,

“@type”: “FAQPage”,

“mainEntity”: {

“@type”: “Question”,

“name”: “Como funciona o FAQ”,

“acceptedAnswer”: {

“@type”: “Answer”,

“text”: “Esse script pode ser inserido no rodapé do site e será tratado como as demais opções.”

}

}

}

</script>

Onde utilizar dados estruturados

O Schema.org atualmente possui cerca de 800 tipos de marcações, mas nem todas trazem benefícios para SEO, por isso é importante focar naquelas que já são reconhecidas pelo Google, podemos destacar as seguintes marcações:

  • Organization: dados estruturados para definição da empresa, logo, redes sociais e etc.
  • Local Business: apesar do nome parecer ser a mesma coisa que o item anterior, a marcação de Local Business serve para indicar telefones de contato, endereço e até mesmo coordenadas.
  • Website: responsável pela criação de caixa de pesquisa dentro da SERP.
  • Product: o nome é autoexplicativo, é uma marcação para informar aos buscadores o nome, preço, disponibilidade e imagem do produto.
  • Breadcrumb: o caminho que o usuário percorre até chegar na página também deve ser indicado nos dados estruturados.
  • Article: serve tanto para blog posts como notícias, deve conter o nome do artigo, autor, data de publicação e outros detalhes.
  • Event: essa marcação simples é utilizada para indicar o nome, data, descrição e valor de ingresso de eventos.
  • FAQ: os dados de perguntas frequentes não ficam restritos a páginas de perguntas, eles também podem ser aplicados em artigos ou até mesmo categorias de produtos.How-to: a melhor forma de demonstrar o início de um passo-a-passo no Google e conquistar alguns cliques, basta incluir as etapas no script.
  • Recipe: um dos formatos mais utilizados é o de receitas, principalmente porque o apelo visual gerado pela marcação juntamente com o tempo necessário para cozinhar aumentam muito o CTR.
  • Job Posting: as vagas de emprego também podem ser destacadas com a marcação correta, inclusive isso também garante que elas apareçam no Google Careers.
  • Video: a marcação de tipo vídeo é muito útil para aparecer na aba de vídeos do buscador. Importante: apesar de vídeos do Youtube não serem reconhecidos pela ferramenta de teste de dados estruturados, o Search Console reconhece esse tipo de conteúdo.

Exemplos de dados estruturados

Como mencionado acima, as receitas possuem um ótimo apelo visual:

Dados estruturados receita

Já os dados de FAQ trazem uma caixa que se expandem conforme o usuário clica:

Dados estruturados FAQ

Como inserir dados estruturados

Existem diversas formas de inserir dados estruturados dentro de uma página, a mais tradicional é inserir o script no corpo do código HTML do site, mas esse trabalho se torna inviável em sites com muitas páginas.

Se o seu site utiliza algum CMS, como o WordPress ou Magento, é interessante buscar um plugin para gerar esses dados automaticamente, dessa forma você evita trabalho manual e consegue ganhar escalabilidade.

Principais ferramentas para gerar dados estruturados:

Plugins e extensões

Após implementar os dados estruturados com apoio de um desenvolvedor, faça a validação utilizando a ferramenta de teste de resultados avançados.

As dicas deste artigo te ajudaram de alguma forma? Compartilhe com seus colegas de trabalho!