Assessoria de Imprensa Digital: o que é, tipos e dicas

Assessoria de imprensa digital

A reputação é uma das coisas mais importantes para uma empresa. Ela influencia a imagem, vendas e até mesmo oportunidades de negócios. Porém muitas empresas focam nos meios tradicionais e esquecem da presença na internet.

A assessoria de imprensa digital serve justamente para trabalhar esse lado ao focar completamente no meio online, algo que recebeu uma visibilidade ainda maior após a crise atual.

Neste artigo você saberá o que é, como funciona e como escolher uma assessoria de imprensa.

O que é assessoria de imprensa digital?

Assim como acontece na assessoria de imprensa tradicional, o foco da digital é a publicação de uma matéria em veículos de comunicação.

O assessor produz o conteúdo e distribui para uma série de jornalistas. Estes avaliam a qualidade do conteúdo e compatibilidade com o portal ou blog, e então decidem se publicam.

Diferença entre as duas assessorias: conseguir uma publicação na assessoria tradicional já é o suficiente, mas no meio online existe mais um fator que é ainda mais interessante, o backlink.

Um dos fatores mais importantes de rankeamento do Google é a autoridade do site. Essa autoridade é baseada na quantidade e principalmente qualidade dos backlinks. Portanto conquistar um backllink em um portal de notícias relevante pode garantir uma melhoria de posicionamento e visitas do site.

Tipos de estratégia

Como já mencionado acima, os links são essenciais na estratégia digital, entretanto existem vários tipos de links e diversas formas de conquistar. Segue uma lista de tipos estratégia:

  • Parceria com blogs: esse tipo de assessoria serve para firmar parceria de conteúdo com blogueiros. Muitos deles aceitam troca de brindes, comissões e outros benefícios. Por serem matérias únicas, o link pode ser tratado normalmente.
  • Press release: é uma ferramenta de comunicação em lote, onde um e-mail com o conteúdo é disparado penas para jornalistas. A partir desse momento, eles analisam e publicam a matéria. É importante ressaltar que os links adquiridos dessa forma precisam ser marcados com “rel=nofollow” ou similares, evitando qualquer punição por parte do Google.
  • Marketing de influência: esse modelo é muito parecido com a assessoria com blogs. O influenciador produzirá conteúdos em troca de benefícios e em troca poderá linkar para o seu site. A diferença é que os links em redes sociais não afetam o posicionamento do Google, porém podem ser úteis na tomada de decisão de compra.

Como escolher uma assessoria de imprensa digital?

O tipo ideal de assessoria depende do objetivo da campanha. O ideal realmente é trabalhar nas 3 frentes: criar autoridade, levar tráfego e reforçar o poder da marca.

Ao escolher uma assessoria, questione quais são veículos que possuem contato, veja como será a produção de materiais e explique claramente quais são os objetivos. Todos esses pontos serão cruciais na hora de montar a estratégia da sua marca.