Ferramentas como o Google Analytics estão muito presentes no dia a dia dos profissionais de marketing digital, no entanto alguns nomes podem dar um nó na cabeça de iniciantes ou clientes finais.
Métricas como sessões, visualizações, usuários muitas vezes são confundidas e esse tipo de dúvida pode acabar inflando ou atenuando alguns resultados.
Quer entender melhor a diferença entre sessões e usuários? Confira abaixo!
O que é uma sessão no Google Analytics?
Sessão é uma métrica do Google Analytics que contabiliza um conjunto de ações de um usuário dentro de um site. Uma única sessão pode conter diversas visualizações de página, adições de produtos ao carrinho ou até mesmo conclusão de compra.
Sempre que um usuário entra no site pela primeira vez no dia ou por um dispositivo diferente, uma sessão é criada. No entanto, as sessões do Analytics possuem alguns critérios para encerramento:
- Após 30 minutos de inatividade;
- Se o usuário trocar de canal ou campanha (acesso via redes sociais e depois por pesquisa no Google).
Esse segundo critério será alterado com a chegada do GA4.
Diferença entre usuários, sessões e visualizações
Conforme mencionado acima, as sessões são similares ao que todos conhecem como “visitas” ao site. As outras duas métricas também são muito importantes e complementares ao conceito apresentado previamente.
Usuários x sessões
Os usuários são criados e contabilizados sempre que uma pessoa entra no site pela primeira vez naquele dispositivo por meio de um identificador (ID) exclusivo do GA, atualmente gerenciado por cookies.
Diferentemente das sessões, os usuários não expiram, portanto a pessoa pode ficar horas ou até mesmo dias sem e até mesmo trocar de campanha que o ID permanecerá o mesmo.
Visualizações x sessões
As visualizações, ou pageviews, por outro lado são as métricas mais granulares dessa comparação. Elas são contabilizadas a cada página visualizada e ainda podem ser disparadas mais de uma vez caso o usuário retorne para a mesma URL. Caso queira desconsiderar esse último cenário, observe as visualizações únicas.
Portanto, temos o seguinte cenário:
- 1 usuário pode conter X sessões e Y visualizações;
- 1 sessão pode conter Y visualizações, mas apenas 1 sessão;
- 1 visualização pode conter apenas 1 sessão e 1 visualização.
Tipos de sessões por aquisição (grupos de canais)
É comum separar as sessões por aquisição para entender qual canal é mais efetivo, como o Google Ads, redes sociais ou SEO. Normalmente esse tipo de separação é apresentada para a diretoria ou gerentes de marketing. Confira abaixo uma breve explicação de cada grupo de canal utilizado pelo Google Analytis 4 (GA4).
- Organic Search: grupo de canais que reúne pesquisas orgânicas do Google, Bing, Yahoo e outros;
- Paid Search: canais que englobam o Google Ads, Bing Ads e outros.
- Direct: todas as sessões em que os usuários digitaram o domínio do site para acessá-lo;
- Referral: sessões em que a origem foi um site de terceiros;
- Organic Social: grupo de canais com as sessões vindas de cliques em links de redes sociais (não pagos).
Como ver sessões no Google Analytics?
No Google Analytics (Universal), basta abrir o menu lateral, na parte de público-alvo e acessar a visão geral. Esse caminho exibe um resumo das sessões, usuários e visualizações de páginas.
Já no GA4 basta abrir o menu lateral e acessar a parte dos relatórios, as sessões estão visíveis no resumo dos relatórios e também na visão geral da aquisição.
O número de sessões não bate com a quantidade de cliques, e agora?
Essa dúvida é muito comum para iniciantes de SEM, a Métricas Boss, uma das referências em Analytics do Brasil, publicou um artigo com diversos motivos para essa diferença.
O primeiro motivo que eles listam é o fato de serem ferramentas e métricas diferentes, outro fator muito importante é a duração da sessão (mencionada anteriormente), diferentemente dos cliques, ela será computada diversas vezes.
Acrescento também o fato de que o Analytics precisa que o hit ocorra para computar a sessão, se por algum motivo o site não carregar o GA, aquela sessão jamais será contada.
Esses são os principais pontos sobre as sessões do Google Analytics. Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas de trabalho e ajude o Bluelinks a tornar as informações mais acessíveis!