O ano de 2019 foi um divisor de águas para o mercado de podcasts, vimos uma profissionalização ainda maior que o ano anterior e as gigantes da comunicação finalmente ingressaram nesse novo meio.
A colaboração do Spotify e Deezer também vieram a calhar. Aproximadamente 114 milhões de pessoas foram expostas à esse universo. Quero apresentar os principais podcasts para quem quer se informar sobre marketing digital.
Os melhores podcasts
A lista a seguir foi baseada na quantidade de ouvintes, temas abordados nos programas e claro, credibilidade dos produtores quando se trata de marketing digital.
Trendcast — Agência de Bolso
Comandado por Vinicius Gambeta e com diversos participantes conhecidos no mercado. O Trendcast é voltado para freelancers, pequenas agências e estudantes de marketing.
Os programas abordam temas quentes do cenário das agências, dicas para aprimorar estratégias dos clientes, previsões para o mercado, ideias para organizar projetos e muitos outros assuntos relacionados ao marketing.
O tempo médio de episódios é de 50 minutos para entrevistas e 15 minutos para drops.
Takeaways — Cássio Politi
Esse é o tipo de programa que indico para todos. Ele é curto, direto e muito educativo. O Cássio costuma comentar sobre livros e eventos que ele participa, além de pesquisas divulgadas por empresas consolidadas no mercado.
O tempo médio de episódios é de 4 minutos.
Organicast — Gabriel Nunes
A premissa desse podcast também é muito legal: falar exclusivamente sobre o mercado de SEO. Em seus 5 episódios publicados, tiveram temas como “Mercado de SEO em Portugal”, “Inbound + SEO” e “Trabalhar em agência ou in-house?”
Por se tratar de um projeto novo, os integrantes ainda não conseguem se dedicar exclusivamente ao programa.
O tempo médio de episódios é de 50 minutos.
Authority Hacker — Gael Breton e Mark Webster
Podcast comandado por dois mestres do marketing e empreendedores. Abordam temas polêmicos e novidades, mostrando sempre que entendem do assunto apresentando números.
Foi com eles que aprendi boa parte do que sei sobre SEO Local e onde aplicar esforços.
Como próprio nome diz, o programa é inteiramente em inglês, vale salientar.
O tempo médio de episódios é de 40 minutos.
Podcast-se — Comunique-se
Mais um podcast sobre marketing digital comandado por Cássio Politi, aqui a mando do pessoal da Comunique-se, empresa de assessoria de imprensa proprietária do DINO e Influency.me.
Apesar de ter uma premissa similar ao Takeaways, esse programa tenta abordar um pouco mais o lado de RP e a visão mercadológica do marketing.
O tempo médio de episódios é de 25 minutos.
Marketing School — Neil Patel e Eric Siu
Assim como no mundo dos blogs, Neil Patel também produz conteúdo em larga escala para podcasts.
O Marketing School publica diariamente conteúdo para auxiliar empresários e profissionais do marketing a se posicionarem na internet.
Vale lembrar que os programas são todos em inglês e até o momento nenhuma plataforma de podcast possui a opção de legendas.
O tempo médio de episódios é de 10 minutos.
Marketing Scoop — SEMrush
A maior plataforma de marketing digital do mundo não poderia ficar de fora, certo? O podcast da SEMrush é comandado por David Bain e Judith Lewis. Eles trazem as principais notícias do marketing e possíveis impactos nas empresas.
O tempo médio de episódios é de 20 minutos.
Onde ouvir seus podcasts
Existem plataformas para computador, mobile e a maioria dos programas disponibilizam os episódios para download no próprio site. Entretanto, algumas plataformas se destacam:
- Spotify
- Deezer
- Apple Podcasts
- Google Podcasts
- Stitcher
- Castbox
- Player.fm
Outros podcasts interessantes
Não é só de marketing digital que vive o profissional do setor. É sempre bom se atualizar a respeito de negócios, ideias e tecnologia. Por isso, listei também podcasts que podem te ajudar na descoberta de um novo recurso:
- Carreira sem Fronteiras;
- Lidercast
- PodProgramar;
- Like a Boss;
- Código Aberto;
- DEV na Estrada.