Ah… A língua portuguesa é realmente algo desafiador para os redatores Web. Não, não basta apenas entender bem de pontuação, acentos e conjugação de verbos. Para se destacar, é preciso mais! E nesse artigo, você vai entender como usar a semântica para aperfeiçoar as suas estratégias de marketing de conteúdo.
Você gostava das aulas de português nos tempos árduos do colégio? Se não, saiba que elas te ajudariam bastante em um dos temas mais delicados quando falamos sobre Marketing de Conteúdo: a semântica e o seu impacto no SEO. Por estar lendo este conteúdo, acredito que você escreva – frequentemente – artigos para web, certo? Então, está ciente de como além de todas as técnicas de SEO (aqui, me refiro estritamente a parte técnica), é muito importante entender as nuances da nossa amada (e complicada) língua portuguesa. Para facilitar um pouquinho a sua vida, vou discorrer sobre a semântica e a sua importância para resultados de SEO, assim como uma das principais fraquezas de redatores web: a polissemia.
O que Semântica significa para SEO?
Agora é o momento em que, se você não prestava atenção nas aulas de português, sofrerá um pouco. Afinal, falaremos de um dos tópicos mais importantes da nossa gramática: a semântica. Arrepios só de ler, não é?
Basicamente, semântica é o estudo do significado das palavras e frases. Ou seja, a sua função é explicar como nos expressamos e determinar as palavras corretas para uma boa comunicação. Por isso, em suas camadas, encontramos outros termos igualmente importantes, como a polissemia que será debatida no decorrer do texto.
Dentro da língua portuguesa, a semântica também possui outras explicações, mas para nós, redatores web, essa é a mais importante. Dessa forma, ciente do significado deste termo, posso explicar melhor como ele funciona com a otimização de conteúdo.
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Semântica e Redação Web: conheça o poder dos sinônimos
No meu primeiro emprego em uma agência de marketing, eu tinha um gerente que vivia falando para mim sobre semântica para SEO e o uso de sinônimos. Não vou esconder: demorei para entender exatamente o que ele queria dizer. Afinal, SEO não se resume apenas a palavras-chave, mas eu não sabia isso à época. Talvez, só tenha entendido após finalizar esse artigo. Portanto, saiba: essas palavras são escritas por alguém que realmente viveu (e vive) isso.
Confissões à parte, vamos ao que interessa: como a semântica ajuda em SEO?
Lembra que falei que dentro da semântica temos outros tópicos igualmente fundamentais? Por exemplo, em seu guarda-chuva, há os sinônimos e antônimos, duas figuras imprescindíveis para quem deseja um conteúdo rico. Aqui, o foco será no primeiro.
Recapitulando as suas aulas de português, você sabe que sinônimos são palavras que possuem o mesmo significado, certo? No entanto, você tem ideia de como usá-los para melhorar as suas estratégias de marketing digital?
Não é novidade para ninguém que os algoritmos de buscadores são inteligentes e já conseguem analisar minuciosamente as otimizações SEO para artigos. Baseado em diversos critérios, eles classificam e priorizam páginas. Um destes critérios é justamente o uso de sinônimos na construção do seu texto. Vamos a um exemplo?
Imagine que a sua palavra-chave para o artigo do dia seja “brinquedos para crianças”. Se você utilizar esse mesmo termo de forma excessiva, o buscador entenderá o seu conteúdo como spam. A melhor forma de fugir disso é explorando termos semelhantes. Sendo assim, por que em vez de focar só na palavra-chave, você não utiliza algo como “brinquedos infantis”?
Mas claro, as coisas não são simples assim. A medida que você entende melhor de semântica, pode esbarrar em um pequeno obstáculo: a polissemia.
O que é Polissemia?
A palavra “polissemia” vem do grego polysemos que significa “algo que tem muitos significados”. No entanto, diferente de palavras homônimas, as polissêmicas apresentam mais de um sentido que possui uma relação de sentido entre si.
Confuso? Calma, vou explicar melhor abaixo:
Polissemia x Ambiguidade x Homonímia
O primeiro ponto que devemos destacar: polissemia e homonímia significam multiplicidade de significados em uma palavra. Como destaquei antes, a diferença crucial é que um termo polissêmico possui relação entre as suas variáveis. A palavra “letra”, por exemplo, por representar diversas coisas, mas a sua origem e conceito são os mesmos: a escrita.
Já quando falamos de homonímia, a palavra tem diferentes significados, mas não há relação entre eles. Um exemplo de fácil entendimento é a palavra “manga”. Afinal, ela pode significar uma fruta e o pedaço de uma roupa. Esses sentidos possuem conexão? Não!
Assim como a homonímia, a ambiguidade também desperta algumas dúvidas quando comparada à polissemia. Essencialmente, uma palavra ambígua é a que possui várias interpretações, certo? O famoso duplo sentido.
Um exemplo:
“Por fim, levou o filho para o seu quarto”.
De quem é o quarto? Do filho ou dele próprio? A ambiguidade é complexa e muitas vezes pode passar batida. Para garantir o entendimento da mensagem, todo o contexto do conteúdo deve ser analisado.
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Redação Web não é uma tarefa fácil
Percebeu como a redação para Web é um tema sutil? O diferencial está nos detalhes, meu amigo. Lembre-se: quando todo mundo faz a mesma coisa, precisamos encontrar brechas e aproveitá-las. Sem dúvidas, entender como usar a semântica para marketing de conteúdo será uma vantagem mais do que valiosa para a sua carreira.
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Nos vemos na próxima!