Como a Experiência do Usuário (UX) pode auxiliar nas vendas

UX User Experience

Dentro de uma empresa existem diversos nichos que podem nos ajudar a alcançar nossos objetivos com a busca de um determinado produto ou serviço. Quando acessamos uma plataforma com um layout intuitivo e bem sinalizado, temos agilidade na busca do que queremos, mas às vezes só conseguimos perceber a importância de um bom trabalho no site quando há lentidão ou falha.

Confira neste artigo algumas características necessárias para que um website funcione de maneira eficaz e dicas para profissionais de UX iniciantes.

O que é User Experience?

UX ou User Experience nada mais é que a experiência do usuário em uma plataforma ou em algum serviço físico. De uma maneira mais detalhada, é toda a trajetória do cliente no site, desde o momento que ele descobre a marca, navega no site ou app, procura o produto, encontra e realiza a compra.

O profissional de User Experience tem como foco a satisfação e prazer de usuários ao utilizar um produto, serviço ou plataforma, ou seja, é uma pessoa que precisa testar e medir diversas ideias.

Quando as emoções, dores e satisfações são exploradas corretamente e de maneira positiva, o cliente tende a se fidelizar e assim, indica para outros a marca e produtos daquela empresa.

Qual a importância de UX?

O maior objetivo da disciplina de UX é oferecer uma navegação fluida e útil ao usuário, para assim fidelizar seus clientes. Por isso, essa é uma função essencial e de extrema importância e, quando bem feita, alavanca as vendas de uma empresa.

Um bom exemplo são e-commerces como o Mercado Livre, por exemplo, a plataforma possui uma tela inicial com as principais promoções e produtos de interesse com base na navegação do usuário, conta ainda com uma busca eficiente, recomendação de produtos, comentários e perguntas. Tudo que o cliente precisa está a um clique (literalmente).

Mercado Livre UX

A análise de dados nesse trabalho é essencial para que se possa observar o crescimento ou queda do trabalho feito. Segundo o artigo Análise de Dados da UX Research, a falta de análise constata que 60% dos usuários abandonam um aplicativo na página de finalização de compra, por exemplo.

Esses dados mostram que o checkout precisa de mais atenção. Um bom estudo para isso seria a facilitação do login com redução de formulários, opção para salvar dados de pagamento ou até mesmo uma forma de manter o cliente dentro de um funil sem muitas distrações. Por isso é importante que se observe esses detalhes.

Como aplicar a UX?

Em muitos casos UX Designer trabalha em conjunto com o UI Designer, também conhecido como design de interface. Enquanto o UX lida diretamente com foco nas emoções durante a trajetória do cliente no site, o UI tem uma função mais prática, explorando um visual mais atrativo, intuitivo e rápido, desde menus, cores e símbolos escolhidos a fim de não causar nenhum tipo de dúvida aos clientes.

Para aplicação de UX, é necessário uma equipe que possa alinhar os interesses dessas duas áreas, assim como outros designers.

Assim como o UI, hoje em dia, o SEO tem uma função também complementar ao UX. A principal diferença é que o SEO foca em otimizações que visem a melhoria no posicionamento em mecanismos de busca. Vale ressaltar que a maioria das boas práticas de UX também são benéficas para os buscadores, por isso as disciplinas são complementares.

Além dos profissionais citados, também é interessante alinhar informações com especialistas de CRO, desenvolvedores e etc.

Após o conhecimento de todos os envolvidos, chega hora de iniciar o estudo para posterior aplicação ou redesign da navegação. O primeiro passo é mapear os tipos de navegação que os usuários possuem, isso pode ser feito com uma ferramenta de análise, como o Google Analytics. Depois, é preciso testar o fluxo dessas navegações e levantar possíveis problemas. O terceiro passo foca na documentação de tudo que foi levantado. No quarto passo é interessante envolver as áreas de programação e demais membros do marketing para priorizar os ajustes. No quinto passo basta acompanhar a programação/ajustes e o sexto e último passo é a mensuração.

Quem pode ser designer de UX?

São diversas áreas que podem trabalhar nessa função, como designers, jornalistas, biblioteconomistas, dentre outros.

Porém, existe uma característica fundamental quando falamos do UX Designer: é necessário saber trabalhar em equipe, ter senso de empatia, ser observador, diplomático e ter interesse em análise e testes.

Conclusão

O profissional de UX Designer é essencial na equipe de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pois ele olhará com maior importância o que afeta o cliente dentro de uma jornada do usuário na empresa, isso pode auxiliar no aumento das vendas e fidelização.

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