Google Partner: como conquistar seu certificado

Google Partner e Partner Premier

Ao longo desta série de artigos, abordamos os principais tópicos sobre o Google Ads, a maior plataforma de anúncios do mundo, e a importância de ter apoio especializado.

Mas chegou a hora de falar sobre assuntos mais avançados, como a certificação Google Partner. Hoje, vamos explicar o funcionamento desse programa do Google e como você consegue essa certificação.

O que é o Google Partner

O programa de parceria da gigante da internet é destinado a agências de marketing digital e profissionais do setor capacitados no fornecimento das soluções Google.

O selo é a marca de que o profissional ou a agência teve  aprovação nos exames de certificação do Google Ads e tem conhecimento especializado nas demais soluções da marca. O uso da plataforma de anúncios já credencia o responsável a participar do programa de parceiros.

Os requisitos para ser parceiro são altamente exigentes. Tanto em conhecimentos técnicos como em alcance de resultados.

Existem duas certificações disponíveis: a certificação Google Partner e o Premier Google Partner, o selo mais exigente de todos. Com o programa, é possível se especializar em uma ou mais áreas dentro da publicidade Google Ads, a saber:

  • Rede de Pesquisa;
  • Vídeo;
  • Display;
  • E Shopping.

Realizados os cursos, o profissional passa por exames, todos gratuitos, nos quais o examinado é avaliado sobre os conhecimentos adquiridos durante o curso.

É necessário ter mais de 70% de aprovação. Porém, só é possível fazer o exame se tiver um membro da agência que tenha a certificação do Google Ads. Não basta apenas passar na prova. Em seguida, o Google avalia o desempenho da empresa a partir da receita de anúncios e a carta de clientes que usam a plataforma de anúncios.

Os indicadores de desempenho são levados em conta, como a qualidade das campanhas e o CTR. O investimento é outro fator preponderante. O valor atual exigido é o investimento mínimo de US$ 10 mil dólares nos últimos três meses. Convertendo em reais, são mais de R$ 50 mil reais investidos em Ads.

E por fim, a conta do administrador deve estar ativa há 90 dias e com investimentos em 60 dias nesse período.

Com tantas exigências, quais são os benefícios do Google Partner? Confira!

Benefícios do Google Partner

Além da credibilidade diante do mercado e equipe mais capacitada na elaboração de campanhas que se destaquem, há mais 5 benefícios em ser parceiro do Google:

  • Selo Google Partner em seus materiais, o que por si só gera alta relevância diante da concorrência;
  • Suporte especializado e dedicado do Google Partners;
  • Entrar no marketplace do Google, onde todas as empresas certificadas fazem parte;
  • Conteúdo exclusivo e personalizado;
  • Premiações, de cupons exclusivos no AdWords até viagens para o Vale do Silício, sede do Google.

Como participar do Google Partners

Para fazer parte do programa de parceiros, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Crie uma conta no Google (caso não tenha) e ative todos os serviços, incluindo Analytics e Search Console;
  2. Monte uma MCC (Minha Central de Clientes), onde é possível gerenciar todos os clientes com um login;
  3. Faça o cadastro dentro do Google Partners, preenchendo o formulário de cadastro da sua empresa ou dos seus serviços;
  4. Confirme a propriedade do seu site via Search Console.

Observação: Caso sua agência tenha funcionários, todos deverão fazer o cadastro e vinculação dentro do Google Partners.

Finalmente, percebemos o quão importante é confiar nos serviços de divulgação do seu produto e serviços com parceiros certificados do Google.

Até a próxima!