Novidades do Google em Fevereiro de 2021

Novidades Fevereiro Google Search Console

O Google evolui constantemente, seja por meio de atualizações de algoritmo, melhorias na interface, alterações na página de resultados ou até mesmo na transparência dos resultados exibidos.

Nessa série, eu busco trazer as principais novidades para quem deseja se informar sobre as mudanças feitas no Google mensalmente. Por exemplo, os resultados de busca estão aparecendo com três pontinhos para você? Confira sobre o que se trata.

Informações sobre o resultado apresentado

Esse recurso está em fase beta nos EUA, por isso provavelmente não deve ter impactado usuários no Brasil, mas desde 01 de fevereiro, alguns resultados estão apresentando um ícone no lado direito que ao ser clicado exibe mais informações sobre o site apresentado na SERP.

As informações normalmente são retiradas da Wikipédia e da própria leitura do site feita pelo Google, ou seja, dados sobre a segurança da conexão, data da indexação e se o resultado é pago ou orgânico.

SERP Sobre o Resultado

Google News Showcase

Outra novidade que também agrega muito para os usuários é a parceria que o Google vem firmando com veículos de imprensa desde o lançamento do News Showcase em dezembro de 2020.

No mês de fevereiro, 3 novos países foram incluídos no programa: Reino Unido, Argentina e Austrália. Os principais jornais incluídos foram: The Canberra Times, The Illawarra Mercury, The Saturday, The Financial Times, Iliffe Media, The Independent, Clarin, La Nación e Perfil.

O News Showcase é uma iniciativa do Google para ofertar notícias verificadas e atualizadas na página inicial do Google News, busca e tela inicial do app para iOS e Android. Além disso, essa iniciativa auxilia financeiramente os jornais locais com o método de inscrição via Google.

Dessa forma todos ganham, o famoso win-win, o Google dá destaque para notícias verdadeiras e tira o foco das fake news, os jornais são beneficiados financeiramente e os usuários recebem notícias sem serem incomodados por paywall e outras restrições de assinatura.

Inteligência artificial e transcrição de conteúdo produzido por rádios

Ainda no campo de notícias, o Google anunciou uma parceria com a rádio KQED, a mais popular dos Estados Unidos, para auxiliar no teste e desenvolvimento de uma inteligência artificial que consegue transcrever o conteúdo transmitido pela rádio e disponibilizar para indexação.

Não é novidade que os buscadores estão evoluindo muito na interpretação de conteúdo multimídia, hoje o Google já consegue identificar placas, sinais, rostos, animais, sons e até mesmo realizar uma transcrição automática de vídeos do Youtube e de alguns podcasts.

Entretanto, essa parceria visa uma transcrição com extrema qualidade e precisão, pois as notícias exigem uma maior exatidão no que é informado, por isso não é possível tolerar problemas que existem em textos gerados automaticamente no Youtube.

Para esse trabalho o Google está contando com a ajuda da KUNGFU.AI, uma empresa especializada em aprendizado de máquina aplicado.

Por se tratar de um projeto novo, provavelmente enxergamos um reflexo dessa atividade somente daqui alguns anos.

Associação de serviços no GSC

Os usuários do Google Search Console finalmente poderão conectar contas de outras plataformas. A página de associação de contas foi totalmente remodelada e agora está mais dinâmica e completa.

É possível associar a conta do GSC com:

  • Google Analytics;
  • Google Ads;
  • Youtube;
  • Play Store;
  • Chrome Web Store;
  • Actions do Google Assistant.

Conclusão

É possível notar que o Google está tornando o acesso à informação mais agradável e tornando possível que os produtores de conteúdo gerenciem todas as informações com mais facilidade.

O que você achou dessas novidades? Compartilhe nas redes sociais com a sua opinião.

Até a próxima!