3 Passos para Criar um Infográfico Grátis

Infográfico

Na produção de conteúdo, existem diversos formatos válidos e ricos que podem complementar as suas estratégias de marketing, e o infográfico é um deles.

De acordo com a Alura, 94% dos posts com os elementos ou com apelos visuais possuem maior engajamento do público, isso se dá pelo fato de que as imagens são muito mais fáceis de processar do que os textos.

Sendo assim, vamos falar sobre o que é um infográfico, motivos para utilizá-lo, seus tipos e como criar um modelo grátis. Acompanhe o artigo até o final para dominar o assunto.

O que é um infográfico e por que utilizar?

De modo simples e prático, o infográfico é um tipo de material que une tanto textos simples a figuras e esquemas, com o objetivo de explicar o tema de maneira completa.

Uma das maiores vantagens de utilizar os infográficos é o fato de misturar textos com imagens e assim estimular os dois lados do cérebro.

O lado direito do cérebro é responsável por entender e interpretar figuras, enquanto o lado esquerdo é voltado para o raciocínio lógico e a interpretação dos textos.

Dessa forma, a interpretação do conteúdo é muito mais completa, tornando a leitura muito mais fácil devido à associação das informações que isoladas seriam muito mais complexas.

Nesse sentido, o infográfico cria um tipo de material completamente diferente, contribuindo para um marketing de conteúdo mais rico e estratégico.

Assim, você pode utilizar o infográfico pelos seguintes motivos:

  • Fácil de produzir;
  • Pode ser utilizado tanto para gerar leads quanto para gerar tráfego;
  • Pode ser aplicado tanto no marketing B2C quanto no marketing B2B.

Além disso, existem diversos tipos de infográficos, e cada um deles possui suas vantagens e aplicações apropriadas.

Tipos de infográficos

De modo muito básico, existem 03 (três) tipos de infográficos, sendo eles os estáticos, animados e interativos. A seguir, trazemos detalhes sobre cada um deles.

Infográficos estáticos

O primeiro tipo de infográfico que você pode trabalhar com o seu público são os infográficos estáticos, sendo inclusive os mais utilizados na produção de conteúdos.

Assim, este tipo de infográfico tem como principal característica a mídia estática, ou seja, sem movimento, onde existe a imagem em si e o texto explicando os seus pormenores.

Embora seja muito utilizado, este tipo de infográfico pode ser um pouco mais difícil de ser produzido, já que os dados precisam ser bem organizados para facilitar a leitura e a compreensão de todas as informações.

Além disso, as informações devem ser muito verídicas e selecionadas para que não fiquem confusas. Por isso, devemos estar sempre atentos aos espaços, estilos da fonte e os respiros para que a imagem não fique poluída.

Infográficos animados

Outro tipo de infográfico são os animados, onde as informações e as imagens se movem, podendo ser muito mais fácil de ler e mais agradável aos olhos.

Nesse sentido, os infográficos animados podem ser em formato de vídeo ou em GIF, que são imagens que se movem.

Sendo assim, você pode selecionar as imagens e o texto, produzir um GIF e tornar o conteúdo muito mais dinâmico e interessante.

Infográficos interativos

Por último, temos os infográficos interativos, que são o tipo mais complexo, já que envolve vários recursos, como, por exemplo, animações e itens de programação.

A principal ideia desse tipo de infográfico é possibilitar que o público interaja e manuseie o infográfico, passeando pelas informações e utilizando-o como desejar.

Um dos exemplos mais ricos e mais populares desse tipo de infográfico são os que são produzidos pela revista Superinteressante, que permite esse tipo de interação.

Infográfico Superinteressante

Sabendo quais são os tipos existentes, vamos falar sobre o processo de criação.

Como criar um infográfico

Finalmente, chegou a hora de aprender a criar o seu próprio infográfico e oferecer conteúdos ricos e em um formato diferente.

Sendo assim, antes de criar o seu infográfico, é necessário conhecer o seu público, definir os seus objetivos e assim escolher quais conteúdos serão produzidos nesse formato.

Faça o esboço

Nesse sentido, o primeiro passo é fazer esboço do seu infográfico, anotando os seguintes detalhes:

  • Para quem será este material e qual a persona que irá consumi-lo?
  • Quais as dores do meu público e como posso ajudá-los com esse infográfico?
  • Quais os objetivos da produção desse tipo de conteúdo?

Ao responder estas perguntas, você terá uma ideia básica de como as informações serão escritas e organizadas.

Esquematize o infográfico com as suas ideias e a ordem da apresentação

Em seguida, é o momento de esquematizar as suas ideias principais, e isso pode ser em um papel, uma apresentação de slides ou em um documento escrito.

Aqui, você deve definir a estrutura básica, incluindo posição de títulos, subtítulos, tópicos que farão parte do conteúdo, imagens e os call-to-actions, convidando o público a agir.

Crie a parte visual do infográfico

Agora vamos para a parte visual do seu infográfico, e aqui você deve escolher a ferramenta da sua preferência para criar os conteúdos.

Assim, você irá escolher qual o visual que você deseja e como irá dispor das informações dentro dele, sendo a parte prática do infográfico.

Além disso, você irá definir quais serão as fontes, cores utilizadas, posição dos textos, dentre outros detalhes.

Melhores ferramentas de criação

E por falar na criação do infográfico, trouxemos algumas opções de ferramentas para a criação do seu conteúdo.

Canva

Uma das ferramentas mais utilizadas para criar infográficos é o Canva, uma ferramenta gratuita e com modelos para os mais diversos fins.

Nela você pode criar ou escolher um modelo pronto, personalizá-lo de acordo com as suas necessidades e baixar o arquivo para o seu computador em diversos formatos, como por exemplo PNG, JPG e GIF.

Venngage

Outra ferramenta muito interessante para a criação de infográficos é o Venngage, que possui um criador de infográficos próprio.

Sendo assim, você pode acessar o site do Venngage e fazer o login gratuito, preenchendo suas informações de trabalho, para construir uma experiência única.

Em seguida, você será redirecionado para uma página com vários modelos de infográficos, e existem modelos gratuitos e pagos.

Infogram

Por fim temos o Infogram, site totalmente voltado para a produção de infográficos.

Com ele, você pode escolher vários modelos para inserir as suas informações de acordo com a sua necessidade e com o seu público.

Além disso, você pode fazer o login com o Google ou com o Facebook, e assim começar a criar os seus materiais, escolhendo a sua área de atuação, escolhendo entre as melhores opções.

Conclusão

Criar um bom infográfico exige muita organização e planejamento prévio para escolher as informações e criar uma mídia completa e agradável aos olhos.

No Bluelinks você pode aprender mais sobre analytics e definir métricas para os seus infográficos. Leia os nossos conteúdos e saia na frente.