Google Trends: o que é e como funciona

Google Trends

Entender tendências, comportamentos e pesquisas das pessoas são algumas das tarefas mais importantes para analistas de dados e profissionais de marketing. Afinal, são esses dados que ajudam a expandir o alcance da marca e também o número de vendas.

Nesse contexto, o Google Trends se torna uma das ferramentas mais importantes da atualidade, pois além de disponibilizar uma série de dados, ainda é gratuito.

Saiba tudo sobre a ferramenta de tendências do Google no post de hoje.

O que é

O Google Trends é uma ferramenta que mostra os termos mais populares e a tendência de busca para uma determinada palavra-chave. A ferramenta está disponível em todos os países em que o Google possui atuação e pode apresentar dados desde 2004, ano de lançamento da mesma.

É importante reforçar que o Google Trends não apresenta resultados absolutos, apenas estimativas de pesquisas com base no tempo, localização e comparação entre termos.

Como funciona o Google Trends?

Na prática a plataforma disponibiliza uma amostra (anônima) de pesquisas realizadas no Google e outros buscadores da empresa, todos os dados são agrupados e categorizados de acordo com o tipo de pesquisa. Em muitos casos é possível verificar também uma desambiguação do termo no momento em que as palavras estão sendo digitadas na ferramenta:

Desambiguação Google Trends

Ao realizar uma pesquisa, a plataforma exibe um gráfico com a tendência de pesquisa ao longo do tempo, é possível filtrar e escolher períodos personalizados, além de selecionar um país, cidade ou estado, e também as categorias mencionadas anteriormente.

Google Trends

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens de se utilizar o Google Trends em uma empresa é a possibilidade de enxergar tendências de pesquisa para a marca ou produto principal.

O chocolate, por exemplo, é muito buscado nos períodos da Páscoa e Natal. O reality show Big Brother Brasil também possui uma busca extremamente sazonal, ativa apenas durante o período de exibição do programa.

Portanto o Trends pode ser utilizado para enxergar oportunidades de SEO e Ads, e possíveis fraquezas que devem ser trabalhadas ao longo do ano.

Além disso, é uma ferramenta muito boa para definir nomes de produtos. Está em dúvida entre “vaso sanitário” e “bacia sanitária”? O Trends pode ajudar.

Quando se trata de desvantagens, é importante destacar que não existe um detalhamento de quantas buscas são realizadas por mês e nem mesmo quais os melhores resultados, algumas ferramentas pagas fornecem esse tipo de informação, como a Semrush e Systrix.

Como usar o Google Trends

O uso do Trends é extremamente simples, basta acessar o site, digitar um termo, escolher o período, localização e demais filtros se necessário.

É possível conferir o interesse por sub-região, sendo 100 a região com maior interesse, também é possível verificar assuntos e pesquisas relacionadas que estão em alta.

Todos esses dados podem ser baixados em CSV, incorporados em HTML ou até mesmo compartilhados por redes sociais e aplicativos de mensagem.

Termos mais pesquisados do Brasil em 2022

Em um ano marcado por eleições, Copa do Mundo e um pós-pandemia, a paixão pelo futebol tomou conta do interesse dos brasileiros. 5 dos 10 termos mais pesquisados foram sobre futebol, enquanto outros 3 foram sobre as eleições e os dois “intrusos” sobre BBB e Banco Central.

  1. Eleições 2022
  2. Copa do Mundo 2022
  3. Brasileirão
  4. BBB 22
  5. Lula
  6. Flamengo x Corinthians
  7. Banco Central
  8. Copinha
  9. Série B
  10. TSE

Para efeito de comparação, o evento mais marcante de 2021 foi a perda da cantora Marília Mendonça.

Pesquisas mais populares de 2021

  1. Marília Mendonça
  2. Eurocopa
  3. Palmeiras
  4. Libertadores
  5. Brasileirão
  6. Corinthians
  7. Copa do Brasil
  8. MC Kevin
  9. Copa América
  10. Lázaro Barbosa

Bateu a curiosidade? Dê uma olhada na ferramenta e faça seus testes, mas não se esqueça de voltar aqui no blog para aprender coisas novas! 😉