Usabilidade: conceito e para que serve

Usabilidade

Diversos conceitos do design estão presentes em nosso dia a dia e muitos de nós sequer percebem o quanto discutimos sobre usabilidade, estética, acessibilidade e experiência do usuário.

Sendo assim, neste artigo você aprenderá um pouco mais sobre a usabilidade de um site e a importância de sua aplicação. Continue lendo!

O que é usabilidade?

Em linhas gerais, usabilidade é a facilidade com que uma pessoa pode usar um produto ou sistema para atingir um objetivo específico com eficácia, eficiência e satisfação em um determinado contexto de uso.

Quando um site ou aplicativo possui boa usabilidade, é possível encontrar rapidamente o que buscamos, sem nos gerar dúvidas relacionadas às principais funções. Esse fator é muito positivo para a empresa, já que, consequentemente, gera satisfação ao cliente e maior possibilidade de conversão em compras, gerando vendas e consequentemente lucro.

Para Jakob Nielsen, um dos principais consultores de usabilidade na web, a usabilidade é definida da seguinte maneira: “Usabilidade é atributo de qualidade para avaliar a facilidade de uso de uma interface”.

Smart Fit

Esse é o layout do site da rede de academias Smart Fit, é um site simples, mas com uma boa usabilidade, pois logo no início já é possível saber onde se matricular, onde estão as academias e como se tornar um franqueado.

Princípios da usabilidade

Os conceitos mais importantes são discutidos por diversos especialistas, mas todos se concentram em oferecer uma boa experiência e clareza de tudo que acontece na tela, de coisas boas a ruins, como erros.

Para Wilfred J. Hansen, os princípios incluem conhecer os usuários, minimizar memorização, otimizar operações e possuir boas mensagens de erro.

Já para Jakob Nielsen e Donald Norman consideram a visibilidade de status do sistema; correspondência entre o sistema e o mundo real; liberdade e controle do usuário; consistência e padrões; prevenção de erros; reconhecimento em vez de memorização; eficiência e flexibilidade de uso; estética e design minimalista; ajudar os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem; ajuda e documentação. Saiba mais sobre as 10 Heurísticas de Nielsen.

Testes de Usabilidade

Com o objetivo de avaliar a usabilidade, é comum que designers e programadores proponham a criação de testes para experimentar se de fato aquele site ou app funciona da maneira que deveria. É observação prática de usuários reais para medir o nível de satisfação com a ferramenta e encontrar possíveis dúvidas ou bugs, no geral, o acompanhamento pode ser dividido em 3 tipos:

  1. Moderado: administrado por um profissional que realiza o acompanhamento aos participantes, tirando suas dúvidas.
  2. Remoto: como o próprio nome já diz, são testes feitos pela internet ou telefone e exige a presença de um pesquisador (a) de UX.
  3. Exploratórios: esses são abertos, os participantes são convidados a discutir sobre diversos tópicos

Métodos de avaliação

Após definir o tipo de teste que será realizado, é preciso determinar qual será o formato da avaliação, se ela será mais livre ou roteirizada. As mais comuns são a entrevista e o card sorting.

Entrevista

É um método utilizado quando o entrevistador formula perguntas para o entrevistado a fim de obter dados sólidos. Dentro dessa categoria, existem quatro tipos: aprofundada, centrada, semiestruturada e clínica.

A entrevista aprofundada surge a partir de um tema geral, sem uma estruturação específica. Já a centrada surge a partir de temas específicos.

A semiestruturada é feita a partir de um pequeno número de perguntas abertas, já a última, é feita a partir da personalidade do entrevistado, com uma função sociopsicológica.

Card Sorting

O Card Sorting, também conhecido como classificação ou ordenação de cartões, funciona como uma dinâmica onde os participantes manipulam os cartões em grupos e organizam em categorias, explicando os motivos e a lógica pelo qual fizeram determinadas escolhas.

Testes A/B

Neste método, duas versões diferentes de um produto ou sistema são apresentadas aos usuários, e seus comportamentos são comparados para determinar qual versão é mais eficaz e fácil de usar.

Conclusão

Conforme foi observado, a usabilidade de um site, aplicativo ou qualquer interface é essencial para que os clientes consigam navegar e encontrar os produtos ou serviços ofertados pela empresa de maneira rápida e prática.

Se os usuários do seu site ou aplicativo precisam decorar telas, caminhos ou possuem dúvidas sobre algum funcionamento, é importante investir o quanto antes em testes e análises.

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