Produzir conteúdos e acompanhar a quantidade de cliques e tempo na página é o básico de qualquer profissional de marketing, o passo seguinte é entender se o conteúdo é efetivo e se atende à necessidade do usuário.
Existem diversas métricas para isso, como a taxa de conversão, rejeição e interação. Neste artigo serão abordadas as duas últimas, confira!
O que é a taxa de rejeição e como funciona
A taxa de rejeição mensura quantos usuários saíram do site sem interagir com o conteúdo, ou seja, sem acessar outras páginas e conteúdos. Em termos técnicos, toda sessão de visualização de página única (com apenas uma solicitação ao servidor) é considerada uma rejeição pelo Google Analytics.
Na prática, o cálculo da taxa de rejeição é feito dividindo o número de sessões de página única pelo total de sessões.
Vale destacar que a rejeição é diferente da taxa de saída, já que esta considera quantas pessoas saíram após acessar determinada página.
Exemplo:
Uma pessoa acessa a página “Celulares”, depois vai até “iPhone” e abandona a página logo em seguida. A taxa de saída da página “iPhone” é de 100%, mas a taxa de rejeição do site é de 0%, a pessoa interagiu com a página.
Por que acompanhar a taxa de rejeição
O acompanhamento da taxa de rejeição é importante para avaliar a eficiência do site em alcançar seus objetivos, como downloads, orçamentos, assinaturas de newsletters ou vendas.
Uma taxa de rejeição alta pode significar desperdício de dinheiro em anúncios do Google Ads e baixo índice de qualidade dos anúncios, além de baixa qualidade de conteúdo ou até mesmo segmentação ruim. Acompanhar a taxa de rejeição também pode fornecer insights sobre o público e até mesmo ajudar em testes A/B, o que é útil para otimizar ações de marketing e aumentar a conversão.
Formas de acompanhar a taxa de rejeição
A taxa de rejeição pode ser acompanhada em diversos relatórios do Google Analytics, e em cada um deles é possível realizar análises totalmente diferentes para a tomada de decisão.
Por aquisição
Verificar a rejeição por aquisição é importante para entender quais canais são mais efetivos e onde focar energia para melhorar a experiência do visitante.
Digamos que você possui investimentos no Google Ads e Facebook Ads, um deles está com a taxa de rejeição de 75% e o outro com apenas 30%. Neste caso, é importante verificar o que está com a maior taxa e entender se a comunicação está de acordo com o conteúdo da página e se certificar de que a segmentação está correta.
Para acessar este relatório no GA Universal, vá até Aquisição > Todo o tráfego > Canais.
Por palavras-chave
Conhecer e acompanhar as palavras-chave do site são tarefas importantes, mas o acompanhamento da taxa de rejeição ajuda a encontrar oportunidades de melhoria e até mesmo de criação de novos conteúdos.
Para acessar este relatório no GA Universal, vá até Aquisição > Campanhas e depois escolha palavras-chave pagas ou orgânicas.
Por páginas mais acessadas
Nem sempre as páginas mais populares possuem as melhores taxas, principalmente quando se tratam de conteúdos de consumo rápido, como uma pergunta frequente e conteúdos informativos.
Analisar as páginas com alto volume de acessos e alta rejeição pode fornecer insights de CTAs e formato de conteúdo.
Para acessar este relatório no GA Universal, vá até Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas.
Qual a médias das taxas de rejeição
A rejeição é uma taxa que varia muito de acordo com o formato de conteúdo, design de página e até mesmo em qual etapa do funil de compra o visitante está. Ela pode ser alta em conteúdos informativos, como mencionado anteriormente, e baixa nas páginas de produtos, ou até mesmo o movimento inverso.
E-commerces
De acordo com o benchmark da CXL, a taxa de rejeição de e-commerces pode variar entre 20 e 45%. Essa variação pode acontecer de acordo com o preço, falta de produtos relacionados, upsell e cross-sell.
Blogs
Já em blogs, o mesmo estudo aponta uma taxa de rejeição de até 90%. O número pode assustar, mas é bem comum, já que se tratam de conteúdos informativos. Portanto, o usuário acessa, encontra a informação e muitas vezes sai sem interagir com nada.
Cabe ao proprietário do blog encontrar formas de engajar ou reter o usuário (de boa forma, claro).
Landing pages
Assim como blogs, as landing pages podem alcançar taxas muito altas, chegando até mesmo aos 90%.
Entre os principais motivos para alta estão a falta de opções de algo para fazer (já que a intenção da página muitas vezes é apenas a conversão) e também a má segmentação de algumas ações de mídia.
Como reduzir a taxa de rejeição
Assim como os Core Web Vitals, a taxa de rejeição é apenas uma métrica que ajuda a entender melhor a experiência do usuário na página, melhorar a taxa com truques acaba transformando uma informação importante em métrica de vaidade, por isso as recomendações abaixo são focadas no VISITANTE:
- Melhore a usabilidade do seu site: assegure-se de que página possui um carregamento rápido, que seja fácil navegar e encontrar informações;
- Crie Calls to Action (CTAs) claros e eficazes: coloque links para conteúdos/produtos similares e interessantes para incentivar os visitantes a fazer o que você deseja que eles façam;
- Ofereça conteúdo de valor: crie conteúdos relevantes e que agreguem algo para seu público-alvo;
- Acompanhe e otimize regularmente: continue acompanhando sua taxa de rejeição e otimizando regularmente para garantir que seu site esteja sempre funcionando da melhor maneira possível, se possível, faça testes A/B;
- Analise a taxa dos novos visitantes: é importante analisar a rejeição dos novos visitantes para entender o que está funcionando e o que não está para esse grupo, já que visitantes antigos tendem a confiar mais na marca e interagir em mais conteúdos;
- Construa relacionamento com seu público: ofereça maneiras para que seu público possa se conectar com seu blog, como assinatura de newsletters, contato com redes sociais, etc.
Qual a diferença entre a taxa de rejeição e de interação
Por último, é importante entender que ambas são opostas. Enquanto a taxa de rejeição mede o percentual de sessões que não tiveram interação, a taxa de interação calcula o percentual de sessões que tiveram interação, parece meio óbvio, mas é importante não restar dúvidas da aplicação de cada uma delas.
Conclusão
É importante levar em consideração a taxa de rejeição para entender se o conteúdo do site está atendendo às expectativas dos usuários e se eles estão encontrando o que procuram. Além disso, existem diversas maneiras de reduzir a rejeição, como por exemplo, melhorando a usabilidade do site, tornando o conteúdo mais atrativo e oferecendo uma experiência mais personalizada aos usuários.
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