O SEO, assim como muitas outras estratégias de marketing digital, exige um objetivo, análises, metas e acompanhamento. O planejamento de SEO é uma das etapas principais para elaboração de uma estratégia sólida e que traga resultado por muito tempo, confira agora como elaborar o seu plano.
O que é um plano de marketing?
Plano de marketing é um documento que serve de guia para nortear as ações de uma empresa para atingir determinados objetivos. Na prática, o plano pode ser utilizado para uma campanha, como a Black Friday; em marcas novas, como a Renner quando alterou o nome da Blue Steel para Youcom; ele também pode ser utilizado para lançamento de novos produtos.
Mas e dentro do SEO? Faz sentido ter um plano de SEO para cada marca ou produto?
Plano de marketing em SEO
Boa parte dos planejamento de marketing de conteúdo e SEO só levam em conta o calendário editorial ou auditorias, mas isso só cobre parte do trabalho. Como dito anteriormente, não é porque é uma estratégia digital que não deve ter um planejamento completo.
Claro que a criação de uma única landing page não precisa de algo tão robusto, mas a inauguração de uma loja online, nova seção no site e algumas novidades, principalmente com grandes expectativas comerciais, devem ter um planejamento e de preferência alinhado com a comunicação offline.
Etapas do plano de SEO
A estrutura básica segue a premissa do plano de marketing tradicional: análise de ambientes, definição de personas, posicionamento de mercado, definição da marca, objetivos e metas, estratégias de marketing, implementação, acompanhamento e otimizações. Saiba um pouco mais sobre essas etapas.
Análise de ambientes
Entender o ambiente e o contexto atual é o primeiro passo para entender onde está, onde quer chegar e o que deve fazer para chegar lá.
A análise de ambiente de SEO leva em conta os fatores internos e externos, também conhecidos como SEO On Page e Off Page.
Destaco 4 análises interessantes para esse caso:
- Auditoria SEO para encontrar todos os erros do site e outras oportunidades não aproveitadas;
- Análise de perfil de backlinks para entender os sites que fazem ligação e se não são prejudiciais à empresa;
- Benckmark com dados de tráfego orgânico estimado, palavras-chave, backlinks, velocidade e outros dados do seu site e dos principais concorrentes.
- Análise SWOT para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. É um exercício muito interessante para encontrar pontos de melhoria.
Exemplo de análise SWOT publicada no Search Engine Land
Definição de Personas
Entender quem é o público-alvo que consome o conteúdo e adquire produtos e serviços é um ótimo passo para saber como alcançar esse público. A criação de personas para o negócio é ainda melhor, pois “dá uma cara” aos possíveis compradores.
Ao definir uma persona é interessante levar em conta os dados demográficos, como idade, gênero, estado civil, renda, ocupação e nível de escolaridade; dados geográficos, como bairro, cidade ou estado; dados psicográficos, como estilo de vida e comportamento.
Posicionamento de mercado
O posicionamento de mercado nada tem a ver com o posicionamento no Google, ele serve como um direcionador do que explorar na estratégia de conteúdo e está relacionado ao tópico anterior, pois toda empresa deve se posicionar de maneira que atenda seu público-alvo ou persona.
Exemplo:
- A empresa X atende clientes finais, por isso expõe informações diretas e práticas em seu site. Ela pode trabalhar com artigos no blog ou vídeos ensinando a utilizar um produto.
- A empresa Y atende profissionais e especialistas, por isso precisa exibir dados mais técnicos sobre seus produtos. Além dos dados técnicos do produto, ela pode criar artigos comparativos demonstrando que esse produto é melhor que outros do mercado.
Não existe certo ou errado, são posicionamentos diferentes e que devem ser levados em conta na elaboração de uma estratégia. Ele também pode ajudar na escolha de quais canais devem ser trabalhados e como.
Definição da marca ou domínio
Se a sua empresa não possui um site, pode começar por aí. É importante registrar a marca, se possível e também adquirir um domínio por meio do registro.br. Esse domínio será o endereço do site na internet.
Após o registro de domínio é importante verificar informações sobre identidade visual, tipografia, logo, slogan e afins.
Objetivos e metas
Assim como mencionado na análise de ambientes, é importante saber para onde quer chegar para saber o que deve ser feito. Existem diversas formas de criar metas e objetivos, uma das mais conhecidas é a criação de metas SMART.
No artigo Grupo ou equipe existe um exemplo de meta criada para motivar uma equipe:
S (específica) – aumentar em 20% o tráfego orgânico do site
M (mensurável) – ter ferramentas e dashboards para acompanhar a evolução
A (atingível) – é alcançável com base na nossa força de trabalho e histórico
R (relevante) – faz sentido para as pessoas e para o negócio
T (temporal) – 1 ano é um prazo interessante para a empresa e envolvidos
Estratégias de marketing
Todas as estratégias devem levar em conta a força de trabalho disponível ou verba aprovada para contratação de terceiros.
Alguns exemplos de frentes que podem ser atacadas em SEO:
- SEO On Page;
- Blog;
- Textos em produtos e categorias;
- Link Building (interno e externo);
- Otimização de tempo de carregamento;
- Melhorias de UX.
O ideal é que todas essas frentes recebam atenção, mas algumas coisas podem receber uma prioridade maior ou menor de acordo com as análises efetuadas anteriormente.
Implementação
Apesar de parecer simples, essa etapa é muito importante, pois pode causar confusões dentro da empresa. É aqui que o “como chegar” é formalizado.
É preciso destacar quem ficará responsável por cada uma das atividades acima, como irá tratar, por quanto tempo, qual o custo estimado (material e profissional) e quem mais poderá interagir, apoiar ou ameaçar essa implementação.
Acompanhamento e otimização
A última etapa do plano de SEO é a etapa de acompanhamento das metas definidas anteriormente e possíveis correções e otimizações.
É importante definir uma forma padrão para que todos acompanhem os mesmos dados, seja pelo Google Analytics, Google Search Console, SEMrush, Looker Studio, PageSpeed ou outras ferramentas, pois muitas vezes acaba surgindo um ruído na comunicação quando a definição não é clara.
Conclusão
O plano de SEO é fundamental para que toda a empresa saiba sobre o andamento de um projeto de otimização de sites, ele evita falhas de comunicação, frustração com base em expectativas e também desvios da estratégia.
Escolha as melhores ferramentas para o seu time e crie o seu para o próximo ano!