Google: atualização de privacidade e histórico de dados

Histórico de dados

O Google anunciou mudanças na forma como retém dados dos usuários. Entre elas, a opção de apagar automaticamente dados como histórico de localização, comandos de voz e busca. Desde Maio de 2019 já era possível habilitar a função, porém a exclusão se tornou padrão a partir de agora.

Com isso, os dados de usuários que ativarem o Histórico de Localização e a Atividade na Web e de apps permanecerão salvos por 18 meses, enquanto o Youtube manterá dados por até 36 meses.

Para que serve o histórico de dados

As informações coletadas e armazenadas pelo Google Maps, Youtube e outros são utilizadas principalmente, para melhorar sua experiência e navegação.  O histórico de navegação, por exemplo, serve para facilitar que você encontre um restaurante que visitou há 2 meses. Já a atividade na Web te ajuda a encontrar sites confiáveis que já visitou.

Por que isso é importante

Essa mudança na gestão de dados e privacidade mostra a preocupação do Google não apenas com usuários, mas também com concorrentes que visam privacidade, como o DuckDuckGo. A cada as pessoas se sentem mais vulneráveis com a exposição de dados, portanto facilitar o gerenciamento de informações está se tornando uma necessidade extremamente importante.

Por isso, o próprio CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, foi ao blog da empresa informar a novidade:

“Ao projetar nossos produtos, focamos em três princípios importantes: manter suas informações seguras, tratá-las com responsabilidade e colocá-lo no controle. Hoje, estamos anunciando melhorias na privacidade para ajudar a fazer isso, incluindo alterações em nossas práticas de retenção de dados em nossos principais produtos para manter menos dados por padrão.”

Como isso pode afetar o seu negócio

Essa é pergunta mais importante a se fazer no cenário dos proprietários de sites e blogs.

Tudo depende de como os usuários receberão a notícia. Se interpretarem como algo bom, provavelmente deixarão o recurso ativo com pelo menos 3 meses, mantendo as coisas mais ou menos como estão. Essa mudança só se tornará um problema se os usuários não aceitarem o armazenamento de qualquer informação, somente neste caso algumas estratégias seriam afetadas.

Se analisarmos do ponto de vista comercial, dificilmente um lead mantém o interesse em um produto por 18 meses. Normalmente após 3 ou 6 meses ele já conclui a compra ou desiste de vez.