Qual a diferença entre Google Ads e Analytics?

Google Ads ou Analytics

O Google possui algumas das ferramentas mais importantes para quem está começando a traçar uma estratégia de Marketing Digital. No entanto, é um fato que muita gente ainda tem dúvidas e se pergunta qual a diferença entre Google Ads e Analytics, algumas das plataformas mais importantes do gigante Google.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Sério, essa dúvida é mais comum do que muitos pensam, e é possível até que algumas pessoas estejam subutilizando as plataformas simplesmente porque não entendem o papel delas.

Quer entender definitivamente qual a diferença entre Google Ads e Analytics? Acompanhe este artigo e descubra como usar essas plataformas a favor da sua estratégia!

O que é o Google Ads (AdWords)?

Antes de tudo, precisamos entender o objetivo do Google Ads. Ainda que muita gente use o Ads como uma ferramenta de busca de palavras-chave e SEO, ele é, na verdade, a plataforma oficial de anúncios do Google. O seu papel é ajudar empresas a publicarem links patrocinados em sites ou até mesmo nas páginas de pesquisa do próprio Google.

Interface Google Ads
Interface Google Ads

Essa é uma oportunidade única para que a empresa se destaque para termos de busca específicos, relacionados ao seu público-alvo.

Esse, aliás, é o segredo que torna o Ads uma plataforma que traz tantos resultados, principalmente para pequenas e médias empresas. Quer entender o porquê? Confira no próximo tópico!

Qual o papel do Ads na estratégia de sua empresa?

O grande destaque do Google Ads está na forma como a plataforma estrutura e entrega os anúncios. O Ads conta com uma lista extensa de personalizações na criação do anúncio, que garante que o anunciante consiga configurar exatamente para quem ele deve aparecer, quando e como.

Esse é o ponto que torna a mídia paga online tão eficiente e barata, se comparada aos anúncios na televisão ou jornal, por exemplo. Por um lado, as configurações com palavras-chave, idade, gênero e até mesmo localização, permitem que o anúncio chegue apenas às pessoas que de fato podem se tornar clientes do negócio.

Na prática, isso significa que você vai investir menos e, ainda assim, alcançar bons resultados.

Além disso, a mídia paga pode ser utilizada de diversas maneiras, beneficiando a estratégia de Marketing Digital de sua empresa em momentos diferentes. É possível gerar tráfego para uma página específica do seu site, por exemplo, converter leads ou fechar vendas através de anúncios no Google Ads.

O que é o Google Analytics?

Depois disso, se você ainda está se perguntando qual a diferença entre o Google Ads e Analytics, talvez entenda melhor agora. Enquanto o Ads é uma plataforma de anúncio, o Analytics é uma ferramenta de monitoramento de site que mostra resultados complexos sobre o comportamento dos visitantes.

A ferramenta dá para você relatórios detalhados, que podem ser de períodos diários, semanais, mensais ou até anuais. Esses relatórios mostram informações importantes para a análise e processo de tomada de decisão em estratégias do Marketing Digital, como você verá logo mais no próximo tópico.

Interface Google Analytics

Como usar o Analytics na sua estratégia?

Quando nos referimos aos relatórios e dados gerados pelo Google Analytics, acredite, não estamos falando em pouca coisa. Não é à toa que o Google Analytics se torna o parque de diversão de muitos profissionais de Marketing Digital, afinal, a ferramenta é tão completa que você pode passar dias inteiros analisando cada detalhe do comportamento do público que acessa o site da sua empresa.

E isso é tudo o que você precisa para dar um gás em sua estratégia de Marketing Digital e tornar tudo mais eficiente, não é?

No Google Analytics, é possível saber, por exemplo, o número de visitantes que o site recebeu durante o período, o tempo médio que os usuários passam em cada página e o famoso Bounce Rate, taxa de rejeição que tanto preocupa profissionais de Marketing.

Além disso, ao instalar o Google Analytics no WordPress ou outra plataforma, os relatórios apresentam informações ainda mais completas que ajudam você a identificar o perfil do seu público, mostrando dados de acesso de acordo com a idade, gênero e localização do usuário.

Essa pode ser uma mão na roda para você que já tem um site com acessos recorrentes, mas ainda não definiu a persona do seu negócio.

Afinal, qual a diferença entre os dois?

Depois disso tudo, a diferença entre Google Ads e Analytics ficou clara, não é mesmo? Mas precisamos acrescentar alguns detalhes, inclusive a importância de construir uma estratégia que alie ambas ferramentas.

A verdade é que o Google Analytics é o melhor amigo do Ads, principalmente em estratégias que estão fazendo um grande aporte para a mídia paga. Quanto melhor segmentado for o seu anúncio no Ads, mais chances ele possui de converter o investimento em acessos e vendas.

E quem melhor para dar todos os dados que você precisa, senão o próprio Google Analytics? Não é brincadeira quando alguns profissionais de Marketing afirmam que não vivem sem esta ferramenta!

Agora que você sabe exatamente qual a diferença entre Google Ads e Analytics, que tal usar o seu conhecimento para otimizar a sua estratégia de Marketing Digital? Se você gostou das dicas, acompanhe nosso blog e aproveite para ter acesso a muito mais informações sobre o assunto.