Em 11 de dezembro de 2000, o Google anunciou sua própria barra de ferramentas, conhecida como Google Toolbar, para o Internet Explorer e outros navegadores. Sua principal função era agilizar a forma como os usuários buscavam informações, dispensando a visita no site do buscador.
A ferramenta realmente era muito útil e trouxe um novo ar de agilidade e confiança aos usuários. Entretanto, essa não foi a função mais notada pelos profissionais de SEO.
O Google Toolbar possuía uma série de recursos, entre eles:
- Mecanismo de busca presente em qualquer site;
- Destaque dos termos de pesquisa;
- Acesso às versões em cache das páginas indexadas pelo Google;
- Busca em mais de 1,3 bilhão de páginas indexadas;
- Pesquisas web relacionadas;
- Definição de importância de página entre todas as navegadas, com a nova tecnologia PageRank do Google. Sim, o bom e velho PageRank. Foi aí que tivemos um divisor de águas.
PageRank
Com o lançamento do PageRank, primeiro algoritmo do Google, milhares de pessoas começaram a dar atenção para o SEO. O algoritmo funcionava de maneira simples, ele media a importância de uma página com base na quantidade e qualidade de links internos e externos apontando para ela.
Resumindo: os links funcionavam (e funcionam) como uma votação, aquele com mais votos, ganha. Porém, o apoio de alguém influente é mais valioso do que o apoio de só mais um na multidão.
Quanto maior a bola, maior é o PageRank. A bola vermelha superior é tão grande quanto a azul, mesmo possuindo apenas um voto. Isso ocorre porque a bola amarela possui um PR alto. Leia mais a respeito na Wikipédia, o artigo está bem completo.
Quando finalmente entenderam esse funcionamento, muitos entraram na onda e começaram a praticar o que chamamos hoje de Black Hat. À medida que burlavam, os engenheiros do Google foram atualizando e tornando o algoritmo mais complexo.
Hoje temos inteligência artificial, busca contextual e muitos outros recursos. Há 11 anos o Google já afirmava possuir mais de 200 fatores de rankeamento e em 2018, o buscador anunciou que realizou 3.234 atualizações de algoritmo, o equivalente a quase 9 atualizações por dia.
Mesmo com tantas mudanças e critérios, o funcionamento do Google é quase o mesmo e suas recomendações também, acompanhe o blog para entender melhor como fazer o seu site ser encontrado.