Se você está iniciando no Marketing Digital é possível que já tenha se perguntado sobre o que é lead. Acredite, há um bom motivo para esse termo ser um dos mais utilizados por profissionais da área, e qualquer estratégia de Marketing, hoje, precisa levar em consideração a geração de leads.
E se você ainda não está convencido disso, talvez alguns dados ajudem a clarear sua mente. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Forrester divulgada no Brasil pela Hotmart, a criação de um relacionamento duradouro com leads pode aumentar em até 50% as vendas de uma empresa.
Mas, afinal, o que é lead e como construir uma estratégia focada em resultados para a empresa? Se você quer entender definitivamente o papel que o lead pode desempenhar em uma estratégia de Marketing Digital, nos acompanhe neste artigo!
O que é lead?
Em termos simples, podemos definir o lead como um cliente em potencial que concedeu seu contato para a empresa por meio de um formulário online. Ou seja, essa pessoa teve acesso aos conteúdos do blog de um negócio, se interessou pela solução da empresa e decidiu que quer receber mais informações e dicas por e-mail.
Não é muito difícil imaginar, então, o quanto um lead é valioso para o negócio, certo? A empresa que tem uma boa lista de leads em mãos tem, na verdade, um pote de ouro pronto para ser explorado!
Mas, claro, o trabalho está longe de acabar após a coleta dos leads. É fundamental que a empresa consiga educar esses clientes em potencial com conteúdo rico e e-mails com informações relevantes, guiando essas pessoas em todo o funil de vendas até o momento da venda.
E nada de abandonar o trabalho com o lead pela metade, okay? Mas não se preocupe! Ainda neste artigo, vamos indicar alguns passos importantes para garantir que você aproveitará todo o potencial de sua lista de leads!
Qual a diferença de lead para lead qualificado?
Agora, um ponto essencial que passa despercebido por muitas equipes de Marketing é quanto a diferença de um lead para um lead qualificado. Ainda que ambos signifiquem uma grande oportunidade de vendas para a empresa, a verdade é que vender para um lead qualificado pode ser ainda mais fácil.
Isso porque, diferente dos leads normais, os qualificados são aqueles que tem ainda mais predisposição para a compra. São pessoas que já sabem que possuem um problema para ser resolvido e estão em busca de uma solução que potencialmente pode ser oferecida pela empresa em que você trabalha.
Saber diferenciar um lead normal de um qualificado é um dos segredos para criar campanhas certeiras, oferecendo o conteúdo certo para o usuário que está quase pronto para a venda.
Como começar a gerar leads ainda hoje?
Não existe um único caminho para a geração de leads e esse com certeza é um assunto que rende muitos outros artigos. No entanto, uma coisa é fato: é impossível gerar leads sem trabalhar a sua presença na internet, seja por meio de um blog, redes sociais ou mídia paga.
Dentre as estratégias mais utilizadas, começar um blog é uma das mais eficientes. Montar uma estratégia efetiva de SEO, com uma lista forte de palavras-chave em potencial e conteúdo de qualidade, são alguns dos segredos para conquistar tráfego orgânico e atrair pessoas para a sua lista de leads..
A mídia paga, com anúncios no Google e redes sociais, também é uma ótima saída para começar a gerar leads quando você ainda não tem um tráfego orgânico constante no seu site. Nesse caso, não esqueça de fazer testes rotineiros com os anúncios, principalmente se quiser conquistar o melhor resultado a curto e médio prazo!
E, não se esqueça. O uso de uma dessas estratégias não exclui a outra e combiná-las pode trazer resultados muito mais rápidos!
Quais os passos para a nutrição de leads?
A nutrição de leads é todo o processo necessário para manter um relacionamento duradouro com as pessoas que estão na lista de leads da empresa. Para isso, é comum que o Marketing trace uma trajetória de e-mails com conteúdos informativos, que funcionam como uma maneira de informar mais o lead e guiá-lo para o processo de compra.
Isso não significa encher a lista de leads da empresa de spam e conteúdo promocional – longe disso. Na verdade, o processo de nutrição de leads vai pelo caminho contrário, compartilhando conteúdo que vai fazer o seu cliente em potencial confiar cada vez mais na empresa até que decida pela compra.
Mas, afinal, como dar os primeiros passos na nutrição de leads e garantir o aumento da lucratividade do negócio? Confira 3 dicas essenciais!
Saiba quem é a persona
A chave para o sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital está em conhecer bem a persona do seu negócio, e não poderia ser diferente para a nutrição de leads! Entender o seu cliente é o primeiro passo para saber exatamente o que precisa dizer para convencê-lo de que a solução de sua empresa é a melhor.
No entanto, cuidado: é bem possível que a lista de leads da sua empresa tenha um público bem variado, em etapas diferentes do funil de vendas. Por isso, é fundamental investir seus esforços na segmentação dessa lista.
Escolha o objetivo da campanha
Um passo fundamental é, antes de mais nada, você saber o objetivo que quer alcançar ao fazer uma campanha. Acredite, existem muitos objetivos possíveis, desde campanhas para qualificar um segmento de leads, até aquelas que servem para reativar o contato com leads que foram deixados de lado.
Defina os conteúdos para cada etapa do funil
Além disso, é crucial que você entenda que o objetivo da nutrição de leads é firmar um relacionamento com os leads e guiá-los pelo funil de vendas. Por isso mesmo, um dos passos da sua estratégia vai ser definir os conteúdos que funcionarão para cada uma das etapas de funil.
Nesse processo, você pode aproveitar conteúdos que já foram publicados no blog ou nas redes sociais, por exemplo, ou até mesmo materiais ricos já existentes. O objetivo é usar o melhor de tudo que já foi publicado, e, caso seja necessário, produzir novos conteúdos visando guiar esses leads por todo o funil.
Claro, esses são alguns dos princípios básicos para gerar e nutrir leads, e existem muitos outros pontos que podem fortalecer sua estratégia e torná-la ainda mais eficiente.
Agora, você sabe exatamente o que é lead e como usar o melhor dessa estratégia em seu negócio, certo? Se você quiser descobrir muito mais sobre nutrição de leads e vendas, aproveite para acompanhar o nosso blog e ter acesso a muito mais conteúdo!