A Shopee chegou ao Brasil fazendo muito barulho. A empresa investiu pesado em propagandas televisivas, frete grátis, anúncios em redes sociais, Google e agora já está conquistando um espaço no coração dos brasileiros, principalmente os mais jovens.
Quer saber se é confiável e se vale a pena vender na Shopee? Confira esse artigo!
O que é a Shopee e como funciona
Um movimento que vem surgindo nos últimos anos é o da venda de soluções em vez de produtos. Amazon, Mercado Livre, Submarino, Magazine Luiza e muitos outros gigantes do e-commerce não vendem simplesmente produtos. Boa parte da renda deles (em alguns casos toda a renda) vêm da venda de produtos de terceiros, modalidade conhecida como marketplace.
Nessa modalidade, a empresa fornece um espaço no site, módulo de pagamento, logística e muitas outras soluções para que vendedores ofereçam produtos por meio de seu catálogo.
A vantagem para o vendedor é que ele tem acesso à essas soluções e também recebe mais visibilidade e confiança por parte do comprador, primeiramente porque a empresa que oferece o espaço normalmente investe muito em publicidade, outro ponto importante é que é muito fácil convencer um cliente a comprar no site da Amazon do que em um site desconhecido.
Em contrapartida, a empresa que oferece esse serviço recebe uma comissão por venda, expande seu catálogo e diminui a concorrência online. Se todos os concorrentes abandonassem seus sites e migrassem para o Mercado Livre, a empresa deixaria de pagar para disputar por espaços no Google e começaria a ganhar por espaços no próprio site.
Pois bem, a Shopee é mais um marketplace que chegou no mercado.
A empresa pertencente ao Sea Group foi fundada em 2015 em Singapura, expandiu seus negócios por boa parte da Ásia, evitando lugares já dominados pelo grupo do Aliexpress e desembarcou no Brasil em 2019, mas foi em 2020 que ganhou destaque devido a pandemia e isolamento social.
A Shopee é confiável?
Apesar da nota “regular” no Reclame Aqui, a empresa oferece os principais meios para proteção dos consumidores e também dos vendedores. Existem avaliações dos vendedores, consumidores e produtos, política de trocas e reembolso, créditos e diferentes formas de pagamento.
Em outras palavras, parece simples vender na Shopee, mas a empresa possui critérios sólidos para manter apenas bons vendedores em seu catálogo.
Caso você efetue a compra em um vendedor problemático, é possível solicitar o reembolso em apenas 8 passos:
Vale a pena vender na Shopee?
Não é só de usuários que se constrói um e-commerce, por isso a Shopee também investe pesado em recursos para vendedores, além disso a empresa também busca destacar e dar visibilidade para todos os anunciantes. Entre os recursos estão:
- Relatório de visitas, taxas de conversão e pedidos;
- Módulo de logística;
- Acompanhamento de pedidos;
- Gerenciador de produtos;
- Central de marketing;
- Módulo financeiro;
- Assistente de chat e automação;
- Perfil para loja e muitos outros.
Claro que nada disso ajuda se o vendedor não receber a instrução correta, até porque são muitas telas, por isso a Shopee também disponibiliza um Centro de Educação com as principais orientações da plataforma e boas práticas para realizar uma venda online.
Eu consegui realizar uma venda em menos de 24h apenas seguindo os passos básicos, como título do produto, foto, preço adequado para venda e dimensões do produto.
Entretanto, é importante ressaltar que ao vender na Shopee, você terá que desembolsar uma taxa de 12% de comissão durante a venda, por isso é importante colocar tudo na ponta do lápis antes de sair anunciando com o preço regular.
Se tiver alguma dúvida, faça o download da planilha abaixo e comece a vender pela internet!