SERP: o que é e como dominar a página de resultados

Composição da SERP

A SERP, sigla para o termo em inglês Search Engine Results Page, é a página de resultados apresentada após uma pesquisa realizada em algum buscador, ela pode exibir sites, vídeos, imagens, mapas e muitos outros recursos.

Como funciona a SERP

Apesar de possuir um retorno extremamente rápido, a exibição dos resultados é a última etapa do trabalho realizado pelo buscador. Existem diversos passos feitos pelo mesmo que nós não notamos ao fazer uma busca.

Os anúncios, por exemplo, são exibidos conforme os termos utilizados na busca, o preço pago pelo clique e o Ad Rank, você entender melhor como funciona no artigo sobre o Google Ads.

Já os resultados orgânicos (gratuitos) do Google possuem 3 etapas:

  1. Rastreamento: quando o Google encontra a página no índice, no sitemap enviado via Search Console ou por meio de uma varredura em um site já indexado.
  2. Indexação: é nessa etapa que o robô analisa o conteúdo, qualidade da página, se o proprietário permite a indexação e adiciona o site ao índice do Google.
  3. Classificação: é a etapa que define o que aparece na SERP e onde. Existem mais de 200 fatores para classificar um site. A ordem depende dos termos utilizados na busca, localização, dispositivo, histórico da internet, velocidade dos sites ali presentes, qualidade do conteúdo e muitos outros.

Ficou interessado? Confira o artigo completo sobre como o Google funciona.

Composição da SERP do Google

Além dos resultados pagos e gratuitos, a página de resultados também possui recursos que agilizam a resposta para o usuário. Atualmente existem 25 tipos de recursos que podem ser apresentados de acordo com a intenção de busca. Confira os mais comuns:

Resultados pagos – Anúncios do Google Ads

Os anúncios do Ads são exibidos de acordo com a verba, horário, concorrência, localização e outros. Em 72,2% das vezes eles são exibidos na parte superior da SERP, antes dos resultados orgânicos. Existem também ocorrências em que eles aparecem no final da página, mas estes casos correspondem apenas a 16,5% das buscas.

SERP Ads e Shopping

Resultados pagos – Anúncios do Google Shopping

Esses anúncios normalmente aparecem quando você busca por algum produto (excluindo serviços) e trazem alguns itens com imagem, preço e anunciante, eles também podem ser vistos na aba “Shopping”. Normalmente são exibidos acima dos resultados orgânicos, cerca de 18,2% das buscas possuem esse tipo de recurso.

Knowledge Panel ou Painel de Conhecimento

Os painéis de conhecimento são exibidos apenas em pesquisas sobre uma celebridade, empresa ou obra e normalmente as informações são retiradas da Wikipédia ou parceiros do Google. Esse recurso aparece no lado direito da SERP.

SERP Painel de conhecimento

Featured Snippet ou Snippet de destaque

Quando não existe uma informação na Wiki e parceiros, o Google procura a informação no índice e apresenta uma caixa com um trecho do texto que responde a pergunta do usuário. Esse recurso ficou conhecido como “posição 0” e proporciona um CTR maior que o primeiro lugar, pois muitas pessoas optam por ler o resto do texto.

Snippet de destaque

Pacote de imagens

As imagens já estão presentes no Google há 20 anos e estão presentes em aproximadamente 25% das buscas. Elas podem aparecer após os anúncios, normalmente em uma linha horizontal ou no lado direito da página.

SERP Imagens

Pacote Local

Esse tipo de recurso só aparece quando a intenção de busca é local, ou seja, quando a pessoa pesquisa por “pizzarias perto de mim” ou “pizzarias em São Paulo”, por exemplo. Na maioria dos casos o Google apresenta 3 resultados locais na SERP, eles podem possuir telefone, endereço e site.

SERP Pacote Local

Caixa de Notícias

Esse resultado é apresentado para tópicos que estão em alta e traz informações diretamente do Google News. Normalmente aparece entre os resultados orgânicos.

SERP Notícias

Perguntas Relacionadas

As perguntas relacionadas são apresentadas quando o Google encontra outras questões sobre o mesmo tema. A localização desse tipo de recurso costuma variar muito de acordo com outros resultados.

SERP Perguntas Relacionadas

Avaliações

As notas de filmes, produtos e receitas só aparecem se o site listado possui dados estruturados e avaliações feitas por usuários.

Snippet Avaliação

Site Links

Esse recurso normalmente é atribuído apenas ao primeiro colocado da SERP. Se trata de uma lista com outras páginas relevantes daquele site.

Sitelinks

Tweets

O Google começou a testar a exibição de tweets em 2015 e isso trouxe maior dinamismo para os resultados. Agora é possível acompanhar as últimas publicações dos principais perfis da plataforma.

Tweets SERP

Vídeos

Presentes em mais de 18,5% dos resultados, os vídeos ganham cada vez mais força. Apesar de boa parte dos resultados pertencerem ao Youtube, não existe nenhuma exclusividade. Vídeos do UOL, Facebook e Vimeo também aparecem na SERP.

Vídeos na SERP

Confira os demais recursos no artigo da Moz.

Como rankear, conquistar a primeira posição ou dominar a SERP

Existem diversas formas de você conquistar o seu lugar na página de resultados do Google.
Você pode anunciar para aparecer acima dos concorrentes, utilizar SEO para ficar melhor posicionado nos resultados orgânicos, criar vídeos respondendo dúvidas dos usuários ou até mesmo aplicar todas as estratégias ao mesmo tempo.

Os anúncios são indicados para quem busca resultado em curto prazo ou deseja aumentar o faturamento da empresa em alguma campanha (ex: panetones no final do ano).

Já o SEO é indicado para quem deseja crescer gradualmente. Nos primeiros meses o site será desenvolvido e/ou otimizado para conquistar posições e somente após o primeiro trimestre que os resultados começam a aparecer.

Vídeos, redes sociais e outras estratégias auxiliam as duas mencionadas anteriormente, pois melhoram a comunicação entre a empresa e o consumidor e fortalecem a presença digital da marca.

Existe ainda uma estratégia voltada para quem deseja “tomar” a página de resultados para si. Isso ficou um pouco mais difícil com as últimas atualizações, principalmente a Site Diversity Update, mas ainda é possível.

SERP domination: o que é e como aplicar

A dominação da SERP consiste em uma estratégia de médio/longo prazo para aparecer em praticamente todos os recursos disponíveis. Para isso, o site precisa possuir conteúdo de extrema qualidade, uma hierarquia bem definida, performance, dados estruturados e imagens únicas.

Além disso, outras estratégias como anúncios, redes sociais, Youtube, Google Meu Negócio e Google Shopping também precisam de muita atenção. Em alguns casos também é recomendado criar landing pages em outros domínios ou parceiros e até mesmo anunciar nesses sites.

É uma ação cara e complexa, mas necessária em alguns mercados.