Essa é a primeira série mensal aqui do blog, onde trarei as principais novidades do Google, assim todos poderão acompanhar a evolução das ferramentas, algoritmos e mudanças divulgadas nos canais oficiais da gigante de Mountain View.
Novo relatório de estatísticas de rastreamento no Search Console
O Google lançou uma nova versão do relatório de estatísticas de rastreamento, essa ferramenta permite que os desenvolvedores entendam melhor o comportamento do Googlebot dentro dos sites.
Agora é possível verificar o status do(s) host(s) nos últimos 90 dias, checar disponibilidade do arquivo robots.txt, resolução de DNS e a conectividade com o servidor.
Além disso, agora é possível detalhar as solicitações de rastreamento por resposta do servidor, sendo ela 200, 30X, 40X ou 50; por tipo de arquivo, categorizados em HTML, CSS, JavaScript, Imagem e outros; por finalidade, ou seja, para atualizar ou adicionar novas páginas; por tipo de Googlebot.
Para finalizar, a ferramenta traz três gráficos muito úteis, principalmente para sites com muitas páginas e uma demanda alta de rastreamento.
- A primeira traz quantas solicitações de rastreamento nos últimos dias, possibilitando a visão diária;
- A segunda possui o tamanho do download em bytes, isso permite entender melhor a quantidade de arquivos baixados do servidor;
- A terceira e última exibe o tempo médio de resposta do servidor, isso pode ajudar na hora de decidir se vale a pena trocar de hospedagem ou implementar tecnologias como CDN.
Principais métricas da Web e experiência da página
Outra novidade por parte do Google é a confirmação de que as principais métricas da web (Core Web Vitals) farão parte de um conjunto de fatores que definirá a experiência do usuário na página a partir de maio de 2021.
Composição das principais métricas:
- Carregamento (Largest Contentful Paint): métrica que calcula quanto tempo o site demora para exibir o maior conteúdo na tela;
- Interatividade (First Input Delay): métrica que mede o tempo desde a primeira interação do usuário (clique em link, botão ou menu) até o momento em que o navegador pode responder à interação;
- Estabilidade Visual (Cumulative Layout Shift): métrica que examina a instabilidade do conteúdo como imagens, iframes e outros elementos de layout.
Esses fatores foram agrupados com o Mobile Friendly, Safe Browsing, HTTPS e Intersticiais Intrusivos (pop-ups) e agora compõem os indicadores da experiência na página.
Conteúdo não AMP no Google Notícias
Apesar de não chamar muita atenção para o assunto, o Google passará a aceitar páginas não AMP na aba de Notícias. Essa mudança é importante para trazer mais conteúdos de valor para esse canal pouco explorado até o momento.
Vale ressaltar que mesmo com essa liberação, os desenvolvedores ainda devem seguir as Políticas de Conteúdos do Google Notícias.
Adeus, Google Webmasters e olá, Central da Pesquisa Google
Após mais de 2 décadas utilizando o termo webmaster, o termo acabou caindo em desuso e aos poucos foi substituído por outros. Essa mudança começou pelo Google Webmaster Tools que foi substituído pelo Search Console em 2015, agora chegou a vez de mudar toda a comunicação do time de pesquisa do Google.
Já é possível acessar o novo endereço do blog, agora incorporado à Central, junto aos demais documentos que auxiliam quem ainda não sabe o que é SEO, diretrizes e como começar.
Os perfis das redes sociais agora são @googlesearchc no Twitter e Google Search Central no Youtube.