Taxa de Conversão: o que é e como melhorar

Taxa de Conversão

O marketing digital tem como grande diferencial a possibilidade de rastrear e mensurar detalhadamente os resultados de campanhas. Entre esses dados mensuráveis está a taxa de conversão, uma das principais métricas de sucesso para e-commerces e serviços.

O que é uma conversão

Antes de mais nada, é importante definir o que é uma conversão. Na prática, é uma ação mensurável feita pelo usuário dentro do site que agrega valor ou traz receita para a empresa. Portanto, conversões podem ser compras, cliques em botões, cadastro em newsletters, download de aplicativos etc.

Antes de definir o que é conversão para um site, é preciso entender qual a estratégia de negócio e objetivos da empresa. No caso de e-commerces, a conversão mais popular é a compra dos produtos. Em blogs e portais de notícias, é uma assinatura ou cadastro. Dentro de aplicativos, pode ser o fato de assistir uma propaganda, por exemplo.

Como calcular taxa de conversão

Após definir as conversões do negócio, é preciso acompanhar a taxa de conversão continuamente para garantir que a estratégia realizada em SEO, Google Ads, Meta Ads e afins está sendo de fato efetiva.

A taxa de conversão é calculada a partir da divisão do número total de conversões pelo total de usuários em determinado período. Ou seja:

Quantidade de conversões ÷ Quantidade de usuários

25 conversões ÷ 100 usuários = 25 ÷ 100 = 0,25

Lembre-se que em contas de porcentagem é preciso “passar a vírgula” em duas casas para a direita. Portanto, um site que recebe 100 usuários, e 25 deles se convertem, possui uma taxa de conversão de 25%.

É um exemplo bem simples, mas se aplica a outros valores. Vamos considerar um site que recebe 7354 visitantes e possui 400 conversões em um mês.

400 ÷ 7354 = 0,054

Em outras palavras, 5,4% de taxa de conversão.

Qual a taxa de conversão ideal

Resumindo de forma direta, é impossível dizer que uma taxa de conversão é boa ou ruim sem entender o que está parametrizado como conversão, por isso é importante entender os tópicos anteriores.

Mas de forma geral, empresas como a Mailchimp, Wordstream e Shopify estimam que uma boa taxa de conversão varia entre 2 e 5%.

Essa média considera como conversão os eventos mais comuns, como compras, assinaturas e solicitações. No entanto, se um simples clique em um banner na página inicial estiver mapeado como conversão, provavelmente a taxa da sua empresa poderá chegar a 20% ou até 30%. Isso pode mascarar os números ou dar a falsa impressão de sucesso.

É imprescindível marcar como conversão o que realmente gera valor para o negócio.

Taxa de conversão em e-commerces

Como mencionado no início do texto, a taxa de conversão mais comum para e-commerces é a compra de produtos. No entanto, é possível considerar outras ações como conversão, bastando não atrelar um valor monetário neste tipo. O melhor exemplo é uma lista de espera para receber notificação sobre um produto lançamento ou até mesmo um aviso quando o produto retornar ao estoque.

Esses dois últimos exemplos são conversões porque tratam de um interesse genuíno no produto, ou seja, trazem valor para o negócio, no entanto eles não trazem receita monetária neste momento.

Existem e-commerces que mensuram o clique em links de e-mail marketing, acessos a determinadas áreas do site e afins, mas tudo faz parte da estratégia de negócio.

3 dicas para aumentar a taxa de conversão de vendas

Aumentar a receita e vendas é o desejo de todos, não é mesmo? Por isso, separei algumas dicas para quem deseja elevar o número de conversões.

  1. Invista em CRO (Conversion Rate Optimization). Esse profissional ou parceiro analisará seu negócio, oportunidades no site e fará testes A/B e outros tipos de experimentos para encontrar os melhores visuais, comunicações e produtos para otimizar as vendas do seu negócio.
  2. Enriqueça as páginas de produtos. Para convencer um cliente a comprar, não basta ter o melhor preço, é preciso fazê-lo confiar na marca e no produto que está sendo adquirido. Por isso, trabalhar as descrições, imagens, vídeos e afins ajudará muito a ganhar essa confiança.
  3. Incentive os compradores a avaliarem. As avaliações ajudam, e muito, na hora de comprar ou vender produtos. Elas possibilitam aos clientes conhecerem os melhores produtos, mostram que outras pessoas compram no site e que é um item confiável, com entrega garantida e qualidade.

5 dicas para aumentar a taxa de conversão de leads

Ok, seu negócio não é um e-commerce? Existem outras formas de garantir um aumento de conversões. Considerando sites de serviços, notícias e blogs, essas são as principais recomendações:

  1. Deixe os formulários de contato/solicitação de orçamento visíveis. Não adianta ter uma página de serviço e não facilitar a comunicação do cliente. Fazer com que o mesmo procure por uma página de contato pode ser uma porta de saída.
  2. Disponiblize um chat ou link do Whatsapp para conversas. Parece óbvio, mas é bem comum encontrar restaurantes e pizzarias sem uma forma de contato rápido. Formulários são úteis para a maioria dos negócios, mas alguns segmentos exigem respostas mais ágeis.
  3. Crie materiais ricos sobre o seu segmento e disponibilize em Landing Pages com formulário de contato. Nem todos os setores podem investir nisso, mas a criação de materiais explicando sobre o serviço prestado ajuda a educar o possível cliente e ainda gera um lead que pode ser trabalhado ao longo do tempo. Um bom exemplo é o do Quinto Andar. Eles possuem diversos materiais explicando sobre financiamento, reformas e outras dicas.
  4. Não compre base de leads. Além de ser extremamente invasivo e não gerar NENHUM negócio, esse tipo de serviço é ilegal e fere os direitos garantidos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  5. Ofereça um benefício! Criar um incentivo para os clientes se cadastrarem pode ser extremamente útil. Em um site de cursos, por exemplo, você pode disponibilizar aulas gratuitas com apenas o e-mail e oferecer um curso pago para quem deseja se aprofundar.

Bônus: não deixe de perguntar aos usuários se eles permitem o armazenamento de dados e contatos posteriores, pois dessa forma não existe um risco de infringir alguma lei. Consulte aqui um material completo sobre o assunto.

Como conferir a taxa de conversão no Google Analytics (GA4)

O Google Analytics permite rastrear a taxa de conversão de qualquer evento de conversão, como mencionado anteriormente. No GA4 existem duas formas de acompanhar a taxa de conversão:

  • Taxa de conversão do usuário: mensura a porcentagem de usuários que acionaram um evento de conversão.
  • Taxa de conversão da sessão: exibe a porcentagem de sessões nas quais um evento de conversão foi acionado.

Para visualizar suas conversões, primeiro será preciso configurá-las. Em seguida, acessar por meio da visão de Engajamento ou criar um relatório personalizado.

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Até a próxima!