Google Ads: o que é e como funciona

Google ads o que é e como funciona

Diante da forte concorrência e da variedade de opções para todos os gostos e produtos, sua empresa precisa se destacar entre os consumidores. E o Google Ads pode te ajudar nesse objetivo.

Hoje, vamos entender como essa plataforma funciona e conhecer as principais vantagens de fazer o seu negócio ser conhecido por seus clientes.

O que é o Google Ads?

Em primeiro lugar, é importante esclarecer os nomes, pois usuários novos costumam se perder entre o que é o  Google Ads, Adwords, Google Analytics e Adsense.

O Google Ads é o nome adotado em 2018 para a plataforma de anúncios do Google, anteriormente conhecida como Google Adwords. Nele, é possível criar anúncios personalizados para cada produto e serviço, e que são disponíveis em diversas plataformas, como:

  • Rede de Pesquisa;
  • Rede de Display;
  • Gmail;
  • Youtube;
  • Play Store.

Enquanto o Google Analytics se trata de uma plataforma de análise de dados e o Adsense é uma plataforma que permite que proprietários de sites e canais no Youtube monetizem seus conteúdos.

É impossível imaginar que alguma pessoa nunca tenha pesquisado sobre um assunto, procurado um produto ou informações sem utilizar o Google, a maior plataforma de pesquisa do mundo.

Porém, o site não se destina apenas a fazer pesquisas. Hoje, se solidifica como o local onde o usuário pode fazer de tudo.

Em outras palavras, você consegue pesquisar sobre um produto, saber as informações necessárias, encontrar lojas com disponibilidade de estoque e ser redirecionado para o site escolhido em um só lugar.

Essa mudança de patamar faz com que empresas olhem para a plataforma com atenção e enxerguem sua viabilidade dentro de seus negócios.

Vamos entender a força do Google, o que é o Google Ads dentro do mercado e como é seu funcionamento.

Google Ads é líder de mercado

A primeira versão da plataforma de anúncios foi lançada ao mercado em 2000. Desde então, sua liderança foi consolidada e permanece até os dias atuais.

Dados do Statista comprovam a liderança desse modelo de negócio. Somente em 2019, a receita publicitária foi de US$ 134 bilhões de dólares, enquanto o segundo lugar teve apenas US$ 69 bilhões de receita.

E qual a vantagem do Ads para o seu negócio? Simples, ele aumenta o tráfego qualificado do site, possibilita acompanhar o cliente por todo o processo de compra e consequentemente aumenta o faturamento da empresa. Basta criar uma conta e investir no Google para se destacar frente aos concorrentes.

Se você não conhece ou não entende o serviço, preste muita atenção no trecho abaixo!

Como funciona

Basicamente, é como se estivesse em um leilão em que os anunciantes dão dinheiro em troca dos cliques. O grande detalhe é que, nem sempre, quem oferece mais, ganha.

O Google tem fatores de qualidade para classificar a posição dos anúncios por meio do Ad Rank, que combina o índice de qualidade do anúncio e o lance dado.

Esse índice é uma nota de 1 a 10, que leva em consideração fatores como:

  • Relevância do anúncio;
  • CTR (Click Through Rate, ou taxa de cliques);
  • Qualidade da página de destino.

Existem também outros fatores que influenciam no sucesso da sua campanha, mas, para isso, é preciso definir uma estratégia de mercado para seu produto, com foco na qualidade do anúncio e não somente no valor a ser investido.
Portanto, o próximo passo é saber como anunciar no Google Ads.