Artigo de Opinião: dicas para melhorar a sua redação

Artigo de opinião para marketing

O artigo de opinião é muito popular em jornais e revistas, mas nos últimos anos, com a consolidação das plataformas digitais, tem se tornado um conteúdo cada vez mais democrático. Sem dúvidas, é uma das melhores formas de comentar, informar e até mesmo influenciar o dia a dia do seu leitor.

Quando falamos nesse tema, é inevitável não lembrar dos jornais e revistas que popularizaram esse tipo de texto. Mas claro que com as inúmeras mudanças na forma de se produzir conteúdo, os importantes artigos opinativos deixaram de ser uma exclusividade destes veículos impressos. Com a popularização dos blogs e até mesmo das redes sociais (especialmente o Facebook),  os artigos se tornaram mais acessíveis; tanto a leitura, quanto a sua publicação.

No entanto, ainda é normal encontrar pessoas que enfrentam dificuldades na hora de montar um artigo completo. Algumas entendem bem de gramática, mas não conseguem organizar as ideias; enquanto outras dispõem as informações da melhor forma possível, só que não conhecem muito bem as regrinhas do nosso temido português.

Pensando nisso, resolvemos te dar uma mãozinha, o que acha? Nesse artigo, reunimos as principais dicas sobre como começar, estruturar e finalizar um artigo de opinião, seja para um trabalho escolar ou da faculdade, ou até mesmo para se aperfeiçoar profissionalmente. Vamos lá?

O que é um artigo de opinião?

Antes dos nossos conselhos, devemos entender de vez o conceito de um artigo de opinião. Não se preocupe, é simples: um artigo ou texto de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo. Ou seja, nele o autor apresenta um determinado tema e o seu ponto de vista, tentando, durante o seu desenvolvimento, te convencer sobre aquela ideia. Por conta dessas características, o artigo é considerado um texto jornalístico.

Mas calma! Você não precisa, necessariamente, ser formado em jornalismo ou em letras para escrever um bom artigo.

Conheça os pilares de um artigo de opinião

Normalmente, um artigo de opinião apresenta as seguintes características:

  • Recebe um título chamativo ou provocador;
  • Expõe um ponto de vista sobre um assunto em alta;
  • Usa, predominantemente, verbos no presente;
  • É objetivo;
  • Adapta-se ao seu interlocutor;
  • É dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Infelizmente, não existe fórmula mágica quando o assunto é escrever. Todavia, nos textos opinativos, existe uma “receita” que, se seguida, trará ótimos resultados. O artigo de opinião, essencialmente, é composto por três pilares: gramática, coesão e coerência. Então, para garantir que você vai trabalhar bem esses elementos, vamos explorá-los agora.

Artigo de opinião

Gramática

O português é difícil. São tantas regras, inúmeras exceções… Isso sem falar nas mudanças ortográficas que surgem de tempos em tempos para nos confundir ainda mais. Porém, vou te contar um pequeno segredo: para fazer um artigo de opinião, você não precisa ser o novo Machado de Assis. Claro, uma boa noção das principais regras e a correta grafia das palavras é um ótimo começo. Portanto, se você ler bastante e escrever regularmente, a sua técnica será melhorada. Caso sinta necessidade, existem muitos cursos de gramática disponíveis gratuitamente, eles te darão um pouco mais de segurança ao escrever.

Mas não esqueça:

Para escrever bem, pratique e leia bastante!

Eu realmente gostaria de que apenas o conhecimento gramatical fosse o suficiente… Porém, os outros dois elementos são ainda mais importantes.

Coesão e coerência: a essência do texto opinativo

Agora chegamos em um tópico delicado. Um texto bem escrito, mas que não faz sentido, é somente um texto correto. Nos artigos de opinião, é FUNDAMENTAL que você transmita sua ideia claramente. O conteúdo em si pode até ser complexo e exigir mais atenção para ser compreendido, mas jamais deve ser confuso em sua mensagem.

