Uma das práticas mais antigas na internet é a compra de domínios expirados, em muitos casos para a venda de espaço publicitário, para negociar com o antigo proprietário e até mesmo para impulsionar os resultados de SEO.
Afinal, vale a pena investir nessa tática?
O que são os domínios expirados
Todos os endereços da web possuem um proprietário que detém uma licença de uso com data de início e fim, caso ele não renove ao final do período, o domínio volta a ser comercializado.
Na prática, as coisas são um pouco diferentes, os proprietários podem contar com um período de segurança onde o domínio fica estacionado. Isso garante que o dono não perderá o endereço por um descuido ou desencontro de informações.
Ao término desse período, o site volta a figurar em revendedores e sites oficiais como o registro.br.
Existem também alguns diretórios especializados na catalogação de domínios expirados. Eles são muito úteis para quem estava aguardando a liberação de um endereço, mas deve ser utilizado com muita cautela, isso porque se o domínio estava sendo utilizado para distribuir spam ou conteúdos abusivos, o Google e outras ferramentas certamente mapearam como um domínio “ruim”.
Isso também vale para o sentido oposto, se o site possuía um conteúdo de qualidade e uma boa autoridade, essa informação ainda poderá estar presente no Google. É aí que muitos SEOs tentam tirar proveito.
Como o Google trata os domínios expirados?
Em uma entrevista recente, John Mueller (Google), explicou que o Google lida com cuidado quando se trata de domínios expirados. Isso porque às vezes as pessoas revivem domínios antigos e voltam a produzir conteúdo, em outras o domínio é transferido para outro proprietário e em alguns casos o nome de domínio simplesmente passa por uma alteração e o site precisa do redirecionamento.
Ele também disse que não existe um algoritmo que releve quais um domínios expirados estão sendo utilizados de maneira abusiva. Portanto, encontrar casos em que as pessoas estão tentando burlar o sistema, adquirindo domínios expirados apenas para conseguir benefícios de SEO não é fácil, mas o Google está trabalhando constantemente para identificá-los.
Existe muita especulação que no mundo do SEO, muitos dizem que o Google redefine a quantidade de backlinks, outras pessoas acreditam que não faz sentido zerar os backlinks conquistados.
Infelizmente John não confirmou nenhuma das teorias, mas sabemos que essa técnica pode gerar uma punição se o domínio for descoberto.
Vale a pena comprar um domínio expirado para impulsionar o SEO?
Eu adoraria afirmar que não existem benefícios ao comprar um domínio expirado, mas pude notar resultados em um teste que fiz no ano passado.
Nesse experimento, utilizei um domínio com DA – 12, com backlinks de qualidade e com páginas presentes na SERP. Criei um artigo mensal e realizei a linkagem interna normalmente, não realizei nenhum outro tipo de divulgação e em pouco mais de 1 ano, o site já estava recebendo mais de 5 mil visitas mensais.
Claro que foi um teste com um domínio cuidadosamente selecionado, você não deve se basear apenas em métricas como o DA, PA e DS, pois elas foram criadas por ferramentas para tentar simular a análise do Google.
O John também comentou sobre isso no Twitter:
No. We don’t use DA, and redirecting expired domains hasn’t made sense for a long time now. People still do it, people do lots of things that don’t make sense, even outside of the SEO world 🙂
— 🍌 John 🍌 (@JohnMu) October 9, 2019
Também quero reforçar que não redirecionei e nem tentei utilizar o site como uma vitrine para vender espaços publicitários, produtos ou serviços, talvez por isso o resultado tenha sido positivo.
Em linhas gerais, esse tipo de tática não é indicado para quem deseja resultados em SEO. O risco é muito grande e o benefício pode ser decepcionante, além disso, é imprescindível o acompanhamento de alguém especialista em SEO Off Page para acompanhar o processo.