Com soluções para fazer com que seu produto ou serviço apareça na internet, o Google Ads é uma excelente ferramenta na estratégia de propaganda.
Hoje, além de possível exibir seu produto na página de resultados no Google, você também pode exibir anúncios em sites de terceiros. Para isso, vamos apresentar o que é e como fazer remarketing no Google Ads.
O que é remarketing?
Remarketing é uma técnica online de publicidade que exibe anúncios para clientes que já tiveram contato com a marca. Pessoas que já acessaram o site, preencheram o formulário ou que já compraram o produto fazem parte desse público.
O objetivo principal é aumentar a conversão do anúncio, já que nem sempre a primeira conversão gera uma venda.
Aliás, cerca de 97% das visitas em um e-commerce não resultam em conversões logo na primeira visualização.
Se a venda é mais complexa, a conversão depois de um orçamento e primeiro contato é menor ainda.
Por causa disso, o remarketing pode ser altamente eficiente para que o produto apareça para os clientes que não compraram no primeiro contato.
Com essa ação, é possível deixar a marca na mente do consumidor e futuramente se converter em vendas.
Para que a estratégia dê certo, devem ser considerados os estágios de venda. São quatro estágios:
- Consciência: a pessoa procura sobre o assunto, sem demonstrar o interesse de compra;
- Consideração: já tem conhecimento e está procurando o produto para fazer a compra;
- Compra: adquirir o produto de fato;
- Fidelização: nesse ponto entra a parte do pós-venda, em que o foco está em novas conversões no futuro.
O remarketing é baseado em cookies, uma série de arquivos que guardam dados do usuário. São eles que permitem o Google identificar e exibir os anúncios personalizados em sites e páginas de resultados.
Como fazer remarketing no Google Ads
Dentro do Google Ads, são usadas basicamente duas formas de remarketing: a rede de pesquisa e a rede de display.
Na rede de pesquisa, os anúncios são exibidos na primeira página de resultados com texto limitado.
Já na rede de display, os sites parceiros oferecem espaços dentro das páginas para divulgação dos anúncios, assim, os banners são direcionados para a lista de usuários criada para remarketing. São esses anúncios que você acha que te perseguem a cada site que visita.
A grande diferença entre a rede de pesquisa e a rede de display está no resultado final. Enquanto os banners aparecem nos sites parceiros sem uma busca específica, podendo exibir anúncios para quem já efetuou a compra, na pesquisa, o indivíduo ainda está procurando pelo produto – o que aumenta a chance de conversão.
Dentro das pesquisas, é possível usar outras estratégias, como otimizar o lance das palavras-chave ou diminuir o lance caso o produto tenha conversão mínima.
Além disso, é possível customizar o texto do anúncio e fidelizar o cliente.
O resultado final é ter audiência relevante, ter anúncios analisados constantemente e específicos para cada público sem exageros.
Agora que sabemos como fazer remarketing no Google Ads, atraia seus clientes com uma boa estratégia para converter em vendas.
Se você está interessado em anunciar em outros lugares, confira como anunciar no Youtube.
Até a próxima!