Atualizações do Google para auxiliar na prevenção ao coronavírus

Google Coronavirus

O número de casos do coronavírus segue aumentando diariamente. O vírus foi decretado como pandemia pela OMS em 11 de março e até o momento não temos nenhuma previsão de vacina ou tratamento efetivo.

Muitas empresas adotaram o home office ou horário de funcionamento diferenciado, mas a grande maioria dos proprietários não sabem como informar tais mudanças.

Pensando em facilitar a disseminação de informações, o Google disponibilizou uma série de recursos.

Notificação sobre mudanças provocadas pelo coronavírus no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma essencial para quem possui uma loja física ou escritório para visitas. Além de exibir informações no Google Maps, o Meu Negócio aparece em destaque na SERP.

As principais recomendações do Google para o Meu Negócio são:

  • Atualize o horário de funcionamento: se você restringiu o horário de atendimento, mude no seu perfil.
  • Adicione informações na descrição do seu negócio: caso a sua empresa tenha alguma mudança de funcionamento, por exemplo, um restaurante que está operando exclusivamente com entregas, atualize a descrição.
  • Crie uma postagem: o Meu Negócio possui a funcionalidade “atualizações”, funciona como um blog ou rede social. Publique um novo post avisando sobre mudanças.
  • Atualize o número de telefone: em caso de home office, atualize o telefone da empresa.

Perguntas frequentes sobre o coronavírus dentro do seu site

Se você tem um restaurante ou trabalha com eventos, certamente precisa de uma página exclusiva para perguntas frequentes relacionadas à pandemia.

Primeiramente, as pessoas estão receosas para sair de casa, pior ainda quando se trata de comer em locais públicos. Os e-mails marketing podem te ajudar a informar quem está inscrito em uma newsletter, mas e os demais clientes em potencial?

A solução: dados estruturados para o Codiv-19

As páginas de FAQ vêm ganhando força com a aplicação de dados estruturados, incluir essa novidade nas páginas do site pode auxiliar a divulgar mudanças no funcionamento da empresa.

O novo tipo de dados estruturados, “SpecialAnnouncement”, também pode ser utilizado para anunciar mudanças sobre um evento ou atualizações sobre a pandemia.

Uma nova propriedade, “eventAttendanceMode”, foi criada para informar como as pessoas podem participar de determinado evento, por exemplo uma palestra que mudou do offline para o online.

Atualizações do Google relacionadas à saúde

Não é a primeira vez que o buscador realiza mudanças nos resultados para a o segmento médico/saúde, na verdade, esse é um dos principais focos nos últimos anos.

  • Fevereiro de 2015: o Google lançou os cards para saúde, cartões que aparecem quando usuários pesquisam um problema médico. O cartão apresentava uma descrição e como esse problema ocorre;
  • Dezembro de 2015: o Google adicionou uma nova aba aos cards, a guia “Tratamentos”. Nela é possível encontrar opções de remédios para a doença pesquisada;
  • Junho de 2016: uma nova guia foi adicionada, “Sintomas”, desde então a pesquisa se tornou mais simples. Basta digitar os sintomas e o buscador apresenta uma lista de possíveis doenças;
  • Agosto de 2018: o Google anunciou a atualização do core, apelidado de “Medic Core Update”. Muitos sites foram afetados por essa atualização, principalmente do setor da saúde;
  • Última atualização: neste mês (março de 2020), o Google lançou a guia “Especialistas” nos cards de saúde. Basta localizar qual é a doença e o buscador apresenta os especialistas da sua região. No momento essa atualização só está disponível para buscas realizadas no celular.

Por isso é importante que médicos e laboratórios atualizem as informações na internet e invistam da maneira correta.