Você se lembra que falamos sobre uma “receita”? Então, é aqui que ela começa a ganhar forma. A estrutura artigo de opinião segue um modelo padrão, dividido em: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução: na primeira parte do artigo, você deve apresentar o tema que será abordado nas próximas linhas. O começo do texto é muito importante para contextualizar o seu leitor e até mesmo despertar curiosidade para o restante do conteúdo. Caso trave no início, uma dica bacana é: faça perguntas no final da introdução. Isso ajuda a nortear o texto e mantê-lo coeso.
  • Desenvolvimento: no meio do artigo, é a hora de você elencar seus argumentos e mostrar para o leitor que a sua linha de raciocínio faz sentido. Se você finalizou a introdução com indagações, agora é o momento de respondê-las.
  • Finalização: a última parte é feita para propor soluções ao tema abordado. E, além disso, conectar as duas partes anteriores. Um erro muito comum é começar com uma ideia, desenvolvê-la, mas finalizar com outro pensamento. Por isso, antes de terminar o seu artigo, releia todo o conteúdo e refresque sua memória. Dessa forma, conseguirá dar um ótimo desfecho para o seu texto.

Artigo de Opinião e Marketing Digital: qual é a conexão?

Se você, meu leitor, já passou pelos tortuosos anos do ensino médio e agora está entrando na universidade e no mercado de trabalho, separei um tópico bem especial: como o artigo de opinião pode ajudar no marketing digital. Com o boom do marketing de conteúdo, investir e aprender técnicas de redação se tornou um grande diferencial para quem deseja mergulhar de vez no universo de produção de conteúdo.

Qual a relação entre o artigo de opinião e o Marketing Digital?

Agora, me diz uma coisa: você já reparou como as técnicas de redação para WEB são bem semelhantes a de um artigo de opinião? Isso acontece porque o principal objetivo do artigo de opinião é similar ao de copywriting, por exemplo. O primeiro busca convencer seu leitor sobre algum tema, enquanto o segundo tenta convencer o leitor a realizar alguma ação (assinar, comprar, cadastrar, engajar).

Ainda não está enxergando essa similaridade? Confira mais algumas conexões:

  • Pesquisa apurada: os dois tipos de textos são baseados em boas pesquisas. Você deve encontrar fontes confiáveis e com informações relevantes para conferir credibilidade ao seu conteúdo. Ou seja, tanto o artigo para web, quanto o artigo de opinião começam com muito estudo sobre o tema a ser explorado.
  • Hierarquização de informação: após a pesquisa, para estruturar o seu texto (como falamos acima), vem a organização do conteúdo: o que é mais importante? A partir desse foco, você inicia o desenvolvimento de seus argumentos. Na redação para WEB, você deve priorizar as informações para atingir seu objetivo final (conversão, engajamento, etc).
  • Poder de persuasão: os dois artigos precisam convencer o leitor. No de opinião, você expressa sua visão sobre determinado tema e deve sustentá-la para quem lê; no para WEB, você apresenta um problema e mostra – argumentando – que a sua empresa possui a solução ideal.

Conclusão

Nesse artigo, vimos algumas dicas sobre como escrever um bom artigo de opinião e, além disso, como esse gênero textual está fortemente presente na redação para WEB. Então, se você é um jovem profissional interessado nesse crescimento de conteúdo para internet, conhecer e entender a estrutura do artigo de opinião te ajudará – e muito – a ser um redator melhor.

E bom, se você ainda está no ensino médio, tentando passar com louvor pela fase dos vestibulares, acredito que essas dicas acima serão de grande valia para uma redação nota dez!

Se ficou com alguma dúvida, insegurança ou só quiser entender mais sobre artigos de opinião e redação para WEB, deixe sua pergunta nos comentários. Aliás, não esqueça de curtir e compartilhar nossa publicação.

Até a próxima!