HTTP Status: o que é, para que serve e tipos

Erro HTTP Status

O HTTP Status não é comumente conhecido, mas se trata de uma informação que é trocada entre o servidor e o computador do usuário com o intuito de avisar se o conteúdo está disponível, foi movido ou simplesmente não encontrado.

Apesar de só vermos essa resposta quando ocorre um erro, é importante saber que o status também é disparado quando temos sucesso ao acessar uma página web.

Confira no artigo a seguir a explicação técnica e como resolver em caso de problemas.

O que é status HTTP e para que serve

Como mencionado acima, o HTTP status existe em todos acesso da internet, a própria sigla quer dizer Hypertext Transfer Protocol, o Protocolo de Transferência de Hipertexto em tradução literal.

Na prática, uma pessoa digita um endereço no navegador, este busca pelo valor digitado e faz uma solicitação ao servidor para baixar os arquivos, é aí que surgem as respostas do servidor. Se forem arquivos privados, por exemplo, o usuário não conseguirá acessar.

Todos aqueles números que vemos possuem significados únicos, o 404, por exemplo, é um dos mais comuns e é exibido sempre que a página ou arquivo solicitado não é encontrado.

Esses códigos são muito úteis para que os proprietários de sites saibam o que ocorreu durante o uso de algum cliente e entender como corrigir.

Tipos de HTTP Status

Esses protocolos podem ser divididos em diferentes categorias, mas vale destacar as mais comuns e que possuem algum impacto em estratégias de SEO ou Google Ads.

  • Informação 1XX: normalmente fica escondido e só informa se uma solicitação foi aceita ou continua em processamento;
  • Sucesso 2XX: apesar de ficar oculta, é a resposta mais comum, aparece em todas as páginas que foram acessadas com sucesso;
  • Redirecionamento 3XX: aparece sempre que a URL de resposta é diferente da solicitada;
  • Erro do cliente 4XX: essa resposta indica que houve com um problema a solicitação, normalmente por um erro de sintaxe;
  • Erro de servidor 5XX: a última categoria diz respeito ao servidor, seja serviço indisponível ou ainda métodos incompatíveis.

Confira detalhadamente os 12 status mais comuns e quando ocorrem.

Respostas de sucesso

  • Status 200 – OK: indica que o navegador obteve sucesso na requisição, normalmente a página carrega corretamente.
  • Status 201 – Created: é apresentada quando um recurso foi criado, um envio de formulário, por exemplo.

Redirecionamentos

  • Status 301 – Moved Permanently: indica que o URI foi movido permanentemente, é muito comum para profissionais de SEO que precisam mudar o endereço de um site ou página.
  • Status 302 – Found: também indica que houve redirecionamento, mas neste caso não é permanente.
  • Status 307 – Temporary Redirect: possui basicamente a mesma aplicação do status anterior, exceto que o user-agent deve manter o mesmo método HTTP.

Erro do cliente

  • Status 400 – Bad Request: esse erro acontece quando o servidor não entende a requisição por algum erro no lado do cliente (usuário ou máquina).
  • Status 401 – Unauthorized: o “Não autorizado” aparece quando o usuário não se autenticou para acessar um tipo específico de conteúdo.
  • Status 403 – Forbidden: se após a autenticação do usuário, o conteúdo não for liberado para o perfil de usuário dele, esse será o status exibido.
  • Status 404 – Not Found: a resposta de página não encontrada é comum e pode acontecer quando o usuário digita um endereço inexistente ou se a página for excluída do servidor sem que haja um redirecionamento.

Erro de servidor

  • Status 500 – Internal Server Error: apesar de ser um erro genérico, o status 500 aparece sempre que o servidor não consegue lidar com uma requisição. Ele pode aparecer se o arquivo .htaccess estiver corrompido ou se houver algum problema de versão do PHP.
  • Status 502 – Bad Gateway: essa resposta indica que o servidor obteve uma resposta inválida de algum gateway.
  • Status 503 – Service Unavailable: muito utilizada durante manutenções de servidor, é importante que essa resposta venha acompanhada por um aviso de quando a página estará disponível.

Por que ser preocupar com o HTTP Status em SEO

Apesar de ser um assunto extremamente técnico, profissionais de SEO, desenvolvedores e hosts devem conhecer bem os status acima e como corrigir, já que podem perder visitas e vendas em sites por conta de um “buraco” na navegação.

SEOs devem redirecionar páginas com a resposta 404 sempre que possível a fim de não prejudicar o crawl budget e também para manter a relevância do site.

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