BERT, sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, é o novo algoritmo do Google, o maior desde o RankBrain (2015).
Essa atualização afetará cerca de uma em cada dez pesquisas realizadas no buscador..
A divulgação veio pelo blog oficial no dia 25 de Outubro.
O que é o BERT?
BERT é uma tecnologia baseada em rede neural para melhoria do processamento de linguagem natural, sendo a segunda inteligência artificial aplicada ao Google.
Esse processamento é focado em entender como os humanos se comunicam e como computadores podem simular essa comunicação, fazendo com que as pessoas possam interagir com máquinas de uma maneira mais natural.
Como o BERT funciona?
O BERT busca entender as nuances e o contexto das palavras nas pesquisas, além de combinar melhor as consultas com resultados mais relevantes. Em outras palavras, o algoritmo compara o que vem antes e depois da palavra-chave.
Seu funcionamento está dividido em duas camadas e suas subcamadas:
Compreensão
- Processamento de áudio (buscas por voz);
- Processamento de textos;
- Análise semântica;
Geração
- Geração de textos;
- Normalização/padronização dos textos;
- Sintetização de áudio (resposta por voz);
Em breve teremos mais informações sobre essas camadas.
Por que utilizar uma IA?
Imagine como processar milhares de dados do usuário. Geolocalização, histórico de navegação, preferências, dispositivo, termo digitado.
Após o processo, buscar informações com o banco de dados do Google, que é gigantesco, contando com todos os sites indexados, palavras-chave, backlinks, imagens, vídeos, dados estruturados e uma infinidade de informações provenientes dos sites.
É um grande trabalho, certo? Mas mesmo com todo esse trabalho, ainda existem buscas que não são atendidas! Por isso, em alguns casos, precisamos buscar 2 ou 3 vezes o mesmo assunto até encontrar o correto.
Foi aí que nasceu a necessidade de melhorar a compreensão do buscador de acordo com a pesquisa. O grande problema era como realizar. É humanamente impossível otimizar toda a base de dados do Google manualmente (mesmo por meio de algoritmos). São aproximadamente 3 bilhões de buscas por dia e 15% delas são novas.É aí que entram as inteligências artificiais.
O RankBrain foi um precursor A tendência é que as atualizações maiores sejam realizadas com a ajuda de IA, tornando a solução mais escalável e adaptável para outros idiomas.
O que muda na prática?
Uma das principais mudanças dessa atualização é a interpretação do snippet em destaque, favorecendo mais uma vez quem utiliza dados estruturados. A partir de agora, o Google Assistant conseguirá processar de maneira mais eficaz a dúvida para então chegar à resposta.
Em um exemplo utilizado no artigo, o Google considerou a seguinte busca:
Can you get medicine for someone pharmacy
(você pode pegar remédios para alguém na farmácia, em tradução livre)
Anteriormente o resultado apresentado exibia “pegando uma receita preenchida”, agora o resultado escolhido é algo próximo a “Um paciente pode pedir a um amigo para pegar uma receita…”.
Existem outros exemplos disponíveis no artigo original. Clique aqui para ler.
Isso mostra uma evolução significante na interpretação da busca. Entretanto, o BERT só foi aplicado em sua totalidade ao Google em inglês. Existem planos para aplicá-lo à buscas em outros idiomas, incluindo o português. Acredito que essa adaptação ocorrerá em breve, já que se trata de uma inteligência artificial que consegue aprender com um idioma e aplicar parte daquele conhecimento a outro.
Como otimizar para o BERT?
O PLN foca exatamente em linguagem natural e fluida. Então basta continuar produzindo conteúdo rico e útil para o usuário e seu site já estará otimizado.