As redes sociais estão cada dia mais difundidas no nosso dia a dia, e nessa década se tornaram o principal meio de comunicação da atualidade. Substituindo o telefone, SMS e às vezes até mesmo a conversação. Apesar de serem tão populares, muitas pessoas não entendem bem o que define uma rede social e quais são suas diferenças. É o que vou explicar nesse artigo.
O que são redes sociais
Resumidamente: são ferramentas que visam a comunicação e interação com outras pessoas. Podendo ser aplicativos, sites, grupos.
A principal diferença entre um site considerado rede social e um fórum, por exemplo, é que o fórum é focado no tópico — ou resposta, já a rede social é focada no relacionamento.
O objetivo será sempre o mesmo: te conectar a pessoas novas e auxiliar a manter contato com quem já conhece.
Tipos de Redes Sociais
As pessoas possuem interesses diferentes e maneiras próprias de se comunicar. Existe uma rede social para cada público.
Os 5 tipos de redes sociais mais comuns são:
- Microblogging: ambiente em que opina ou informa, sem a necessidade de criar um blog, como o WordPress. Ideal para figuras públicas, formadores de opinião ou simplesmente para quem deseja ser ouvido. Twitter, Medium e Tumblr são bons exemplos.
- Entretenimento: ideal para conhecer pessoas com os mesmos passatempos. Podem ser focadas em filmes, séries de TV, música, games. Last.fm, Filmow e Alvanista se enquadram nesse modelo.
- Fotográficas: um dos modelos mais antigos e populares. Existem algumas focadas em fotógrafos profissionais, como o Flickr, e outras mais descompromissadas, como o Instagram e o Pinterest.
- Mensageiros: o modelo mais popular da atualidade. Surgiu há muito tempo com o ICQ e MSN, sendo utilizado em computadores e alguns celulares. Com a popularização do smartphone e aplicativos, esse modelo substituiu até mesmo o SMS. O mais popular por aqui, sem dúvida, é o WhatsApp. Existem outros também populares como o Messenger, WeChat, Telegram e Viber.
- Redes sociais completas: é aqui que o Facebook reina sozinho. É possível publicar textos, imagens e vídeos. Participar de grupos, seguir páginas e pessoas, adicionar amigos, assistir lives, jogar. São inúmeros recursos. Atualmente não existe nenhuma rede social que chegue ao menos perto do número de usuários e recursos que o Facebook possui. Já tivemos o Orkut, MySpace e o Google plus, todos perderam para a rede do Zuckerberg.
Redes sociais mais utilizadas
Um artigo publicado pelo Buffer, site da plataforma de gerenciamento de redes sociais, mostrou que não tivemos muitas alterações no TOP 5 nos últimos anos.
A lista de 2019 segue desta forma (usuários ativos mensais):
- Facebook — 2.23 bilhões
- Youtube — 1.9 bilhões
- Whatsapp — 1.5 bilhões
- Messenger — 1.3 bilhões
- WeChat — 1.06 bilhões
- Instagram — 1 bilhão
- QQ — 861 milhões
- Tumblr — 642 milhões
- QZone — 632 milhões
- Tik Tok — 500 milhões
4 delas são provenientes da China. Existem outras como Sina Weibo e Baidu Tieba que não estão entre as dez mais acessadas, mas que também já estão aparecendo em rankings.
Twitter e Snapchat seguem perdendo usuários, figurando a 12ª e 17ª posição, respectivamente.
Cenário no Brasil
Enquanto a China domina o mercado local, as principais redes sociais do Brasil são majoritariamente americanas, pelo menos é o que apontam os dados da We Are Social.
Segue lista das mais acessadas do Brasil:
- Youtube
- Messenger
- Skype
- Snapchat
Qual a relação com SEO?
Diferente de 10 anos atrás, o Google não se resume a palavras-chave. Hoje o buscador possui centenas (ou até milhares) de fatores de rankeamento, o social é um deles. Ter artigos publicados, curtidos e compartilhados nas redes sociais ajudam positivamente o seu site.
Mesmo desconsiderando o fator social, a presença nesses meios fortalece a marca, conecta com o público e até o momento ainda é um investimento de baixo custo.
Tornar sua marca popular facilita o rankeamento e a descoberta de seus produtos. Por exemplo: é muito mais fácil rankear para “barbeador marca x” do que simplesmente “barbeador”.
Quem deve gerenciar?
Para realizar esse trabalho de reforçar a marca (branding), é necessário o conhecimento da ferramenta e visão estratégica. Trabalhar as redes sociais não se trata apenas de publicar, mas de conhecer o público-alvo, objetivo da campanha etc.
Recomendo a busca por um profissional qualificado e certificado.