Redirecionamento de URL: qual a importância para SEO?

Redirecionamento

Se deparar com páginas de erro ao clicar em um link interessante é frustrante, não é mesmo? Infelizmente esse problema é mais comum do que gostaríamos… mas a boa notícia é que não é algo tão complexo de ajustar, isso porque muitos editores apenas não conhecem o redirecionamento de URL.

Se esse problema afeta o seu site, confira as dicas abaixo para evitar transtornos!

O que é um redirecionamento

Em poucas palavras, o redirecionamento de URL é uma indicação para o navegador do usuário ou rastreador web, como o Googlebot, que um conteúdo mudou de destino.

Exemplo de redirecionamento

Se o usuário acessa a URL /ipone que possui um erro de digitação, ele será direcionado para uma página de erro. No entanto, se o redirecionamento for aplicado, esse usuário poderá ser migrado para a URL /iphone.

Na maioria dos casos o redirecionamento nem é notado pelo usuário, tanto que é bem comum ser migrado de uma URL com HTTP para HTTPS sem perceber.

Esse tipo de implementação normalmente é bem simples e pode ser feita pelo proprietário do site, equipe de marketing e TI. As aplicações mais comuns são migrações de plataformas e correções de erros 404.

Porque fazer um redirecionamento

Do ponto de vista de negócio, não é interessante interromper a navegação e frustrar o usuário com erros, correndo o risco de perder vendas.

Quando se trata de SEO esse assunto é ainda pior, pois além dos pontos anteriores, os links quebrados ficam presentes no Google e muitas vezes os links corretos não. Isso pode acontecer porque o link anterior era mais relevante ou simplesmente porque os links internos do site estão apontando para a URL antiga.

De acordo com esse artigo da Impact, estima-se que aproximadamente 18% dos erros 404 são encontrados no próprio site do editor, ou seja, as pessoas não corrigem o link de origem e também esquecem de fazer o redirecionamento correto.

Apesar da Central de Ajuda do Google dizer que os erros 404 não afetam o desempenho das páginas, é importante frisar que os links conquistados em sites de terceiros são perdidos ao não aplicar o redirecionamento.

Digamos que você criou um material interessante e conseguiu muitos links apontando para ele. Ao excluir ou mudar o endereço da página sem aplicar o redirect, todos os links conquistados levarão para uma página 404. Isso afeta muitas campanhas de link building e sites que passam por muitas mudanças.

Quando fazer um redirecionamento

Conforme mostrado acima, o redirecionamento é uma etapa importante para SEO e também para o seu negócio. Existem alguns processos que necessitam dessa tarefa para garantir o bom funcionamento do site:

  • Corrigir erros 404: o uso mais comum é a correção desse tipo de erro, principalmente se a página recebe tráfego ou possui backlinks;
  • Eliminar canibalização: a canibalização de palavras-chave ocorre quando duas páginas com o mesmo intuito concorrem para o mesmo termo. Nesse caso é recomendável condensar os dois conteúdos dentro do mais relevante e redirecionar o antigo.
  • Evitar erros em mudanças de estrutura: muitas empresas mudam de plataforma ou estrutura após um certo tempo, mas é importante aplicar o redirecionamento para não perder a relevância conquistada com tanto suor.
  • Forçar o uso de HTTPS: deixar que o usuário acesse a versão HTTP quando se existe uma segura é um erro, pois pode invalidar algumas requisições, então é importante garantir que eles utilizem apenas uma versão.
  • Migrar de domínio: a migração de domínio é como abrir uma nova loja, sem a indicação do novo endereço você acaba perdendo muitos clientes. Em SEO também se perde relevância e tráfego.
  • Redirecionar diversos domínios para um domínio: apesar de ser mais incomum, a migração de N domínios para 1 também pode ser feita, principalmente quando uma empresa A adquire as empresas B, C e D.
  • Redirecionar um subdiretório ou página do site: outro tipo muito comum é a migração de subdiretórios e páginas, pois faz parte do dia-a-dia de plataformas de e-commerce e grandes portais.

Principais métodos para fazer um redirecionamento

Existem pelo menos 3 formas conhecidas de se fazer um redirect, sendo que a aplicação de cada tipo possui particularidades e aplicações diferentes, confira abaixo.

HTTP

O redirecionamento via cabeçalho HTTP é o mais comum, isso porque ele fornece informações adicionais aos navegadores e rastreadores web, como a finalidade do redirecionamento, sendo ele temporário (302) ou definitivo (301).

JavaScript

Enquanto o método anterior é o mais popular, a opção via JavaScript sempre foi vista com maus olhos, isso porque o Google não possuía um suporte muito bom para esse tipo, mas isso vem mudando a cada ano. Atualmente eles são vistos como os redirects 301 normais.

Atualização meta

Particularmente nunca precisei utilizar, mas esse tipo de redirecionamento é utilizado dentro da seção <head> de uma página. A principal diferença é que o usuário não é redirecionado instantaneamente.

Como criar um redirecionamento

Antes de criar o redirect, é importante definir a aplicação e a finalidade, ou seja, se ele será do tipo 301 – definitivo – ou 302 – temporário, depois basta utilizar o recurso que melhor se adequa aos seus conhecimentos atuais. As formas mais comuns de se criar um redirecionamento são:

  • Wordpres: plugins como o Redirection ou Rank Math.
  • Magento: reescrita de URL disponível no painel administrativo.
  • VTEX: ferramenta URL builder ou importação de planilha.
  • cPanel: se o seu site utiliza o cPanel, é possível fazer essa alteração por lá.
  • Servidor Apache: se você tiver conhecimento técnico, também é possível criar redirects editando o arquivo .htaccess do site.
  • Servidor Nginx: ao editar o arquivo nginx.conf também é possível criar redirecionamentos, mas exige conhecimento técnico.

Considerando que você já possua o Redirection do WordPress, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o painel administrativo do seu site;
  2. Vá até Ferramentas e clique em Redirection:
    Redirection passo 1
  3. Na tela seguinte, clique em Adicionar novo:
    Redirection passo 2
  4. Opcional – Clique na engrenagem para escolher o tipo de redirecionamento:Redirection passo 3
    Redirection passo 3.1

    O valor escolhido por padrão é o redirect 301.

  5. Digite a URL de origem, parâmetros de consulta (se tiver, caso contrário pode ignorar) e a URL de destino;
  6. Confira os dados preenchidos e clique em Adicionar redirecionamentoRedirection passo 4

É importante testar se o redirecionamento foi aplicado corretamente, de preferência tentando acessar a página manualmente e também testando com uma ferramenta como o Redirect Checker.

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