Hoje, muitas empresas percebem a importância de experiências digitais para criar relações mais significativas com os clientes e também como gerar valor por meio da criatividade, empatia e inovação, para isso elas contam com a contribuição do time de design e de um membro (ou equipe) muito importante: o DesignOps
As organizações que não investem na área da maneira correta tendem a não aproveitar plenamente seus investimentos, não por causa da estratégia ou dos designers específicos contratados, mas porque a equipe não foi organizada para ter sucesso.
Já no lado dos profissionais, fica claro que muitas vezes a carga de trabalho é exagerada, mesmo em Home Office, só que isso também é uma consequência da falta de gestão.
Por isso, neste artigo, você vai saber o que é o DesignOps, as principais funções desses profissionais e qual o papel deles no mercado de trabalho.
O que é DesignOps?
O DesignOps é uma profissão que já existe há muito tempo no mercado, mas ganhou evidência nos últimos anos, segundo dados do Design In Tech Report, publicado pelo Dr. John Maeda em 2017, as empresas aumentaram em 65% o número de funcionários em design.
DesignOps é um termo em inglês que significa Design de Operações, é um departamento ou um profissional, dentro de uma empresa, que gerencia e organiza o trabalho da equipe de design, fazendo com que possam se concentrar e ter o foco somente em sua principal função, a fim de gerar resultados positivos para a empresa.
Essa necessidade se deu por conta de que nem sempre o designer ocupa apenas o trabalho dele, muitas vezes, dependendo do tamanho da estrutura da equipe, ele acaba exercendo funções ligadas a orçamento e outros setores. Com isso, esses novos profissionais surgem para, justamente, reorganizar essa maneira de trabalho.
Os três grandes focos do DesignOps são: negócios, pessoas e processos.
Funções do profissional de DesignOps
Depois de definir seu conceito, é importante que possamos falar sobre as funções principais desses profissionais tão importantes, atualmente. Organizam o trabalho do designer como um todo:
- Proporcionam equipamentos adequados para que haja maior produtividade no fluxo de trabalho;
- Realizam recrutamento para entrada e necessidade de novos profissionais
- Organizam a equipe e demandas;
- Realizam e gerenciam o orçamento e verbas para os projetos.
Eles podem ser úteis não só em empresas, mas também em projetos específicos, como lançamentos de produtos.
DesignOps precisa ser Designer?
O profissional de DesignOps não precisa necessariamente ter a formação de design gráfico ou ser um designer, ele pode trabalhar em gerenciamento de projetos, de operações e produtos, mas é preciso entender muito bem como funciona o trabalho do designer nos mínimos detalhes, pois só assim é possível mensurar o esforço e complexidade de algumas tarefas.
Leia também: Jornalismo: conheça a doença que assombra essa graduação
Quando contratar um profissional de DesignOps?
Nem todas as instituições e empresas precisam desse profissional, mas existem alguns pontos que dão sinais claros que é necessário a presença deles. Alguns deles são: quando há uma sobrecarga do trabalho dos designers e eles estão atrasando as entregas de seus projetos, dificuldade de manter uma padronização e também quando a comunicação está desalinhada.
Por isso, é uma decisão individual de cada organização, mas no geral, a tendência é que haja uma grande melhoria no funcionamento diário da empresa quando se contrata esse tipo de profissional.
Conclusão
Diante do cenário de uma vida corrida e movimentada, que exige produtividade quase que o tempo todo, a tendência é que o DesignOps cresça e atraia cada vez mais empresas.
Vale ressaltar que as capacitações técnicas são importantes, mas o relacionamento interpessoal é fundamental para um profissional do tipo.
E aí, depois do que você leu, contrataria um profissional de DesignOps? Compartilhe este artigo com a sua opinião!