A página de resultados do Google deixou de ter apenas 10 resultados azuis há muito tempo. Atualmente existem vídeos, imagens, tutoriais e algumas respostas diretamente na SERP, mas o que muitas pessoas não sabem é que para conseguir se destacar e aparecer em alguns desses destaques, é necessário utilizar dados estruturados.
Que tal entender um pouco sobre esse assunto? Confira o texto abaixo!
O que são dados estruturados
Dados do tipo estruturados são aqueles que seguem um padrão pré-definido e que respeitam o formato de preenchimento exigido dentro de cada campo ou possibilidade, ou seja, um campo numérico não aceita informação de texto.
O conceito de dados estruturados é muito conhecido dentro da área de tecnologia, principalmente em Big Data. Eles são muito úteis para a tomada de decisões da empresa, pois dão visibilidade aos números e situação da companhia, portanto é um tipo de organização que exige um bom planejamento para a padronização.
Em SEO, os dados estruturados são utilizados pelos buscadores para compreender melhor o conteúdo de uma página.
Porque usar dados estruturados
Entre os principais motivos para utilizar dados estruturados em um site estão a melhora na classificação da página, aumento de CTR, velocidade de indexação e chance de ser a melhor resposta em pesquisas por voz.
Essas informações foram compartilhadas no Search Engine Journal, o artigo também traz números interessantes. O autor, Winston Burton, comenta que aplicaram dados estruturados em um cliente e o resultado foi o seguinte:
- Crescimento de 400% no tráfego orgânico de resultados avançados.
- Crescimento de 160% em impressões e de 150% em cliques para a página de FAQ.
- Crescimento de 41% em impressões e de 28% em cliques para Revista.
Abaixo veremos alguns exemplos de resultados que utilizam dados estruturados.
Tipos de marcação de dados estruturados
O Schema.org é um vocabulário colaborativo criado pelo Google, Microsoft, Yahoo e Yandex, que funciona por meio de uma comunidade aberta e define quais serão os formatos aceitos pelos sites e buscadores. Atualmente existem 3 formas de declarar dados estruturados: RDFa, Microdata e JSON-LD.
RDFa
O RDFa é um conjunto de extensões proposto pela W3C que adiciona atributos aos elementos do XHTML para exibir resultados mais ricos. Atualmente esse modelo não é muito recomendado.
Exemplo de código:
<html lang=”en”>
<head>
<title>Example Document</title>
</head>
<body vocab=”http://schema.org/”>
<p typeof=”Blog”>
Welcome to my <a property=”url” href=”http://example.org/”>blog</a>.
</p>
</body>
</html>
Microdados
Assim como o RDFa, esse formato é utilizado dentro do corpo da página HTML, no entanto é bem mais simples de se utilizar. O ponto negativo dos microdados quando comparado ao JSON-LD é que o código HTML fica “poluído” com os atributos e com isso os dados podem ser “quebrados” mais facilmente, bastando apenas que alguém apague uma das tags.
Apesar de o Google não recomendar esse formato, a Search Pilot fez um estudo comparando microdados com JSON-LD e não notaram impactos na troca.
Exemplo de código:
<div itemscope itemtype=”https://schema.org/SoftwareApplication”>
<span itemprop=”name”>Angry Birds</span> – REQUIRES
<span itemprop=”operatingSystem”>ANDROID</span><br />
<link
itemprop=”applicationCategory”
href=”https://schema.org/GameApplication” />
<div
itemprop=”aggregateRating”
itemscope
itemtype=”https://schema.org/AggregateRating”>
RATING:
<span itemprop=”ratingValue”>4.6</span> (
<span itemprop=”ratingCount”>8864</span> ratings )
</div>
<div itemprop=”offers” itemscope itemtype=”https://schema.org/Offer”>
Price: $<span itemprop=”price”>1.00</span>
<meta itemprop=”priceCurrency” content=”USD” />
</div>
</div>
JSON-LD
O formato recomendado pelo Google é um script com o tipo de entidade, perguntas, etapas e etc. Sua implementação também é simples, basta ter acesso ao código-fonte ou uma ferramenta que insira o script dentro de uma página individual.
Exemplo de código:
<script type=”application/ld+json”>
{
“@context”: “https://schema.org”,
“@type”: “FAQPage”,
“mainEntity”: {
“@type”: “Question”,
“name”: “Como funciona o FAQ”,
“acceptedAnswer”: {
“@type”: “Answer”,
“text”: “Esse script pode ser inserido no rodapé do site e será tratado como as demais opções.”
}
}
}
</script>
Onde utilizar dados estruturados
O Schema.org atualmente possui cerca de 800 tipos de marcações, mas nem todas trazem benefícios para SEO, por isso é importante focar naquelas que já são reconhecidas pelo Google, podemos destacar as seguintes marcações:
- Organization: dados estruturados para definição da empresa, logo, redes sociais e etc.
- Local Business: apesar do nome parecer ser a mesma coisa que o item anterior, a marcação de Local Business serve para indicar telefones de contato, endereço e até mesmo coordenadas.
- Website: responsável pela criação de caixa de pesquisa dentro da SERP.
- Product: o nome é autoexplicativo, é uma marcação para informar aos buscadores o nome, preço, disponibilidade e imagem do produto.
- Breadcrumb: o caminho que o usuário percorre até chegar na página também deve ser indicado nos dados estruturados.
- Article: serve tanto para blog posts como notícias, deve conter o nome do artigo, autor, data de publicação e outros detalhes.
- Event: essa marcação simples é utilizada para indicar o nome, data, descrição e valor de ingresso de eventos.
- FAQ: os dados de perguntas frequentes não ficam restritos a páginas de perguntas, eles também podem ser aplicados em artigos ou até mesmo categorias de produtos.How-to: a melhor forma de demonstrar o início de um passo-a-passo no Google e conquistar alguns cliques, basta incluir as etapas no script.
- Recipe: um dos formatos mais utilizados é o de receitas, principalmente porque o apelo visual gerado pela marcação juntamente com o tempo necessário para cozinhar aumentam muito o CTR.
- Job Posting: as vagas de emprego também podem ser destacadas com a marcação correta, inclusive isso também garante que elas apareçam no Google Careers.
- Video: a marcação de tipo vídeo é muito útil para aparecer na aba de vídeos do buscador. Importante: apesar de vídeos do Youtube não serem reconhecidos pela ferramenta de teste de dados estruturados, o Search Console reconhece esse tipo de conteúdo.
Exemplos de dados estruturados
Como mencionado acima, as receitas possuem um ótimo apelo visual:
Já os dados de FAQ trazem uma caixa que se expandem conforme o usuário clica:
Como inserir dados estruturados
Existem diversas formas de inserir dados estruturados dentro de uma página, a mais tradicional é inserir o script no corpo do código HTML do site, mas esse trabalho se torna inviável em sites com muitas páginas.
Se o seu site utiliza algum CMS, como o WordPress ou Magento, é interessante buscar um plugin para gerar esses dados automaticamente, dessa forma você evita trabalho manual e consegue ganhar escalabilidade.
Principais ferramentas para gerar dados estruturados:
Plugins e extensões
- Yoast para WordPress
- Rank Math para WordPress
- All in One SEO para WordPress
- Google Rich Snippets para Magento
- Magento 2 Rich Snippets Extension
Após implementar os dados estruturados com apoio de um desenvolvedor, faça a validação utilizando a ferramenta de teste de resultados avançados.
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