Um assunto amplamente discutido na comunidade de SEO é “qual o tamanho ideal de blog posts?” Muitos dizem que um artigo deve ter, no mínimo, 300 palavras. Os artigos “clusters”, temas que estão ao redor do principal, devem possuir entre 400 e 800 palavras. Já artigos evergreen ou pilares, a partir de 1000 palavras.
Afinal, existe um tamanho ideal para artigos? Qual a fórmula mágica para ranquear? Esse artigo abordará todas essas questões.
Porque se preocupar com tamanho de conteúdo
Essa questão de tamanho de conteúdo é antiga. Posso afirmar que tudo começou quando o Google lançou a atualização Panda. Ela fez o conteúdo de qualidade se sobressair em comparação ao conteúdo quantitativo.
Antes disso, a ideia era publicar o máximo de posts que conseguisse, mesmo que o conteúdo fosse raso. Tinha um tema para discutir? Era só desmembrar em 3 ou 4 posts.
Agora a ideia é justamente contrária, as páginas precisam responder à pergunta do usuário e se possível, fazer com que ele permaneça no site.
Toda página precisa ser gigante?
Claro que é interessante abordar todos os tópicos de um assunto, mas também é sempre bom se questionar se todas as páginas precisam de 2 ou 3 mil palavras. Na verdade, a pergunta correta é: todas os assuntos são complexos a esse ponto?
Veja o que dizem os especialistas
Adam Riemer, especialista em SEO e autor no Search Engine Journal, quando questionando sobre o assunto, respondeu o seguinte:
“If your pages do not require 1,000 words, then don’t worry about writing 1,000 words.”
Tradução: se as suas páginas não precisam de 1.000 palavras, então não se preocupe em escrever 1.000 palavras”
Neil Patel, especialista em SEO, também comentou sobre o assunto:
“Você não pode esperar simplesmente escrever mais palavras e conseguir todas as coisas boas – ranking mais elevado, mais backlinks, aumento de compartilhamento social e um maior engajamento social.
Em vez disso, você precisa escrever um conteúdo melhor.
Um conteúdo ‘melhor’ normalmente é mais longo, sim.”
O time do Yoast, principal ferramenta de SEO para WordPress, considera o tamanho do texto um fator de extrema importância para ranquear:
“(…) You have a higher chance of ranking well in Google if you write really long blog posts, of 1000 words or more. We see it ourselves; we have written quite some articles that are over 2500 words, and they really help in the growth of our organic traffic. There are a number of reasons why blog post length is important for SEO.”
Tradução: Você possui uma chance maior de se classificar bem no Google se escrever textos longos, com 1.000 palavras ou mais. Nós vemos por nós, escrevemos alguns artigos que ultrapassam 2.500 palavras e eles realmente ajudam a aumentar o crescimento e nosso tráfego orgânico. Existem diversos motivos pelos quais o tamanho do texto é importante para SEO.
Quais páginas precisam de mais conteúdo?
Não faltam especialistas para discutir esse assunto, como falei no início do artigo, é uma discussão antiga e com vários pontos de vista. Entretanto, todos concordam com um ponto: nem todas as páginas precisam de 2.500 palavras.
A maior prova disso é a quantidade de páginas bem classificadas e com pouco conteúdo que encontramos por aí. Quem nunca encontrou uma? Por isso existe uma série de perguntas que você deve levar em conta.
Qual o objetivo da sua página?
Toda página, artigo ou material disponível na internet possui um objetivo. Seja ele informar, auxiliar em alguma tarefa ou até mesmo entreter.
Um exemplo disso é o primeiro resultado para “receita de pudim”.
Em uma busca que fiz, a página apresentada pertence ao Tudo Gostoso, site de receitas.
A receita publicada possui 317 palavras e atende perfeitamente à busca.
Essa página precisa de um conteúdo extenso, com mais de 1.000 palavras? Não! Na verdade, o efeito pode ser inverso. As pessoas estão buscando uma receita simples, um texto gigante só afastaria o usuário, não concorda?
O que seus concorrentes estão fazendo?
Às vezes pensamos tanto em progredir em nossa estratégia de marketing que esquecemos de monitorar as ações dos concorrentes.
Pode ser que em vez de textos gigantes, você talvez precise de uma ferramenta.
O Grupo DPG, por exemplo, possui uma ferramenta que calcula a diferença de custos do contratante e contratado, cenários de CLT e PJ, simples ou não.
Imagine como seria explicar tudo isso em um artigo. Além da complexidade, não atenderia tão bem à pesquisa do usuário. Muitas empresas de contabilidade perderam a oportunidade ao não criar uma ferramenta do tipo.
Qual é o público-alvo?
Outro ponto que deve ser analisado é o público-alvo. A tendência é que pessoas que buscam por entretenimento, por exemplo, não leiam conteúdos muito extensos. Já durante um processo de compra de uma empresa, a tendência é completamente oposta, pois o leitor precisa compreender perfeitamente o produto ou serviço.
Fatores para considerar
Intenção de busca
SERP Google varia muito de acordo com a intenção de busca, por exemplo, sapatos femininos:
A página de resultados conta com anúncios, Google Shopping, Google Meu Negócio (Maps) e só então temos os resultados orgânicos. O que era para ser uma 1ª posição, se tornou 8ª.
Já com o termo “onde comprar sapatos femininos”, o Google apresenta soluções que beneficiam o Meu Negócio e o orgânico:
Essa variação ocorre em decorrência da intenção do usuário. Se o usuário só quer ver calçados femininos, o Google apresenta sites que vendam (a intenção inicial do buscador é aumentar vendas, claro). Quando a busca se trata de como fazer algo, naturalmente um site com um conteúdo bem explicado e completo é apresentado. Já no caso do “onde”, o Google procura beneficiar quem está mais próximo. Existem diversas variáveis.
Qualidade do texto
Um texto bem escrito, mas que não faz sentido, é somente um texto correto. É importante que você transmita sua ideia claramente. O conteúdo em si pode até ser complexo e exigir mais atenção para ser compreendido, mas jamais deve ser confuso em sua mensagem.
Esse tema foi abordado no artigo “Como escrever um artigo de opinião?”
Multimídia e acessibilidade
Outro fator que ganha cada vez mais espaço. A rotina do usuário está cada vez mais corrida e você precisa prender a atenção enquanto transmite a mensagem. Atente-se aos seguintes formatos:
- Imagens: os recursos visuais dão uma nova cara ao texto e em muitos casos auxiliam durante alguma explicação;
- Infográficos: esse tipo de material facilita o entendimento do leitor e segundo estudos, gera 12% a mais de tráfego;
- Vídeos: o consumo de videos no Brasil cresceu 165% nos últimos 5 anos. O Google disponibiliza dados estruturados para vídeos e um carrossel só para eles dentro da SERP;
- Player de áudio ou podcast: o conteúdo em áudio também apresentou um grande crescimento em 2019, principalmente devido ao apoio do Spotify e Deezer. Graças à essa expansão, os conteúdos em texto também estão se adaptando, por isso surgiram os players de áudio.
Conclusão
Antes de sair escrevendo textos enormes, entenda o comportamento do público, conheça o tema e veja como torná-lo dinâmico.
Se for possível criar um conteúdo interativo e bilateral, crie. Pense sempre na experiência do usuário e na qualidade do que é produzido, pois não são os robôs do Google que comprarão o seu produto ou serviço, mas sim outras pessoas.