Markup de venda: o que é e como calcular

Markup de Venda

O markup de venda é um conceito importante que toda empresa e empreendedor precisa conhecer para ajudar na formação do preço de venda.

Assim, quanto mais você conhecer a respeito do tema, mais fácil será conseguir calcular o preço certo de cada produto e então irá garantir uma boa margem de lucro.

Vamos entender mais sobre como isso pode ser feito!

O que é markup

O markup refere-se ao índice que é utilizado para formar o preço de venda, e ele deve sempre ser aplicado diretamente sobre o custo de cada produto.

Após você identificar qual o custo de uma unidade do produto, deve-se somar a margem de lucro desejada para formar o preço de venda.

Você ainda deve incluir, além disso, as despesas administrativas, todos os impostos e quaisquer outros encargos que venham a incidir sobre a venda do produto.

Qual a importância

O markup ajuda qualquer empresa a conseguir a garantia de que o preço final cobrado pelo produto será necessário para cobrir os custos e gerar uma boa margem de lucratividade.

Ele ainda pode ser considerado como essencial por trazer a segurança que é necessária para os vendedores entenderem quais descontos podem aplicar de forma que não gerem impactos sobre o lucro das vendas.

É imprescindível que você tenha em mente que não há como determinar um valor ideal para esse índice, já que ele varia de acordo com o mercado no qual sua empresa atua.

Além disso, ele pode ainda variar de acordo com o tamanho do empreendimento, expectativa dos acionistas e situação econômica. Esse entendimento ajuda você a evitar erros comuns de fazer generalizações em vez de calcular o seu próprio índice.

O que compõe o markup

O markup, como dito anteriormente, considera custos diversos como aqueles com compras, produção, armazenamento, distribuição e os serviços prestados pelos colaboradores que estão envolvidos no processo.

Para ficar mais simples de entender o que compõe esse índice, você precisa considerar as três variáveis: os custos fixos, os custos variáveis e a margem de lucro pretendida.

  • Custos fixos: são todas aquelas despesas que estão relacionadas diretamente com o funcionamento da sua empresa. Elas referem-se também ao próprio produto, como os custos com água, luz, internet e o aluguel do espaço onde seu negócio funciona, que devem ser incluídos no momento da precificação.

 

  • Custos variáveis: são todas aquelas despesas que possuem uma relação com a venda dos produtos, de forma direta, tais como os impostos que incidem sobre a mercadoria e as comissões que devem ser pagas para os vendedores.

 

  • Margem de lucro: é todo o valor de retorno financeiro representado por cada produto vendido, sem contar o valor para sua produção e dos processos que cercam ele, como a sua comercialização. A margem de lucro de um produto deve ser estabelecida tanto de forma igual para todo produto do seu negócio, como cada um deles poderá ter sua margem específica.

Como calcular markup

Entender a composição do markup é apenas o primeiro passo para garantir a margem correta, agora chegou a hora de aprender a calcular.

No momento de realizar o cálculo, você deverá usar uma fórmula, que tem como base todo o custo da produção de um determinado item.

Essa conta precisa contemplar os valores referentes a todos os insumos que foram usados e ainda a mão de obra que foi empregada no momento do processo de produção.

Se o seu negócio se baseia em revenda e você não o produziu por conta própria, então o custo de produção será o valor referente à compra, transporte e armazenagem de cada item.

Já para as empresas que prestam serviço, o custo que é base da fórmula de markup é o preço da hora paga pelo trabalho que foi prestado pelos empregados.

A fórmula usada para fazer o cálculo desse índice é:

  • Markup = 100 ÷ 100 – (DF + DV + ML)

E o que significa cada um desses fatores? Aqui explicamos:

  • O 100 faz a representação do preço unitário da venda em porcentagem
  • O DV representa todas as despesas variáveis (%)
  • O DF representa todas as despesas fixas (%)
  • O ML representa a margem de lucro (%)

Exemplo de cálculo de markup

Vamos usar como exemplo a venda de um iPhone 13 em um e-commerce de celulares com a margem desejada de 20%. O preço de custo do produto é de aproximadamente R$ 4.000, a despesa fixa normalmente fica em torno de 15% nesse tipo de negócio e a despesa variável de pode ser entendida como o fee de uma plataforma de e-commerce, como a VTEX, normalmente é de 2,5%.

Markup = 100 ÷ 100 – (DF + DV + ML)

Markup = 100 ÷ 100 – (15 + 2,5 + 20)

Markup = 100 ÷ 100 – 37,5

Markup = 100 ÷ 62,5

Markup =  1,6

O preço de venda pode ser calculado ao fazer o seguinte cálculo:

PV = Preço de compra x Markup

Logo, o produto que possui um preço de custo de R$ 4000 precisa ser vendido a pelo menos R$ 6400 para cobrir as despesas e garantir a margem de lucro.

Qual é o markup ideal

Como mencionado anteriormente, não há um índice ideal, ou pelo menos não há como estabelecer qual seria ele, visto que cada mercado e empreendimento possui suas próprias especificidades.

Entretanto, é comum que as pessoas definam como um índice ideal todo aquele que se encontre acima de 1,5, ou seja, um preço de 50% acima do que seria o preço de custo do produto ou do serviço.

É importante ainda ter em mente que apesar de um índice baixo não ser benéfico para a empresa, um valor muito alto desse índice pode acabar trazendo prejuízos do potencial competitivo.

Um índice muito baixo significa que o valor ganho em dinheiro pela sua empresa está bem abaixo do recomendado ou pouco acima dos custos com a fabricação do seu produto.

Por outro lado, um índice alto faz com que a concorrência consiga praticar preços menores e isso pode tirar muitos clientes do seu negócio, por isso fique atento ao valor do índice markup da sua empresa.

Conclusão

Como você viu, o índice markup é muito importante para qualquer empresa realizar a precificação correta dos produtos, garantindo um bom lucro no mercado.

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