Novidades do Google em Janeiro de 2021

Melhorias Google Search Console Novidades

Infelizmente (ou felizmente para alguns), o mês de janeiro não trouxe muitas novidades. O Google focou principalmente em melhorar algumas ferramentas do Search Console a fim de facilitar a interpretação de analistas e especialistas. Confira as principais novidades!

Melhoria nos dados de Cobertura

Quem utiliza o Google Search Console, a ferramenta oficial do Google para SEO, já vem acompanhando as diversas melhorias feitas nos últimos anos. A ferramenta teve um redesign em 2018 e muitas funcionalidades foram implementadas nos anos seguintes, como o relatório de estatísticas de rastreamento.

A atualização de janeiro especifica melhor o erro “anomalia no rastreamento” presente na seção de erros de rastreamento. Agora todos os erros do tipo trazem uma informação mais detalhada.

Em caso de erro soft 404, o relatório será mais detalhado. Esse erro ocorre quando a página não existe, mas retorna o código de resposta HTTP 200. O correto seria o código 404.

As páginas enviadas por sitemap.xml ou pela ferramenta de inspeção que estão bloqueadas no robots.txt aparecerão como “indexadas, mas bloqueadas”. Esse caso só ocorrerá se a indexação não estiver bloqueada pela tag.
A terceira e última melhoria se aplica a páginas enviadas que não possuem conteúdo. Agora será possível identificá-las por meio de um aviso no painel.

Mudanças no relatório de desempenho do Google Notícias

A polêmica do novo projeto de lei australiano vêm forçando o Google a mudar o funcionamento da aba de notícias. Recentemente tivemos a parceria entre o Google e os principais jornais do Brasil por meio do News Showcase.

Agora a empresa disponibilizou um novo relatório de desempenho dentro do Search Console para quem possui páginas destacadas na aba de notícias. Agora será possível acompanhar o desempenho do site na busca, no Discover e também no News.

Relatório Google News

Para aparecer na aba de notícias, é importante ressaltar que o conteúdo produzido deve ser recente, único e de qualidade. Além disso, também é importante que seu site possua um sitemap específico para notícias. O Kinsta possui um artigo auxiliando a obter esse tipo de resultado.