Atualização de Maio do Google: dados e impacto no Brasil

Atualização de Maio do Google

Nesta segunda-feira, 4, o Google anunciou uma atualização do seu algoritmo principal ainda em Maio. Essas mudanças costumam ocorrer a cada poucos meses e, em muitos casos, afetam diversos segmentos.

Essa iniciativa de anunciar atualizações começou no último ano, com a atualização de Junho de 2019. Portanto, não precisa se desesperar, apenas monitore o posicionamento do seu site e acompanhe as novidades que destacarei no artigo abaixo.

A atualização de Maio foi iniciada às 16:52, horário de Brasília, conforme tweet da conta oficial do Google, administrada por Danny Sullivan:

Conforme os tweets acima, a atualização foi feita em um nível global e pode levar até 2 semanas para ser notada em todos os países.

Dados notados até agora

As principais ferramentas de SEO detectaram uma volatilidade acima do normal nessa semana. O ápice ocorreu entre os dias 5 e 6 nos Estados Unidos e parece que os resultados já estão estáveis no final desta semana.

Confira abaixo a análise da SEMRush e Moz:

SEMRush

De acordo medidor do monitor da SEMRush, o pico ocorreu no dia 6, atingindo o incrível índice 9.4/10, algo que não ocorria desde Janeiro deste ano.

O monitor, assim como todos da comunidade, indica acompanhar o site para notar quaisquer ganhos ou perdas de posições.

Setores mais afetados

De acordo com o monitor da SEMRush, os setores mais afetados foram: comunidades online, alimentos e bebidas, animais de estimação, autos e veículos e beleza e bem-estar.

Moz

A Moz, conhecida pela classificação de DA e PA, tem uma ferramenta chamada Mozcast. Ela rastreia atualizações por temperatura. Nos dias 4 e 5, a temperatura chegou a alcançar 103 e 112º, respectivamente. De acordo com a Moz, essa é a maior atualização que recebemos nos últimos 2 nos.

Impacto dessa atualização no Brasil

Aparentemente essa atualização não foi tão grave aqui no Brasil, poucos sites tiveram perdas significantes de palavras-chave e tráfego. O segmento mais afetado foi o do entretenimento, com uma queda de 30% de palavras-chave de acordo com o GSC, algo realmente fora do comum.

Você notou alguma perda no seu site ou de seus clientes? Entre em contato pelas redes sociais!