Criar um site é relativamente fácil quando comparado à dificuldade de realizar a manutenção de um já existente, o mesmo vale para o SEO. Pensar no próximo passo é sempre mais fácil do que procurar e solucionar erros.
Muitas vezes o erro pode ser simples, como uma URL desabilitada no Robots.txt, outras pode ser algo mais técnico. Veja neste artigo os erros mais comuns em SEO.
Erros comuns em SEO on page
O SEO on page é a base, a porta de entrada da sua loja. Ter uma fachada bonita é o básico, todos os vendedores possuem uma, certo? Errado. A grande maioria dos erros cometidos em SEO estão no próprio site. Existem empresas referências no mercado cometendo erros primários, assim como existem freelancers batendo de frente com gigantes simplesmente por fazerem o básico.
O SERPStat realizou um estudo sobre o assunto em 2018. Foram analisadas 223 milhões de páginas em mais de 204 mil auditorias. Os erros mais comuns foram:
Meta Tags
Elas são responsáveis pelo texto presente na página de resultados do Google, parece meio óbvia a necessidade de implementá-las, não é? Mesmo assim, muitas pessoas não o fazem ou então executam da maneira errada.
- 28,64% dos títulos são muito longos;
- 15,20% das páginas não possuem description;
- 14,53% das páginas possuem títulos duplicados;
- 12% das descriptions são muito longas;
- 11,80% das descriptions estão duplicadas;
- Entre outros.
Vale lembrar que o recomendado é que o título tenha de 50 a 65 caracteres e possua a palavra-chave, de preferência no início, já a descrição tenha entre 130 e 165 caracteres.
Markups (marcação de dados)
As marcações servem para dados estruturados e para gerar o card de visualização do Twitter e Facebook, entre outros.
Links
Os erros mais comuns dos links se referem ao “rel=nofollow”. Esse atributo é muito importante para informar ao Googlebot que você não quer ser associado àquela página, apesar de linkar para ela. Pode parecer simples, mas esse pequeno trecho pode comprometer toda a sua estratégia, principalmente se os links internos do seu site estiverem com ele.
As coisas estão mudando desde o início de Março, mas esse atributo ainda deve ser usado com precaução. Se quiser desabilitar a indexação de uma página, utilize o Robots.txt.
Headings
Os cabeçalhos servem para orientar do que seu conteúdo se trata. Eles devem seguir a estrutura em ordem crescente, de acordo com o tópico e subitens. Muitos sites não respeitam tal estrutura e utilizam mais de uma tag H1, cabeçalhos fora de ordem ou simplesmente não utilizam nenhum deles.
HTTPS
O certificado de segurança, SSL, é um fator de extrema importância para qualquer site. Além de ser um critério de rankeamento, ele também serve para transmitir segurança ao usuário.
O Google vem brigando pela implementação do SSL desde 2017, notificando usuários que o site não é seguro. A próxima versão do Chrome tornará essa briga ainda mais pública, pois os downloads de sites HTTP serão bloqueados.
Conteúdo duplicado (Bônus)
Apesar de não constar no estudo original, esse erro é fácil de se cometer. Seja pela implementação incorreta do rel=”canonical” ou até mesmo má organização. O erro é tão comum que o Google teve que disponibilizar um tópico sobre o assunto.
Erros comuns em SEO off page
A sua estratégia não pode depender apenas dos fatores internos do site. Backlinks ainda são fundamentais para o crescimento de um site. O simples fato de ignorar o off page já é motivo para se preocupar. Veja uma lista com os principais pontos de quem comete tal erro:
Não criar um perfil no Google Meu Negócio
Esse é um erro cometido por comércios locais, como padarias, lojas e prestadores de serviço. Nesses casos, o Meu Negócio é quase uma obrigação. Com apenas alguns minutos sua empresa pode aparecer no Maps e até mesmo ganhar uma posição de destaque na SERP.
Comprar backlinks
A velha frase “qualidade é melhor que qualidade” se aplica aqui. Comprar centenas de backlinks não te garantirá a primeira página, muitas vezes o resultado pode ser inverso. O site poderá perder posições ou até mesmo receber uma punição do Google, pois essa ação fere as diretrizes do buscador.
Não utilizar redes sociais
Apesar da declaração de Matt Cutts, engenheiro de software do Google, dizendo que o buscador não utiliza redes sociais para o buscador, temos que levar em consideração que o Bing, terceiro maior buscador, leva. A gigante de Mountain View pode dominar o mercado de buscas atualmente, mas é sempre bom estar preparado para mudanças.
Outro ponto positivo de se utilizar redes sociais é o branding. Nada melhor do que se aproximar dos clientes e fortalecer as relações da marca, especialmente se você quiser criar uma boa imagem.