Podcast: o que é, para que serve e como criar o seu

Mulher ouvindo podcast

O podcast está se tornando cada vez mais popular entre os consumidores das plataformas de streaming, e segundo a pesquisa realizada pelo Deezer em 2019, o consumo dos podcasts aumentou cerca de 67%.

Mas afinal, por que este formato de mídia está se tornando popular e sendo cada vez mais consumido? É o que você descobrirá a seguir.

O que é um podcast?

Primeiramente, vamos falar sobre o conceito de podcast, para que você compreenda a dinâmica dessa categoria de mídia.

Possivelmente, você deve lembrar dos programas de rádio, onde tocavam músicas e notícias que eram narradas pelos locutores. Assim, a proposta do podcast é praticamente a mesma.

Ou seja, o podcast é um tipo de mídia entregue em formato de áudio, e pode ser reproduzido inúmeras vezes pelo ouvinte, já que ela é disponibilizada nas plataformas de streaming.

Outra característica do podcast é que o seu conteúdo é criado sob demanda, com base nos desejos, necessidades e temas mais pedidos pelo público, com duração livre para falar sobre esse determinado tema.

Olhando sob a perspectiva do marketing digital, esse tipo de material é uma excelente oportunidade, tanto para divulgar a sua marca quanto para criar um relacionamento mais próximo com o público.

Aqui, a proposta é criar conteúdos relevantes, educando o público e produzindo materiais autênticos, oferecendo entretenimento e informação ao mesmo tempo.

Para que serve

Sabendo o que é um podcast e como ele funciona, é importante destacar que não existe um único formato, e pode conter convidados, ou apenas a equipe ou a marca em questão.

Como dissemos, o podcast serve para educar o público, criar uma relação mais próxima e ainda gerar autoridade. Mas não é apenas isso.

Existem outras finalidades desse tipo de mídia, e vamos falar sobre cada uma delas a seguir.

Contribuir para a criação de conteúdo

Primeiramente, um dos objetivos e finalidades do podcast é contribuir para a criação de conteúdo. Mas, na prática, como isso acontece?

Simples: os idealizadores do podcast verificam qual o tema que está em alta entre o público, criando um roteiro e compartilhando a sua visão acerca do tema.

Sendo assim, é possível afirmar que é mais um formato que pode ser utilizado na produção de conteúdo para alcançar os mais diversos perfis e públicos, dinamizando as estratégias de marketing.

Dessa forma, é possível afirmar que este formato de mídia é bastante interessante para quem possui uma rotina mais intensa e opta por informações que possam ser consumidas enquanto realiza os afazeres.

Por isso, é muito importante conhecer o seu público e verificar qual o perfil dessas pessoas, para assim criar as estratégias de marketing mais assertivas.

Oferecer conhecimentos em um novo formato

Além da criação de conteúdo, um bom podcast é aquele que oferece conhecimentos em um formato diferente do que estamos acostumados a ver.

Sendo assim, a proposta do podcast é criar algo que seja atrativo, mas que informe o público e demonstre o seu conhecimento sobre o assunto, de uma forma mais criativa e dinâmica, em tom de conversa.

Trazer notícias sobre o seu nicho de atuação

Nesse sentido, outro ponto principal do podcast é trazer notícias relacionadas ao seu nicho de atuação, facilitando o acesso à informação devido o formato desse tipo de mídia.

Dessa forma, a principal proposta é possibilitar o acesso fácil à informação em meio a uma rotina e um fluxo de informações muito grande, onde o consumidor irá fazer suas tarefas diárias e ainda assim estar informado.

E é exatamente por essa facilidade que os podcasts têm ganhado cada vez mais espaço, e muitas empresas têm optado por esse formato.

Melhores podcasts do Brasil

Agora que você já sabe o que é um podcast, vamos te contar quais são os melhores podcasts do Brasil.

Claro, existem um grande número de opções, mas os mais ouvidos são os seguintes:

  • Nerdcast: o maior podcast nerd do Brasil existe desde 2006 e já ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads.
  • Primocast: comandado pelo Thiago Nigro, o Primo Rico, e trata sobre negócios e investimentos.
  • Braincast: produzido pela B9, uma das maiores empresas de mídia que foca em podcasts, este programa é semanal e traz informação de forma descontraída e com debates interessantes. Além deste, outros programas interessantes fazem parte do grupo: Naruhodo, Mamilos, Código Aberto, Motherchip, História Preta e Primeiro Contato.
  • ResumoCast: o programa ideal para quem busca por resumos de livros de negócios.
  • Trago Boas Notícias: com uma proposta mais sentimental, trazendo literalmente boas notícias e um afago para o coração de quem ouve;
  • Bom dia, Obvious: é um podcast da Obvious, e trata de assuntos como comportamentos pessoais e sociais;
  • Mano a Mano, também conhecido como o podcast do Mano Brown: traz uma dinâmica de entrevistas com personalidades que estão em destaque, tratando de temas como política, religião, sociedade, dentre outros;
  • Podpah: podcast de entrevistas com pessoas que estão em destaque, tratando de diversos temas, em um formato muito descontraído;
  • Vozes do Planeta: com uma pauta mais socioambiental, visando falar sobre temas do meio ambiente na totalidade.

Mas afinal, onde é possível acessar esses conteúdos e ouvir estes podcasts na íntegra?

Onde ouvir podcasts

Existem muitos meios para poder ouvir o seu podcast favorito, ou ainda, começar a explorar esse tipo de mídia.

Entretanto, as plataformas mais populares são as plataformas de streaming, como por exemplo, Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e até mesmo no próprio YouTube.

Além disso, existem marcas que criam o seu podcast e hospedam em seu próprio site, como uma espécie de área exclusiva para assinantes, que pode ser paga ou não.

Como criar um podcast

De modo geral, criar um podcast é uma tarefa bastante simples. Contudo, criar um podcast com alta qualidade e relevância exigirá alguns investimentos, tanto de espaço quanto de equipamentos.

Sendo assim, o primeiro passo é definir qual o formato desse podcast, se ele será de entrevistas, temas, notícias, com apresentadores fixos ou não.

Definido esse ponto, é o momento de escolher quais temas serão abordados, e como ele será gravado, considerando a melhor qualidade de som possível.

Por fim, você deve pensar na publicação e divulgação do seu podcast, utilizando as plataformas mais populares, ou ainda, criar uma área dentro do seu próprio site e disponibilizar o seu conteúdo. Neste caso, é importante disponibilizar um feed para que o conteúdo esteja acessível pelas plataformas.

Conclusão

Perceba que os podcasts são ferramentas altamente estratégicas, principalmente para quem deseja elevar o seu nome e a sua marca, criando uma comunicação diferente.

Para você se inspirar, trouxemos aqui uma lista com os melhores podcasts de marketing digital, tanto para quem deseja criar o seu quanto para quem almeja iniciar no mercado digital.