Análise de SEO da Netflix

Análise de SEO da Netflix

Existem diversas ferramentas para análises de SEO, muitas delas gratuitas, aqui no blog é possível encontrar algumas opções. No entanto, não adianta ter uma furadeira se não souber utilizá-la, por isso tentarei trazer algumas análises e insights de estratégias de SEO de grandes empresas. E quero começar com uma empresa amada por muitos, a Netflix.

Metodologia utilizada

A ideia não é trazer simplesmente o diagnóstico de uma ferramenta e apresentar, mas sim agregar alguns acertos, oportunidades e problemas.

Claro que não tenho acesso aos dados privados da empresa, mas é possível trabalhar com alguns dados públicos.

Serão analisados 3 aspectos: tecnologia, conteúdo e SEO Off Page.

Dentre as ferramentas utilizadas estão: Semrush, GTMetrix, SEO Minion, Moz, Built With e Ahrefs.

Tecnologia: hospedagem e performance

Entender a plataforma utilizada ajuda a compreender algumas limitações sistemáticas, como por exemplo tempo de carregamento e problemas técnicos.

Hospedagem e CDN

De acordo com o Built With, a Netflix utiliza servidores e alguns serviços de distribuição de pacotes da Amazon. Vale reforçar que a AWS (Amazon Web Service) é uma das referências em hospedagem web e também é utilizada pela própria Amazon e pelo Departamento de Estados dos EUA.

Alguns serviços da hospedagem utilizados pela Netflix:

  • Amazon Elastic Load Balancing;
  • Amazon SES;
  • Amazon Route 53;
  • Amazon S3 CDN.

Tempo de carregamento da Netflix

O Google possui uma ferramenta própria para teste de velocidade de sites, o Pagespeed, mas por uma preferência particular, vou utilizar a GTMetrix, uma ferramenta também renomada e que traz mais alguns detalhes sobre a correção de problemas.

A ferramenta apontou uma boa performance ao testar o site no servidor canadense, sendo nota B e 82% de otimização em performance e 88% em estrutura.

Netflix no GTMetrix

As principais métricas (web vitals) também foram bem avaliadas, com uma pequena oportunidade em otimizar o TBT.

Entre as melhorias sugeridas estão a compilação de alguns arquivos JS e evitar o uso de unload, o que desabilita o uso de bfcache.

Para efeito de comparação, a Disney conseguiu apenas nota E, o Prime Video chegou a D e a HBO Max alcançou a incrível nota A.

Em outras palavras, a parte de tecnologia está OK.

Conteúdo e SEO On Page

É claro que boa parte do conteúdo das plataformas de streaming são restritos para quem está logado, então vou focar apenas em dois tipos de página: home e títulos disponíveis.

Olhando pelo comando “site:”, é possível ver que a Netflix possui 7.810 títulos indexados no Google.

Títulos Netflix
De acordo com o relatório de Pesquisa orgânica > Páginas da Semrush, é possível enxergar os títulos mais acessados a partir de buscadores, são eles: Stranger Things, Naruto e La Casa de Papel.

Nesse levantamento, já é possível notar que eles utilizam dados estruturados do tipo TVSeries, o que é muito bom, mas também existe um problema: as URLs não amigáveis.

SEO On Page da Netflix

Não vou entrar no mérito de layout, mas acredito que é um consenso que a Netflix segue um padrão muito bonito para todo o catálogo.

A estrutura da informação é boa, utilizam H1 e H2 ao longo da página, mas cometem um erro ao quebrar o H2 da parte de “vídeos” e o nome da série, poderiam usar apenas uma tag de span ou outra para estilizar, mas isso pode ser apenas chatice da minha parte.

H2 quebrado

Trazer todos os episódios e sinopses foi um acerto, pois atende as buscas por novas temporadas.

O title de todos os títulos utiliza o padrão “SÉRIE | Site oficial da Netflix”, isso é feito assim para manter o padrão e automatizar o preenchimento do campo durante a adição de itens no catálogo.

Já a meta description possui um problema… eles sempre utilizam a descrição da série + “Assista aos trailers e saiba mais.” No entanto esse CTA raramente é exibido, pois as descrições são longas, por isso seria interessante editar por conta própria para explorar melhor esse espaço.

As imagens dos episódios possuem um texto alternativo que concatena o nome do episódio + número e temporada.

Trazer os trailers parece algo óbvio, mas ajudou a empresa a rankear na aba de vídeos do Google.

Stranger Things Aba Vídeos

Outro acerto interessante foi listar o elenco no final da página, pois é uma informação muito buscada para filmes e séries.

A linkagem interna para conteúdos similares é feita mesmo sem precisar entrar na conta, isso ajuda no rastreamento de outras páginas, ou seja, outro acerto. Assim como links para gêneros,

Oportunidades de melhoria

A primeira oportunidade a se aproveitar seria a otimização das URLs, hoje utilizam o ID dos títulos, sendo que o mais interessante seria o /title/round-6/ ou algo do tipo, juntamente com isso, poderiam adicionar também um botão de compartilhamento na página.

Eu elogiei acima o acerto de trazer o elenco na página, mas essa parte pode ser enriquecida com o nome dos personagens que cada um interpreta e talvez até uma foto dos mesmos, pois o nome em si nem sempre ajuda a entender quem é.

A Netflix possui uma espécie de blog/portal de notícias das séries, o Tudum, mas esse tipo de conteúdo poderia ser trazido para a página oficial de cada série, esse portal segue algumas oportunidades listadas no tópico atual.

Tudum Netflix

SEO Off Page

Essa parte fica apenas de curiosidade, até porque a Netflix é gigante e consegue centenas de menções e links para o site diariamente, seria até injusto dizer o que está certo ou errado, mas vamos lá!

Autoridade da Netflix

Considerando o critério da Moz, o DA, a Netflix possui uma autoridade de 93, enquanto a HBO Max possui 78, Prime Video 79 e Disney+ 77

Já de acordo com a Ahrefs, a autoridade da Netflix é de 92, HBO Max 83, Prime Video 86 e Disney+ 86.

Por último, a Semrush aponta uma autoridade de 86 para a Netflix e mais de 300 mil domínios de referência, enquanto a HBO Max conta com uma autoridade de 73 e cerca de 47 mil domínios de referência, o Prime Video tem 79 e também possui 47 mil domínios de referência, a Disney+ possui 78 de autoridade e 71 mil domínios de referência.

Todas as quatro empresas são boas nesse aspecto, afinal de contas são grandes empresas de entretenimento, com conteúdos populares em todo o mundo e que possuem bases de fãs.

Conclusão

A Netflix acumula uma série de acertos em SEO, a parte de conteúdo é bem estruturada e responde boa parte das necessidades dos usuários, apesar de cometer alguns erros simples. Além disso, a empresa possui bons números nos três tópicos analisados.

Os concorrentes são fortes, mas ainda é possível crescer e alcançar ainda mais clientes!