Conheça o IndexNow, novo protocolo do Bing

Indexnow novo protocolo do Bing e Yandex

Quem trabalha com SEO ou criação de conteúdo para sites já sabe do tempo que o Google e outros buscadores precisam para rastrear, renderizar e indexar páginas da web. Esse processo normalmente leva alguns dias, mas em alguns casos pode ultrapassar semanas. Pensando em melhorar a eficiência nesse processo, o Bing e o Yandex estão trabalhando em conjunto no IndexNow, conheça o que é para que serve.

O que é o IndexNow?

O IndexNow é um ping, ou seja, um protocolo da internet que serve para que proprietários de sites notifiquem os buscadores de que um conteúdo foi criado, excluído ou modificado. Com isso, as URLs não precisam mais passar por todo o processo de descoberta e indexação, pois os buscadores serão avisados imediatamente e poderão priorizar a indexação.

IndexNow x Sitemap.xml

O Sitemap.xml auxilia bastante na hora de enviar páginas pelo Search Console ou Webmaster Tools, mas se trata de um envio “passivo”, portanto o buscador sabe onde encontrar suas novas páginas, mas é ele quem define quando fazer (mesmo com a prioridade configurada).

A expectativa com o IndexNow é de que o conteúdo atualizado seja atualizado instantaneamente, é um sonho para qualquer SEO.

Como funciona o IndexNow

A parte mais interessante desse projeto é que a configuração do novo protocolo é bastante simples, basta criar uma chave em um servidor próprio, enviar para um buscador e com isso todos os buscadores participantes serão notificados quando houver um conteúdo novo.

Depois de configurar, basta publicar que o conteúdo já entrará em uma fila de prioridade para rastreamento e indexação.

Passo a passo para configurar

  1. Acesse o gerador de chaves e crie uma chave para o seu site;
  2. Hospede a chave em um arquivo de texto em seu diretório raiz;
  3. Envie as novas URLs (em massa ou individualmente);
  4. Confira detalhes sobre o rastreamento e indexação no Bing Webmaster Tools;

Existe também um plugin oficial para WordPress que permite o envio pelo painel administrativo da plataforma.

Quem já está utilizando

No momento apenas o Bing e Yandex estão utilizando o IndexNow, mas a tendência é que Yahoo e outros buscadores adotem essa novidade em breve. Entre os “usuários” desse protocolo, podemos destacar os sites da Microsoft, como o LinkedIn, MSN e GitHub, e também sites de terceiros, como o eBay.

Entre os parceiros, todos os sites com WordPress já podem utilizar o IndexNow e em breve os sites construídos em Wix e Duda também entrarão no projeto.

E o Google?

Até o momento o maior buscador ainda não está utilizando essa tecnologia, pois se trata de uma mudança bem delicada, mas pelo menos já estão testando, de acordo com o Search Engine Journal.

Vamos aguardar o resultado dos testes e uma possível adoção.

Até o próximo artigo!