Esse artigo foi dividido em duas partes: a primeira parte tratou sobre atualizações Boston, Cassandra e Dominic, lançadas no primeiro semestre de 2003.
Confira a segunda parte dos updates daquele ano e saiba porque muitas estratégias aplicadas hoje já estão defasadas.
Esmeralda — Junho de 2003
A última das atualizações mensais do Google. Depois disso, os processos de atualização se tornaram mais frequentes e apenas os maiores foram documentados. Essa atualização não foi confirmada pelo Google, mas foi quando decidiram aumentar a frequência.
Fritz — Julho de 2003
O Fritz foi foi responsável pelo início das atualizações de índice diárias, tornando o buscador ainda mais atualizado. Essas atualizações diárias receberam o nome de everflux. Elas eram menores e poucas pessoas notavam.
Essas atualizações de índice são ainda mais frequentes de hoje. Localização, histórico de navegação, preferências, atualizações climáticas, notícias. Tudo isso afeta a SERP nos dias de hoje. Até mesmo os testes A/B executados pelo Google.
Florida — Novembro de 2003
Aqui que as coisas ficaram realmente sérias. Essa atualização foi equivalente ao bug do milênio para o mundo do SEO, com a diferença que não se tratou de um erro. O Florida Update foi gigante e catastrófico. Inúmeros empresários enviaram reclamações e questionamentos à empresa de Mountain View.
As mudanças foram tão grandes que os SEOs (tratados como Webmasters à época) prejudicados relataram que o “novo” Google era pior que o anterior. Essa discussão pode ser lida no Search Engine Watch.
No mesmo artigo ainda tivemos uma pergunta muito interessante:
O Google possui um “dicionário” de “termos comerciais” para decidir quando filtrar alguns sites?
“Por exemplo, no início desta semana, a lista de hits do Scroogle mostrou que os 99 melhores de 100 resultados em uma pesquisa de idéias de presentes de Natal no Google eram diferentes no novo algoritmo em comparação com o antigo. O mesmo se aplica a termos como pílula dietética e jogos de pôquer, que podem ser considerados de natureza altamente comercial.
É daí que surge a ideia de haver “termos comerciais”. Sites que pretendem classificar bem para esses termos podem estar esperando ganhar dinheiro. Alguns acreditam que o Google decidiu filtrar alguns desses sites – particularmente aqueles que mostram a intenção de otimizar suas páginas para o Google e que não são grandes entidades comerciais – e forçá-los a comprar anúncios.”
A teoria não poderia estar mais correta. Essa intenção do Google foi reforçada na atualização de Agosto de 2018.
Por que é importante saber sobre atualizações anteriores?
O primeiro motivo é simples: entender como o Google evoluiu. O segundo, mas não menos importante, é saber que táticas abusivas não funcionam há mais de 16 anos. Por último, é sempre bom ver que atualizações de 2003, como a Florida, foram complementadas em 2018 com o Medic Update.