Índice de qualidade do Google Ads: o que é e como funciona

Índice de qualidade do Google Ads

Com mais de 100 bilhões de dólares de receita em 2019, o Google Ads é a maior plataforma de anúncios da internet. Milhares de empresas pelo mundo investem nesse mercado.

Por isso, é fundamental que o anúncio seja criado visando atender aos parâmetros do Google. Neste artigo, vamos conhecer como é medido o índice de qualidade do Google Ads.

O que é o índice de qualidade do Google Ads

Vimos em artigos anteriores que a plataforma de anúncios funciona em sistema de leilão. Porém, não basta apenas o maior valor para que seu produto apareça nas primeiras posições.

Além de valores, deve ser considerada a qualidade do anúncio. Simultaneamente, o índice de qualidade faz parte da medição da visibilidade da propaganda junto ao público-alvo.

O índice de qualidade é a avaliação do próprio Google, que gera uma nota de 1 a 10 capaz de determinar a relevância do conteúdo para os interessados naquele assunto.

São considerados nessa nota:

  • Anúncio;
  • Palavras-chave;
  • Página de destino.

Esse número, por fim, compõe o Ad Rank, medida criada pela própria plataforma destinada a determinar a possibilidade de a inserção aparecer nas primeiras posições.

Com isso, a plataforma ranqueia e determina por meio dos algoritmos a posição de cada anúncio.

Esse ranking é disputadíssimo, visto que milhares de empresas investem no Google Ads e têm o mesmo objetivo: estar em primeiro lugar.

Por isso, é interessante entender como o índice de qualidade do Google Ads interfere na composição deste Ad Rank.

Ad Rank e o índice de qualidade

No mundo dos anúncios patrocinados, a concorrência é pesada e soluções como o Ad Rank sempre trazer maior diversidade aos resultados. Podemos dizer que ele é o que mantém a microempresa em pé de igualdade com uma multinacional. Entenda quais são os fatores que interferem no Ad Rank:

  • Lance máximo por clique (CPC máximo);
  • Índice de qualidade;
  • Limite máximo de resultados pagos exibidos na SERP;
  • O contexto da pesquisa da pessoa (localização, tipo de dispositivo, histórico de pesquisa, palavras-chave)
  • Impacto esperado de extensões e outros formatos de anúncio.

Mesmo que o concorrente ofereça o lance maior, se tiver o índice de qualidade baixo, não será suficiente para chegar na frente. Caso sua criação esteja com índice de qualidade elevado, o valor do lance necessário para aparecer na parte superior será reduzido.

Com isso, podemos afirmar que o índice de qualidade afeta no posicionamento do site entre os anúncios e também no valor necessário pra atingir tal resultado.

Caso queira obter o valor real do CPC, basta dividir o índice Ad Rank do anúncio do concorrente abaixo pelo seu índice de qualidade. Depois, basta multiplicar esse valor pelo seu CPC máximo, o resultado será o valor real do custo por clique, importante para você organizar o valor de investimento no Google Ads.

Exemplo:

Anunciante A: CPC máximo R$ 6,00 e Ad Rank 8

Anunciante B: CPC máximo R$ 6,00 e Ad Rank 6

(6/8) x 6 = 4,50

R$ 4,50 foi foi o CPC real do caso.

Falamos sobre o índice de qualidade do Google Ads, sua importância e como o número ajuda a definir como a desempenho da campanha. Em caso de dúvidas, siga as dicas dos artigos anteriores e se necessário, busque um especialista.

Até a próxima!