O que é Meta Description e como utilizar

Meta Description Código

As meta tags são fundamentais para melhorar a forma como o seu site é visto antes mesmo de ser acessado, ou seja, como ele é visto nas redes sociais e buscadores.

Publicamos recentemente um artigo explicando melhor sobre a Title Tag, a tag de título exibida em azul no Google e Bing, neste artigo você encontrará dados sobre a meta description, outra tag fundamental para conquistar alguns cliques.

O que é a meta description

A meta description, também conhecida como meta descrição, é um elemento de HTML que possibilita a criação de um resumo do conteúdo da página para exibição na SERP, a página de resultados dos buscadores.

Para melhor entendimento, confira esse exemplo da página do Google Ads entre os resultados de pesquisa:

Meta Description

Importância da meta description para SEO

Ok, já entendemos que essa tag é utilizada pelo Google e outros buscadores, mas qual a importância para o SEO? Na prática as meta descrições não afetam diretamente os rankings, pois não é um fator de classificação de acordo com o próprio Google.

No entanto, uma meta description bem escrita pode garantir um aumento de CTR e influenciar indiretamente no entendimento de que aquela página é um resultado bom para a pesquisa feita pelo usuário. Além disso, é um ótimo espaço publicitário gratuito, mas que deve ser bem utilizado.

Como criar uma meta descrição?

Tecnicamente falando, é muito simples inserir o conteúdo dentro da meta description, basta apenas uma linha de código:

<meta name=”description” content=”SUA DESCRIÇÃO”>

A maioria dos CMS ou plataformas de e-commerce permitem a edição desta tag de maneira mais visual. O WordPress, por exemplo, possui o plugin Yoast e o Rank Math.

Inserir a informação é simples, mas o grande ponto é entender o que colocar na meta descrição e como evitar que ela seja cortada pelos buscadores, é aí que entram as dicas deste artigo.

Quantidade de caracteres da meta description

Assim como mencionado no artigo sobre a Title Tag, os buscadores limitam o espaço em que um resultado de busca pode aparecer. Atualmente a limitação é de 600px, ou seja, alguns caracteres ocupam mais espaço que outros, por isso é preciso tomar cuidado.

Para facilitar essa medição, é recomendado que se utilize entre 120 e 160 caracteres, optando sempre por ocupar mais espaço e utilizar palavras persuasivas em vez de simplesmente copiar e colar um trecho do conteúdo.

O que escrever na meta description

Como mencionado no parágrafo acima, esse espaço disponível nos buscadores deve ser utilizado de maneira inteligente, pois a concorrência normalmente é elevada e 2 segundos a mais de atenção podem garantir um clique e até mesmo vendas.

Uma boa forma de escrever meta descrições é entender o que a pessoa procura com aquela busca e como sua página pode ajudar. Nada de propagandas, mentiras ou falsas promessas, tudo isso só servirá para frustrar a experiência do usuário.

Utilize a palavra-chave de forma natural e inserida um CTA no final da sua descrição.

O que evitar

Por se tratar de uma informação “invisível” no site, muitas vezes a meta description é negligenciada por desenvolvedores e publicitários, cerca de 15% das páginas não possuem conteúdo nessa tag. É muito importante tomar alguns cuidados para evitar esse e outros erros comuns de SEO. Sempre verifique se a sua página não está em uma das condições abaixo:

  • Meta descrição muito longa, acima de 160 caracteres.
  • Descrição duplicada ou vazia;
  • Aspas duplas inseridas na meta descrição – isso faz com que o Google corte o conteúdo.

Conclusão

A meta descrição é muito útil para quem realiza uma busca, por isso é importante escrever de forma simples, mas chamativa, mesmo se o Google estiver substituindo sua tag por outro conteúdo.

Se estiver com dificuldades, utilize o Gerador de Meta Tags e posteriormente o Verificador de Meta Tags para ter certeza que tudo foi aplicado corretamente.

Nos vemos na próxima dica de SEO!