Novidades do Google em Março de 2021

Novidades do Google em Março de 2021

No mês de março, o Google anunciou diversas melhorias e projetos para melhorar a resposta das buscas. As novidades incluem novas marcações de dados estruturados, melhoria no News Showcase e uma alternativa aos cookies, confira agora os detalhes de cada um desses pontos!

Novidades para sites educacionais

A pandemia evidenciou que temos muito a evoluir quando se trata de educação à distância, a infraestrutura das escolas e alunos possui pontos de melhoria, os sistemas online precisam ser revisados e até mesmo o Google precisa trazer respostas mais assertivas, mas não só isso, é importante mostrar o motivo dos valores exibidos quando se trata de educação.

Por isso, o Google passará a exibir duas novas informações no setor educacional.

Marcação de Exercícios

A primeira novidade é a marcação de exercícios, essa nova marcação permitirá que o site destaque exercícios na SERP, assim como as possíveis respostas.

Dessa forma o usuário poderá fazer algumas atividades por ali e optar por continuar no próprio site.

Para adicionar essa marcação, basta utilizar a propriedade Quiz na página de exercício. Saiba mais lendo a documentação no Schema.org.

Marcação de solucionadores matemáticos

Essa marcação deve ser utilizada apenas por solucionadores, como o Mathway e Symbolab. A ideia é que o resultado apresentado pelo Google exiba solucionadores que podem resolver e explicar um determinado problema.

Para adicionar essa marcação, basta utilizar a propriedade MathSolver na página do solucionador. Confira mais detalhes na Central de Pesquisa do Google.

Novos recursos para Vídeos

Assim como publiquei no artigo sobre dados estruturados para SEO, o Google está investindo na forma como o buscador lê o conteúdo e em como disponibilizar isso para os usuários.

A especialista em vídeos, Danielle Marshak, deu 5 dicas para melhorar o desempenho de vídeos no Google:

  1. Garanta que seu vídeo é acessível: todos os vídeos devem conter uma URL própria, título, descrição e texto únicos. É indicado que transcreva o roteiro na página.
  2. Utilize dados estruturados: inclua informações como thumbnails e o conteúdo destacado acima. Se possível, inclua informações sobre os momentos importantes do vídeo.
  3. Inclua thumbnails com alta qualidade: é importante garantir que o Google consiga exibir a sua miniatura, mas mais importante que isso, é  necessário que seja uma imagem com qualidade e que exemplifique bem o conteúdo.
  4. Envie um sitemap de vídeo: crie um sitemap próprio para vídeos, incluindo meta tags, duração, contador de visualizações e outros
  5. Garanta que seus vídeos estão acessíveis: não bloqueie a pasta de vídeos pelo robots.txt e não bloqueie a indexação da página.

Cobertura completa de notícias (Full Coverage)

Google Full Coverage

A qualidade e veracidade das notícias disponíveis na internet continua sendo o foco do Google para os próximos anos. Além da atenção voltada para o Google News Showcase, pensando em garantir o acesso à conteúdos pagos, agora o buscador também exibirá as notícias de forma estruturada, ou seja, todas as novidades sobre um tópico estarão disponíveis para os usuários.

Essa funcionalidade ganhou muito destaque durante a pandemia, basta buscar por COVID que o Google apresenta as últimas informações, estatísticas, mapa de casos, sintomas e muitas outras informações sobre o vírus, depois basta selecionar a parte de notícias e acessar a cobertura completa.

A GIF showing the new experience of Full Coverage in Search

No momento, esse recurso só está disponível nos Estados Unidos, mas em breve será liberado para os demais países.

Google está desenvolvendo uma alternativa para os Cookies, o FLoC

O FLoC, sigla para Federated Learning of Cohorts, é uma alternativa aos Cookies que promete maior transparência e respeito quando se trata de privacidade dos usuários, isso porque ele funciona localmente e utiliza o navegador para analisar o comportamento do usuário e agrupar as pessoas por interesses comuns.

O navegador reinicia os dados periodicamente no dispositivo do usuário e não compartilha essas informações individuais com terceiros. Entretanto, os sites que pagam por anúncios no Google Ads ou Facebook Business poderão fornecer dados do grupo de usuários para as plataformas.

  • Exemplo Cookie: atualmente todos os interesses do usuário XTTZ1 podem ser compartilhados com terceiros de forma que eles possam exibir anúncios que interessem a ele.
  • Exemplo FLoC: os dados serão compartilhados a nível de grupo, ou seja, pessoas do grupo 1130 se interessam por sapatos.

Esse nível de informação já é suficiente para os anunciantes manterem a segmentação e qualidade dos anúncios e não fere a privacidade tão gravemente como os Cookies.

Em resumo, é assim que o FLoC funciona:

Como o FLoC funciona

Saiba mais no artigo original sobre a divulgação e testes desse recurso.

Essas foram as novidades de março, não deixe de conferir os outros artigos da série:

Até a próxima!