O ano de 2020 mostrou a importância do marketing digital na atualidade. Muitas empresas decidiram criar um site, investir em marketplaces e até mesmo desenvolver um aplicativo. Pensando nisso, eu elaborei esse breve guia de SEO para e-commerce.
Atenção: esse artigo serve apenas para quem já possui uma loja virtual, se esse não é o seu caso, leia este conteúdo e escolha a melhor opção.
Qual a diferença do SEO para E-commerce?
As estratégias de otimização para motores de busca variam de acordo com o público, necessidade e mecanismo utilizado. No caso do SEO para e-commerce, as estratégias são totalmente voltadas para atrair quem possui a intenção de adquirir um produto, ou seja, rankear bem nas buscas transacionais.
Caso você não conheça os tipos de busca, temos basicamente quatro:
- Informacional: quando o usuário ainda está procurando entender um problema ou necessidade;
- Navegacional: quando a pessoa já conhece o site que quer visitar e utiliza o buscador apenas como um atalho;
- Transacional: quando o usuário já entendeu a necessidade e está buscando um serviço ou produto;
- Investigação comercial: quando a pessoa já conhece uma solução, mas ainda está pesquisando alternativas.
Você pode ler mais sobre o assunto no artigo do Yoast.
É interessante rankear bem nas outras buscas? Sem dúvida, mas o que trará o retorno mais rápido é o foco em tentar vender para quem já sabe o que comprar. Existe uma série de processos que podem ser feitos para melhorar o rankeamento do site nesse tipo de busca.
Estudo de Persona
A primeira coisa que deve ser feita é uma pesquisa sobre o tipo de consumidor que busca seus produtos e qual a necessidade dele.
É interessante saber dados como: idade, setor, cargo, objetivos e desafios.
Com esse tipo de informação, é possível definir o nível técnico dos textos, qual foco será abordado e muitas outras coisas.
Auditoria do site
Antes mesmo de iniciar algum trabalho de otimização, é importante que faça uma auditoria do site, tanto técnica como de conteúdo.
Você precisará analisar erros de servidor, links quebrados, imagens grandes, páginas com pouco texto e produtos com informações repetidas.
A ferramenta mais utilizada para isso é o ScreamingFrog.
Análise de concorrentes
Depois de entender quem são os clientes e suas necessidades, chegou a hora de conhecer os concorrentes e o que oferecem.
Nessa análise você precisará verificar produtos, hierarquia e layout do site, textos, velocidade de carregamento da página e muitos outros.
Ferramentas como a SEMrush, Moz e Ahrefs são muito úteis nesse tipo de análise.
Pesquisa de palavras-chave
Após conhecer o cliente e o concorrente, existe mais uma pesquisa importante: como os clientes estão buscando seus produtos.
Novamente utilize algumas das ferramentas já citadas ou as disponibilizadas pelo pelo Google, o Trends e o Planejador de Palavras-chave.
Recomendo que crie pelo menos uma planilha para cada tipo de produto. Verifique long tails, sinônimos, nomes utilizados pelos concorrentes e outros resultados interessantes das ferramentas.
Quando encerrar todo o processo de pesquisa, você precisará (re)desenhar a estrutura do site.
Hierarquia
A árvore de categoria, hierarquia ou estrutura do site, é uma das partes mais importantes para todos os sites, independentemente do segmento, mas no SEO para e-commerce esse peso é ainda maior. Muito se deve ao tamanho das lojas virtuais.
Para quem está desenhando uma árvore de categorias, o principal conselho é: mantenha uma arquitetura simples e amigável, onde qualquer um consiga encontrar os seus produtos. Tenha em mente que o usuário e Google não irão navegar 20 níveis até encontrar o produto.
Um bom exemplo é o site da Americanas, basta seguir a navegação abaixo para encontrar um iPhone 12.
Compre por Departamento > celulares > iPhone 12
Mesmo em um site com mais de 25 mil produtos, a arquitetura ainda é simples.
Estrutura das páginas
Por se tratarem de sites escaláveis, as lojas virtuais precisam seguir a mesma estrutura em muitas páginas, por isso podemos definir 3 modelos como os mais importantes: a home (página inicial), página de categoria e a página de produto.
Além disso, o menu principal deve permitir acesso às principais páginas de categoria.
Estrutura da home
Por se tratar de um site de vendas, é importante que a página inicial possua banners com as últimas novidades e ofertas, uma seção com os produtos em destaque, outra com itens em promoção e novidades.
Você também pode aproveitar o espaço na home para divulgar serviços ofertados pela loja, artigos do blog e redes sociais, mas lembre-se: essa é a página mais importante no site, por isso você deve selecionar com cuidado o que deseja destacar.
Estrutura das páginas de categoria
As páginas de categoria costumam ser listas com todos os produtos cadastrados naquela família. Elas podem ser trabalhadas de acordo com a identidade visual da loja, mas é importante que possua espaço para descrever a categoria e filtros ou submenus na lateral. Ambos são importantes para comunicar ao usuário que ele está no lugar certo.
O nome da página e a URL também devem refletir do que se trata. Se é uma categoria de “bonecas”, o nome deve ser o mesmo e a URL precisa possuir www.site.com.br/bonecas/. Obviamente o texto também deve falar sobre as opções de bonecas. Uma grande oportunidade que surge durante a elaboração desses textos é a criação de links internos para subcategorias, facilitando ainda mais a localização de produtos.
Estrutura das páginas de produtos
O ponto central do site é a página de produto, pois ela é a última etapa para convencer o cliente a comprar o seu produto. Uma boa página de produto deve possuir 1 ou mais fotos do produto, descrição, ficha técnica, forma de pagamento e frete. Ela também deve possuir menos opções para links e navegação e mais opções de compra.
Além disso, você ainda pode trabalhar com cross-selling, oferecendo produtos complementares ao cliente e o upselling, quando você vende uma solução mais completa e valiosa.
SEO On Page
Quando se fala em SEO, a primeira coisa que se passa pela cabeça das pessoas são o Title e a Meta Description. Essas tags são responsáveis pelo texto que aparece no Google.
Em um e-commerce, é importante que cada página de categoria e produto possuam nomes próprios, além disso essas informações devem seguir regras próprias.
- Title: até 60 caracteres, nome do produto (palavra-chave) no início e nome do site no final.
- Description: até 155 caracteres, texto breve sobre o material e uma chamada para ação no final.
Exemplo bom:
Exemplo ruim:
Além desses itens, é importante que o nome do produto esteja explícito na principal tag de cabeçalho da página, a H1. Lembrando que ela também não pode ser repetida e nem mesmo possuir mais de uma na página.
Existem muitos outros temas quando se trata de SEO para e-commerce, como link building, dados estruturados, performance, hospedagem e segurança.
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