O que é press release, para que serve e beneficios para o SEO

Press release

Há um certo tempo me questionei se press releases ainda são relevantes para SEO. Fiz uma busca e vi que é uma dúvida bem comum em nossa comunidade e há motivo para isso: o Google está cada vez mais criterioso com backlinks.

Você já teve essa dúvida? Não sabe o que é ou para que servem os press releases? Todas essas dúvidas serão esclarecidas neste artigo.

O que é e para que serve um press release?

O press release, também conhecido como comunicado de imprensa, é uma ferramenta de comunicação utilizada para comunicação externa, mas diferentemente de e-mails marketing, o press release é disparado apenas para jornalistas. É um trabalho focado em informar algo sobre uma empresa ou segmento.

Você pode até não ter trabalhado com press releases, mas eles estão mais presentes em seu dia-a-dia do que você imagina.

Alguns exemplos de comunicados de imprensa

O mais comum é publicar um press release informativo+comercial:

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Aqui o conteúdo serve para divulgar o serviço e popularizar os termos utilizados pela empresa.

Esse já é um comunicado focado em divulgação:

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Apesar de simples, esse exemplo serve para divulgar um evento local e consolidar a marca.

Já o terceiro se trata de um press release informando sobre uma empresa

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Nosso terceiro exemplo pode ser utilizado para divulgar a empresa dentro do próprio site ou encaminhando para clientes. A ideia central é passar credibilidade.

Press release conta como backlink?

Sim, os press releases contam como backlinks, mas existem dois pontos interessantes: o primeiro é que eles ajudam sua estratégia de SEO, já o segundo ponto é que nenhum deles melhora seu posicionamento.

É agora que você me pergunta: para quê vou querer backlinks que não me ajudam a ganhar posições?

A resposta é simples: tráfego. Nem tudo em SEO se baseia em posições. Para ser bem honesto, é até bom que não afete o posicionamento.

Imagine uma empresa, que não possui nenhum backlink, adquirindo 45 links misteriosamente em menos de 24 horas. Estranho, não? Por isso todos os artigos publicados com o atributo “nofollow”. Ele indica que o buscador não deve seguir aquela página.

O Google mudou um pouco a utilização deste atributo com a introdução do “ugc” e “sponsored”, mas os press releases já estão se adaptando.

Voltando ao principal benefício. Apesar de existir um atributo dizendo para o buscador não seguir, não existe nenhum efeito visual dizendo para o visitante não clicar no link. É desta forma que o seu site é beneficiado.

Tráfego auxilia o trabalho de SEO, divulgação da marca, coleta de leads e remarketing, por isso ele é tão valioso.

Press release ajuda o SEO (2019)?

Mesmo com todas as atualizações de algoritmo, introdução do BERT e diversas mudanças na forma como o Google trata backlinks, trabalhar com press release ainda funciona, e funciona muito bem.

Claro que existem formas boas e ruins de se utilizar uma ferramenta. Você pode criar um texto e ele ser completamente ignorado ou publicar um artigo viral com o link do seu site dentro de um portal de notícias. A segunda opção parece interessante, não é? Então vamos ver algumas dicas para publicar o seu próprio comunicado.

Qual a melhor maneira de criar um press release?

Existem alguns cuidados que devemos tomar ao trabalhar com comunicados de imprensa. Um deles é a quantidade exacerbada de publicações. Nem adianta pensar em atalhos para rankear ou construir autoridade.

Publicar muitos artigos dessa forma só atrapalhará sua estratégia, pois você ficará sem assunto e acabará praticando spam. O ideal realmente é publicar quando tiver algum evento ou mudança no seguimento.

As dicas que dou são as seguintes:

  • Encontre um tema muito quente do segmento;
  • Veja o que os concorrentes estão trabalhando e o que deixaram passar;
  • Crie um título chamativo;
  • Seja conciso e coeso;
  • Distribua apenas para lugares relevantes;
  • Se possível, parametrize as URLs desta campanha;
  • Monitore os resultados.

Se der certo, repita o processo quando tiver alguma novidade.