Infoprodutos: o que são? Ainda vale a pena atuar neste mercado?

Infoprodutos

O marketing digital é um mercado que está em alta, e que se popularizou tanto pela possibilidade de trabalhar com a internet quanto pelo marketing de afiliados, e é justamente aqui que surgem os infoprodutos.

Embora muitas pessoas acreditem que o marketing digital e o marketing de afiliados seja uma farsa, ou ainda, esquema de pirâmide, este mercado é um dos que mais crescem aqui no Brasil.

Segundo a pesquisa da consultoria IDados, mais de 4,5 milhões de brasileiros trabalham online, direto de casa, e em 2020, a busca por capacitações na área aumentou mais de 200%.

Sendo assim, é possível perceber que o mercado dos infoprodutos está em movimento, e ele pode ser uma oportunidade para dar um up na sua carreira.

O que são infoprodutos?

Primeiramente, devemos dizer que a internet transformou o modo como consumimos, e inclusive, buscamos informações e educação. E isso fica claro quando pensamos nas mais diversas notícias e conteúdos que temos espalhados pela internet.

Hoje, é muito simples comprar um curso e construir novos conhecimentos, já que a internet nos possibilita isso.

E aqui temos os infoprodutos, que nada mais são do que produtos digitais voltados para a construção do conhecimento em qualquer tema.

Sendo assim, estes produtos podem ter diversos formatos, como, por exemplo, os e-books, cursos online, manuais, mentorias, videoaulas, dentre outros.

Assim, a principal característica desse tipo de produto é a sua disponibilidade online e o acesso à qualquer momento, facilitando assim o acesso ao conhecimento.

Tipos de infoprodutos

Existem vários tipos de infoprodutos, e é completamente possível trabalhar com eles e construir uma carreira como infoprodutor.

A seguir, vamos falar detalhadamente sobre os principais tipos de infoprodutos disponíveis no mercado.

  • E-books, que são mídias mais curtas e podem ser entendidas como uma espécie de livro online, que pode ser baixado para qualquer dispositivo é acessado quando você quiser;
  • Cursos online e videoaulas, que possuem um tema principal, mas contam com uma série de aulas acerca do tema, podendo ou não ter certificado;
  • Audiobooks, que são livros narrados, resumidos e que geralmente possuem o formato de MP3;
  • Podcasts, que lembram muito os programas de áudio, e que também possuem o formato de áudio, mas podem ter o formato de entrevistas, discussões ou diálogos;
  • Sites exclusivos para assinantes, onde o público paga um valor mensal para ter acesso à conteúdos exclusivos, sejam em formato de áudio, videoaulas, dentre outros.

Perceba que existem vários tipos de infoprodutos, e que você pode dar início à sua carreira com qualquer um deles, basta ter planejamento e uma estratégia de marketing digital concisa.

Entretanto, é importante estar atento aos detalhes, como os direitos autorais do seu infoproduto e o seu patenteamento, tanto para não ser acusado de plágio quanto ter o seu conteúdo copiado e distribuído.

Como criar um infoproduto

Criar um infoproduto é mais fácil do que você imagina, desde que você tenha tudo muito bem-planejado. Para facilitar a sua jornada, trouxemos aqui alguns passos que você pode seguir para criar o seu infoproduto.

Primeiro, escolha um bom tema

Para ter um bom infoproduto, é importante que você escolha um tema com o qual tenha afinidade, para assim escrever ou falar com afinidade.

Este ponto é importante porque está diretamente ligado com a sua atuação no mercado digital e com as estratégias de marketing, que falaremos a seguir.

Sendo assim, escolha um tema que você tenha vasto conhecimento e consiga produzir um conteúdo rico, pois assim irá agregar valor para o seu infoproduto.

Defina o formato do seu infoproduto

Definido o tema, escolha o melhor formato para o seu infoproduto. Pense da seguinte forma: se você não possui muita experiência neste mercado, um e-book é uma excelente opção por ser fácil de produzir e comercializar.

Mas claro, é essencial considerar a necessidade do seu público, pois muitas vezes, o formato que você afinidade pode não ser o desejado pelo público.

Por isso, faça uma pesquisa e observe as dores e necessidade do público, para assim partir para a produção em si.

Defina a plataforma onde você irá hospedar o seu infoproduto

Outro detalhe que faz toda a diferença é a plataforma onde você irá hospedar o seu infoproduto e disponibilizá-lo para venda.

Por isso, escolha uma plataforma que seja de confiança e que ofereça suporte tanto para você quanto para o público, e claro, para os afiliados, se houver.

Podemos citar como exemplos de plataformas de hospedagem a Hotmart, Eduzz, Kiwify, Monetizze, dentre outras.

Invista em estratégias de marketing digital

E claro, não esqueça da divulgação dos seus produtos, pois este é um ponto crucial para o seu volume de vendas.

Existem uma infinidade de estratégias para a divulgação, mas as principais são as redes sociais com posts relacionados ao conteúdo do seu infoproduto, tal como lives e vídeos que fortaleçam a sua imagem e despertem o desejo do público.

PRL: o que é e como funciona

Agora que você já sabe o que é e como criar, vamos falar sobre os infoprodutos PRL.

Este tipo de infoproduto é ideal para quem deseja ter o seu próprio produto, mas não se sente preparado ainda para produzi-lo.

PRL é a sigla de Private Label Rights, ou seja, direitos de marca própria e funciona da seguinte forma: digamos que você deseja começar como infoprodutor, e quer vender um ebook, mas não sabe por onde começar.

Assim, você pode contratar um especialista para produzir este e-book, e distribuí-lo com o seu nome, sem se preocupar com os direitos autorais ou plágio, já que você comprou o produto.

Nessa dinâmica, você pode ter diversos infoprodutos, como, por exemplo, os e-books, revistas digitais, videoaulas e webinários, onde você contrata um palestrante, mas os direitos autorais são seus.

Considerações Finais

Trabalhar com infoprodutos pode ser bastante promissor, desde que você tenha muito claro qual o seu público e como irá divulgar todo o seu trabalho, para assim lançar o produto.

Para saber mais sobre o mundo do marketing digital, acompanhe os nossos conteúdos aqui no blog.