Novidades do Google em Dezembro de 2020

Mercado Shops

Chegou a hora de falar das últimas novidades do Google para o ano de 2020. Esse é o segundo texto da nova série aqui do blog, na qual abordo os anúncios mais relevantes para quem investe em marketing digital.

No mês de dezembro, houve uma nova parceria, uma atualização no Google Meu Negócio e mudanças nos critérios de exibição dos destaques do App para Android e iOS.

Parceria entre o Google e Mercado Livre

Você provavelmente já comprou algo ou pelo menos já viu algum anúncio do Mercado Livre por aí. A empresa oferece soluções de comércio para PME e pessoas físicas há mais de 20 anos em 19 países.

O Mercado Livre possui o e-commerce mais acessado de toda a américa latina. Cerca de 200 milhões de usuários visitam o site todos os meses. O motivo dessa popularidade é o catálogo gigantesco, é praticamente impossível não encontrar um produto. Entretanto a empresa não possui estoque próprio, pelo contrário, são os usuários que anunciam, vendem e enviam os produtos.

Ao longo do tempo a empresa vem aumentando a quantidade de serviços, agora ela já possui centros de distribuição, logística própria, maquininhas para cartão, serviço de pagamentos e até mesmo uma plataforma para criação de e-commerce integrado com o catálogo deles, o Mercado Shops.

Esse crescimento nítido da empresa deu visibilidade e novas ofertas para parcerias, uma delas foi fechada com o Google em 16 de dezembro.

Mercado Shops + Google Shopping

O Google encomendou duas pesquisas sobre o comércio online durante a pandemia e ambas mostraram que o consumo das pessoas ainda continua diferente do habitual durante a pandemia e provavelmente nunca mais será o mesmo.

As pessoas descobriram que dá para confiar em lojas online e que muitas vezes é mais prático e rápido do que ir ao local.

Depois de analisar o cenário, o Google fechou uma parceria com a Loja Integrada em novembro para a criação de lojas e agora anunciou parceria com o Mercado Livre para integrar as duas plataformas.

A partir de agora, será possível criar automaticamente anúncios no Google Shopping utilizando o mesmo cadastro do Mercado Shops. A gestão poderá ser realizada dentro da própria plataforma do ML e ela contará com o auxílio de Machine Learning para otimizar a campanha. Todos os custos serão cobrados na fatura da plataforma.

Além dessa novidade, o Google confirmou que o Mercado Shops também aparecerá nas listagens gratuitas da aba Shopping.

Mensagens no Google Meu Negócio

Finalmente! Depois de muitos pedidos e de milhões de comentários que poderiam gerar vendas, o Google finalmente decidiu implementar mensagens privadas entre cliente e proprietário.

A partir de agora, todas as empresas verificadas podem responder mensagens enviadas pelos clientes pelo aplicativo Google Meu Negócio, pelo perfil da sua empresa no Google ou Google Maps.

Para habilitar a função, basta visitar o site https://business.google.com/, acessar a aba “Mensagens” e confirmar a ativação.

Google Meu Negócio Mensagens

Se a sua empresa utiliza um aplicativo para gerenciar mensagens, como o Zendesk, também é possível integrar com o Google Meu Negócio utilizando a API.

Google Destaques x Paywall

Você já teve alguma leitura de jornal online interrompida por um pop-up te informando que atingiu o limite de leituras? Pois bem, esse é o famoso paywall, um recurso que foi adotado pelos editores para garantir renda para a empresa. Afinal de contas, está cada vez mais difícil produzir e encontrar conteúdo de qualidade, nada mais justo do que ser remunerado por isso.

Em outubro de 2020 foi anunciado um programa de parceria entre o Google e os principais jornais do mundo e agora finalmente temos mais detalhes.

Essa relação trará as principais matérias para a tela de Destaques do app, em troca o Google fará um investimento de 1 bilhão de dólares em mais de 400 jornais. Para o usuário, a grande vantagem é poder ler matérias sem ser interrompido ou precisar pagar.

Google Destaques

Além disso, o Google News Showcase chegará ao iOS, ao site de notícias do Google e ao Discover. Essa é apenas uma das ações da empresa para combater fake news e conteúdo duvidoso.

Essas foram as novidades de dezembro de 2020, se você gostou desse resumo, confira também as notícias do Google de novembro!

Fontes: Blog do Google Brasil, Blog do Google US