Quanto investir no Google Ads?

Google Ads Quanto investir

O Google Ads não para e nós também não! Já falamos sobre a plataforma e como anunciar no Google Ads. Porém, depois de montar seu anúncio, vem a parte mais importante: o dinheiro.

Para evitar que o anúncio comece errado, vamos explicar quanto investir no Google Ads de modo planejado para que seu investimento tenha retorno garantido.

Como definir quanto investir no Google Ads

Antes de tudo, uma coisa precisa ser reforçada: não se investe na base da emoção! Um bom planejamento financeiro aliado a alguns pontos são fundamentais na busca pelo melhor resultado.

Com R$ 5,00 por dia o anúncio já está no ar. Mas há a certeza de que terá o retorno do investimento? Na maioria das vezes, não.

Na hora de investir no Google Ads, não existe a palavra “depende”, como em algumas coisas na vida. Mexer com dinheiro exige soluções mais assertivas.

O que vamos apresentar abaixo são dados que devem ser considerados em todos os segmentos do mercado, de forma a trazer mais clientes a menos custos.

Vamos conferir os dados que devem ser levados em conta para saber quanto investir no Google Ads.

Dados para investimento no Google Ads

Um bom investimento que traga retorno para o negócio a partir dos anúncios no Google deve considerar:

Público-alvo

Primeiramente, antes de fazer qualquer anúncio, é preciso definir quantas e quais pessoas você quer alcançar. Por isso, existe o estudo de público-alvo do negócio.

Com esse estudo, conhecemos os interesses e perfis dos clientes, além de taxas de conversão de cada um deles.
Se o objetivo da sua campanha é uma venda direta, há a taxa única dada pela relação entre número de visitantes e o número de vendas realizadas.

2000 / 30 = 1,5% dos visitantes se tornam clientes

Se a campanha é indireta, ou seja, o resultado é um potencial contato comercial, ou Lead, o resultado é a quantidade de acessos pelo número de contatos conquistados.

Nesse caso, é necessário saber a taxa de conversão da landing page, página criada especificamente para esse contato.
Sabendo quanto essas pessoas visitam a página e se tornam Lead, é verificado o quanto se converte em oportunidade qualificada e o quanto a oportunidade se torna um cliente efetivo.

5000 / 40 = 0,8% dos visitantes se tornam leads
40 / 20 = 50% dos leads se tornam leads qualificados
20 / 5 = 25% dos leads qualificados se tornam clientes

Ou diretamente:
5000 / 5 = 0,1% dos visitantes se tornam clientes

Depois de saber tudo isso, vamos ao próximo passo.

As palavras-chave

Esta tarefa exige muita pesquisa e planejamento. Afinal, para estimar o investimento, é preciso saber quantos cliques serão necessários nos anúncios para dar lucro e como obtê-los.

Na hora de selecionar a palavra-chave, é necessário avaliar o volume de busca, ou seja, a quantidade de buscas que existe por mês, a concorrência, e um dado fundamental: o CPC (Custo por clique). Quanto menor for esse custo e a concorrência da palavra chave, melhor será a relação custo X benefício.

Metas reais

Não adianta pensar em criar anúncios de impacto e que tenham custo baixo por clique sem ter metas definidas de conversão em Leads, afinal, a maioria dos anúncios visam gerar receita para as empresas.

Ainda possui dúvidas sobre quanto investir no Google Ads? Continue lendo os artigos ou procure uma agência Google Partner e tenha o melhor acompanhamento.

Para quem procura por uma alternativa, existe também o Facebook Ads.

Até lá!